sexta-feira, 18 de abril de 2008

Combustíveis adulterados: evite os riscos deste descuido

Como o barato pode sair caro, a primeira recomendação é: não se deixe enganar por preços muito baixos. Os postos de gasolina, em sua maioria, trabalham com margens pequenas de lucro. Grande diferença de preços numa mesma região pode ser um sinal de que algo está errado com o combustível.Além do veículo perder desempenho e, conseqüentemente, consumir mais combustível, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda mais com uma oficina, uma vez que o combustível adulterado representa um risco para o bom funcionamento do carro.O advento dos carros flexíveis em combustível trouxe uma nova situação. Como os “flex” podem rodar com gasolina e álcool puros ou misturados, alguns postos misturam o combustível vegetal ao fóssil. O motor funcionará sem problemas, mas o prejuízo será no bolso do consumidor. Risco haverá para carros “inflexíveis”, que rodem apenas com gasolina.ConseqüênciasA primeira conseqüência de quando se abastece o veículo com combustível de má qualidade é sentida no desempenho do motor. O engenheiro mecânico e professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Celso Argachoy explica: “quando se adiciona álcool à gasolina, o consumo do carro aumenta, devido às características do álcool”. “A médio prazo”, continua Argachoy, “as conseqüências se agravam e prejudicam o desempenho e vida útil dos componentes do motor”. Como é feita a adulteraçãoA adulteração mais comum operada na gasolina é a adição de solventes, principalmente os de borracha, e o aumento do porcentual de álcool anidro maior que o permitido por lei (25%). Quando isso ocorre é mais fácil de identificar o problema com o combustível, pois o consumo do carro irá aumentar, devido às características do álcool. No caso do álcool, de acordo com o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), fraudadores utilizam duas formas: adicionam água ao álcool hidratado, ultrapassando o limite especificado. Antes a fraude era praticada utilizando-se álcool anidro (usado na mistura da gasolina) com adição de água, tornando-o álcool hidratado. Essa fraude tornou-se dificultada com a mistura de um corante alaranjado ao anidro. Basta ficar de olho: o álcool combustível deve ser incolor; caso esteja com cor laranja, é o “molhado”. Fuja dele – e denuncie o posto.Para adicionar álcool à gasolina, o processo é mais simples. Os fraudadores podem realizar esse processo no próprio posto. Já para adicionar solventes, a “especialização” está cada vez mais sofisticada – já se consegue balancear a densidade do solvente com a da gasolina tornando a identificação da fraude possível somente em laboratório. O álcool adulterado é mais fácil de identificar através do “termodensímetro” (aparelho que mede a densidade do álcool), já presente em todos os postos.Quanto ao GNV, o Sindicom não possui registro de qualquer tipo de fraude envolvendo esse produto. Segundo o consultor técnico da Texaco Rogério Mesquita, é praticamente impossível adulterar o gás natural: “o GNV é mais difícil de ser adulterado porque é canalizado desde a distribuidora até os postos. Não há estoque e não há produto para ser adicionado ao gás”, explica Mesquita. Para escapar dos piratasEspecialistas recomendam que, antes de mais nada, o motorista procure abastecer sempre no mesmo posto e exigir nota fiscal. É importante tomar esses cuidados, pois, caso haja dúvida sobre a qualidade da gasolina, o consumidor saberá onde voltar para fazer a reclamação. Outra recomendação é usar preferencialmente gasolina aditivada, que contém detergentes que limpam o motor e sempre ficar atento às recomendações da fábrica.O ex-piloto e proprietário de escola de pilotagem Roberto Manzini também recomenda abastecer sempre no mesmo posto e ainda verificar o consumo de combustível no trajeto que se percorre no dia-a-dia. “Se o veículo apresentar consumo diferente num trajeto que se percorre normalmente, é motivo para desconfiar do combustível”, afirma Manzini.De acordo com dados do Sindicom, o consumidor pode exigir que seja realizado o teste de qualidade do produto. Os postos de serviço são obrigados pela legislação (Resolução ANP 248 art.8º ) a realizar as análises dos combustíveis sempre que solicitado. Para isso, todos os postos devem possuir equipamentos para realização de teste de teor alcóolico na gasolina, a pedido do consumidor (bureta graduada e o recipiente graduado para testar a vazão da bomba). Se o posto se nega a fazer isso, o consumidor deve informar o ocorrido à Agência Nacional do Petróleo (ANP) 0800-900-267.Hoje, as maiores distribuidoras desenvolveram programas de controle de qualidade, colocando marcadores químicos e corantes nos combustíveis. Além disso, laboratórios móveis visitam periodicamente os postos e analisam os combustíveis para verificar sua qualidade e origem. Vale lembrar que qualquer distribuidora é obrigada pela ANP a fornecer um Boletim de Conformidade (para cada fornecimento) que atesta a qualidade do combustível entregue ao posto. Este documento deve ser apresentado pelo dono do posto quando exigido por um consumidor.Também possuem serviços de atendimento ao consumidor, via iInternet ou por telefone, que disponibilizam a relação de seus postos em qualquer cidade do país. A ANP mantém em seu site a relação preços praticados no país, bem como os postos não apresentam nota fiscal de compra.
Denúncias e Reclamações
Agência Nacional do Petróleo (ANP) www.anp.gov.br Tel: 0800-900267
Distribuidoras Esso www.esso.com.br Tel: 0800-117991
Ipiranga www.ipiranga.com.brTel: 0800-235805
Petrobrás (BR) www.br-petrobras.com.br Tel: 0800-789001
Shell www.shell.com.br Tel: 0800-781616
Texaco www.texaco.com.br Tel: 0800-212233

