domingo, 16 de dezembro de 2007

Veja as primeiras fotos do novo Ford Ka

A Ford apresentou na tarde desta sexta-feira (14) o novo Ford Ka ao público brasileiro. A versão 1.0 custará R$ 25.190 e a versão 1.6 tem o preço de R$ 31.800. O presidente da Ford no Brasil, Marcos de Oliveira, apresentou o novo Ka como "um carro compacto, bonito e moderno, há muito tempo aguardado pelos consumidores". O novo motor 1.0 é flex com 73 cv de potência. O porta-malas tem capacidade para 263 litros e o carro foi projetado para cinco passageiros. A versão 1.6 tem Air Bag. Nenhum dos modelos possui freios ABS.

O Novo Ka chega ao mercado para concorrer com o Palio Fire, da Fiat, o Gol, da Volkswagen, e o Celta, da General Motors. O design foi remodelado para acabar com o jeito de "carro feio" do modelo anterior. Segundo a Ford, pesquisas apontam que 40% do público alvo do Ka são pessoas com menos de 35 anos. Pensando nisso, a empresa procurou adotar um perfil jovem ao veículo, com design mais esportivo e uma certa robustez na parte frontal do carro - e vai ainda fazer campanha de divulgação em universidades de todo o país

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Como usar o bem o 13º na compra de um carro novo


O 13º salário aquece o mercado e ofertas surgem por todo lado. Mas todo cuidado é pouco na hora de usar seu dinheiro extra para trocar de carro.

A chegada do 13º salário deixa um dinheiro extra nas contas bancárias de muitos brasileiros - e boa parte deles opta por usá-lo para trocar de carro. Exatamente por isso, a movimentação no mercado de carros, novos e usados, aumenta muito nessa época do ano, fazendo pipocar ofertas e promoções supostamente irrecusáveis. Mas nem tudo que reluz é ouro. É preciso ter atenção para não ficar com um mico na mão ou mesmo jogar dinheiro fora.
O mercado de carros zero-quilômetro apresenta três situações nesta época do ano: modelos 2007/2007, 2007/2008 e 2008/2008. De acordo com Vitor Meizikas Filho, diretor técnico de pesquisas da Molicar, empresa especializada na pesquisa de preços e tendências no mercado automotivo, os modelos 2007 apresentam características peculiares que pedem muita atenção.
No caso de modelos 2007/2007, os lojistas costumam oferecer descontos para limpar os estoques. Mas, antes de se animar com o desconto, o consumidor deve pesquisar se o veículo escolhido não passará por uma reestilização no próximo ano. Caso isso aconteça, sua depreciação será grande e muito provavelmente não compensará o desconto oferecido.
Há ainda modelos que acabaram de sofrer alguma mudança e que por isso são vendidos com descontos maiores. É o que ocorre, por exemplo, com o Fiat Siena, que pode ser encontrado em São Paulo por um preço 15% menor que o de tabela.
No entanto, segundo Meizikas, é melhor não se empolgar demais: "Você comprou barato, mas também irá vender barato mais à frente", explica. "O negócio só vale a pena se o desconto chegar perto de 20%, para compensar a depreciação que certamente acontecerá."

Como pagar - Até agora vimos como selecionar e escolher as melhores oportunidades que brotam no mercado nesta época do ano. Mas, mesmo que encontre um modelo que o agrade e que seja um bom negócio, não baixe a guarda. É hora de analisar as melhores opções para pagar pelo seu carro novo.
  • Não comprometer mais de 30% do rendimento líquido familiar. Se houver outra dívida - por exemplo, o parcelamento de um imóvel -, é preciso encaixar os dois financiamentos nesse teto.
  • O número de prestações deve ser o menor possível. Se o valor não atingir o teto de 30% do seu rendimento, é recomendável reduzir o número de parcelas. Assim, você pagará menos juros.
  • Financiar o menor valor possível. E nisso seu 13º salário, junto com o carro que você já possui, irá ajudar muito.
  • Lembrar-se de ter uma reserva - que pode ser separada do valor do 13º - para o pagamento das despesas extras que você terá com o carro novo, como documentação, diferença de IPVA e no valor do seguro
  • Pouca gente se dá conta, mas as taxas de juros são negociáveis. Diante disso - mais uma vez -, é indispensável pesquisar. Não só em várias lojas e bancos, em relação ao mesmo modelo, mas também verificar preços e vantagens de marcas e modelos diferentes, para não deixar passar alguma boa oportunidade. Deve-se também levar em consideração os valores do seguro, que podem variar de acordo com seu perfil e tornar um modelo mais atraente que o outro.

O MOTOR DO MERCADO


Nunca foi tão fácil comprar um carro a prazo. Veja como você pode fazer o melhor negócio.
A indústria automobilística brasileira tem batido recordes atrás de recordes. Nunca, nem nos momentos mais eufóricos da economia, vendeu-se tanto carro por aqui. Só para comparar, em 2004 foram vendidos 1,6 milhão de automóveis no Brasil. Para 2007, a projeção é de 2,35 milhões, o maior número da história. O crescimento da produção e das vendas é tão grande que vem obrigando fornecedores como siderúrgicas e empresas de autopeças a reduzir suas exportações para atender o apetite das montadoras por matérias-primas.
Milagre? Longe disso. O que vem ocorrendo é um fenômeno facilmente explicável, que pode ser resumido em apenas sete letras: crédito. Cerca de 71% das compras têm sido feitas por consumidores que não podem (ou não querem) desembolsar um grande valor de uma vez só e preferem comprar seus carros usando algum tipo de financiamento, percentual que era de 66% há pouco mais de um ano. Vale tudo. Pode ser crédito direto ao consumidor, conhecido como CDC, podem ser operações de leasing ou mesmo os tradicionais consórcios, que vêm perdendo espaço no mercado para os financiamentos diretos. A ordem dos bancos é emprestar dinheiro.