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ACORDEM, MENINOS

Pela primeira vez na história, a próxima geração terá menos oportunidades do que seus pais. Para começar, a crise ecológica dificultará a sobrevivência das gerações futuras. O aquecimento global fará a vida menos confortável, a desarticulação do clima levará ã escassez de alimentos e água, os recursos naturais ficarão mais raros e o conforto, mais caro.

Além disso, será cada vez mais díficil conseguir emprego e bons salários. O avanço técnico, que trará muitas vantagens para a saúde de quem puder pagar pelo tratamento, vai, ao mesmo tempo, desempregar e exigir alta formação para os que terão emprego. Diante dessas dificuldades, os jovens de hoje têm algumas alternativas.

Alguns, como já acontece, vão cair na marginalidade e usar o crime como forma de compensar sua dificuldades. Seus pais vieram do campo com pouca instrução, e conseguiram emprego graças a cursos simples, que permitiram emprego. Agora os empregos são raros e exigem boa formação.

Outros, especialmente os de classe média ou média alta, procurarão emigrar para o exterior, como seus pais fizeram, no passado, ao sair do campo para a cidade. Raros serão bem-sucedidos.
A maior parte sobreviverá em melhores condições do que no Brasil, mas de forma marginal, com subempregos, mesmo remunerados em dólar. Os que ficarem, terão bons empregos, mas sem o padrão de vida dos pais: casas e férias menores, mais bugigangas eletrônicas e muita incerteza. Os poucos que tiverem oportunidade de bons estudos continuarão aqui e terão uma vida de alto padrào de consumo, participarào da economia global, viverão protegidos por sistemas de segurança e mandarão seus filhos, desde pequenos, estudarem em escolas particulares superprotegidas ou no exterior.
Não são futuros desejados para nenhum dos grupos e, ainda menos, para o Brasil. Por isso, é preciso escolher a alternativa : LUTAR POLITICAMENTE PARA MUDAR ESSA TENDÊNCIA. Votar nos mesmos e viciados pol[iticos e partidos não mudará o rumo do Brasil nem a vida dos jovens dde hoje. Há um objetivo tangível : EXIGIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E CONSTRUIR A UTOPIA POSSÍVEL NESTE MOMENTO - a garantia da mesma chance para todos. E fazer com que todas as escolas do Brasil tenham a mesma qualidade ã do condomínio da cidade. Todos os professores bem remunerados, desde que dedicados, competentes e ensinando numa escola bonita e bem equipada, de ondes os jovens saiam do ensino médio preparados, com a mesma chance que os pais tiveram, no passado. Essa é a revolução possível. Para isso, os jovens precisam se mobilizar dentro de suas escolas, nas ruas, via e-mail, por telefone, como seus pais fizeram pela democracia, por salários, pelo socialismo. ACORDEM, MENINOS, vocês precisam ganhar o direito ã mesma chance. Precisam fazer uma revolução : EDUCAÇÃO JÁ.
Estou ciente de que os meninos não querem acordar. Nem vão ler este artigo. Estão nas ruas, nos shoppings ou manipulados por partidos acomodados. Por isso, o título deste artigo deve ser. "ACORDEM OS MENINOS, VOCÊS QUE LERAM"Antes que eles seja soterrados nos escombros do futuro.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Veja os 100 automóveis mais vendidos em março de 2008

(08-04-08) - O Volkswagen Gol é o automóvel mais vendido do Brasil. De acordo com os números divulgados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o modelo vendeu em março de 2008, 25.911 unidades, 7.895 a mais do que o segundo colocado, o Fiat Palio. O Honda Civic se mantém na nona posição, ele é o único automóvel médio a entrar na lista dos mais vendidos. Já o novo Ka se firma entre os dez mais. Acompanhe o cenário do mercado automotivo nacional por categorias.Compactos - Nesta categoria quem manda é o Volkswagen Gol. Mesmo com a expectativa para chegada da nova geração o automóvel mais vendido do país continua na liderança isolada. Outro detalhe desta categoria é a subida do novo Ka, lançado no ano passado ele já ultrapassou o volume de vendas do Fiesta. Sedãs pequenos - Esta categoria está em expansão. A concorrência mais incoerente é a do Chevrolet Prisma diante do Classic. A soma de vendas dos dois modelos atinge 12.826 unidades em março. Já o Siena mostrou que a reestilização deste ano serviu como arma para manter a liderança. Sedãs médios e grandes - Se a concorrência no segmento dos pequenos é acirrada, na dos grandes a disputa é dente por dente. Ao contrário dos menores, aqui a liderança não é tão folgada. Para quebrar a hegemonia das montadoras mais tradicionais neste cenário quem manda é a Japonesa Honda, seguida pela Chevrolet e pela francesa. O C4 Pallas emplacou. Hatch médios - Este pode ser considerado o segmento mais concorrido de todos. A margem de diferença do primeiro colocado para o segundo é de apenas 192 unidades. O prior da história é que os dois líderes de mercado estão com os dias contados. O Stilo será extinto com a chegada do Bravo e o Chevrolet Astra provavelmente dará lugar ao Vectra GT. Picapes - Não foi necessário criar uma subdivisão para os modelos pequenos e grandes. As derivadas de automóveis estão à frente das médias e das grandes. A mais vendida das pequenas é a Fiat Strada e a mais vendida das médias e grandes foi a S10.A nova Ranger ainda não encontrou fôlego nem para ultrapassar a Mitsubishi. Utilitários de Luxo - O EcoSport já deixou de ser a grande sensação do momento, apesar de ser o mais vendido desta categoria. O Hyundai Tucson se aproxima bem do modelo que dominou este segmento desde que foi lançado. A Mitsubishi entra na terceira posição mas estão dentro do mesmo saco modelos completamente diferentes: TR4, Pajero Sport e Pajero Full. Uma estratégia de marketing, talvez. Utilitários de Serviço - A velha guerreira Kombi aparece em primeiro lugar. O modelo com mais de 50 anos ganhou coração novo com o propulsor 1.4 TotalFlex mas continua Monovolumes e Multiusos - Este segmento também é dominado por uma marca japonesa. O Fit vendeu cerca de mil unidades a mais que o C3 só em março. Na linha dos multiusos, o Doblò vendeu mais que o Kangoo e na dos grandes o Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso ficaram praticamente empatados. com a mesma cara. A detentora da segunta posição também é uma peça velha de mercado. A Fiorino nasceu junto ao Uno e está na linha de montagem da italiana a mais de 20 anos. Peruas pequenas e médias - O mercado de veículos com aptidão familiar ainda não emplacaram. Neste segmento ocorre a mesma concorrência monomarca presente no segmento de sedãs pequenos. A Volkswagen vende mais SpaceFox que Parati.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

MAIS ATENÇÃO!!!

MODELO DE AÇÃO DE UM LADRÃO DE CARRO...

PERÍODO PREFERIDO

'Prefiro furtar de manhã. É quando todo mundo está com menos cuidado com as coisas'

TRAVAS

'Travas segredos e alarmes são ridículos. Antigamente, alugava um carro para estudar como funcionava. Hoje nem faço isso'

DESMANCHE

'Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda. Já entrei em Concessionária, de terno, para ver o endereço e para onde iria o carro, ficava de campana (vigiando) e roubava. Já roubei muito carro que o pessoal da Concessionária me entregou'

BUSCA

'Para quem tem o carro furtado, o ideal é procurar num raio de três quilômetros da vizinhança, pelas ruas menores, menos movimentadas'

DESTINO DOS CARROS

'Este negócio de Paraguai é lenda. Ninguém vai levar carro roubado para lá. No Paraguai, o máximo que acontece é gente que entrega a uma pessoa, ela leva o carro até lá, vende no mercado negro e manda chave e documento de volta para ele dar a queixa de roubo. E são poucos. O mais comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização. Boa parte dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das comunicações são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora'

ENCOMENDAS

'Eu tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me complico. É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade'

TRÁFICO

'Esses roubos armados estão sendo feitos por pessoas que estavam no tráfico de drogas ou em quadrilhas que, por algum motivo, foram para o roubo de carro. Acho que foi porque a Polícia está dando em cima nestes crimes, porque não está fácil passar carro roubado. O mercado está concorrido'

CARRO ROUBADO

'Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora'

CONSELHOS

'Se a pessoa não quiser ter o carro furtado, não deixe nada dentro visível. Na minha mente doente, sempre acho que tem dinheiro, ouro, jóia, ali. Não equipe muito o carro, porque assim se ganha mais dinheiro. Além de vender o carro, ainda vendo os acessórios. Não coloque em rua calma demais'

PREÇO

' Numa Blazer do ano, paga-se R$ 10.000 ,00, se você vender no interior. Se você passar para um atravessador, fica com uns R$4.000,00 ou R$ 5.000,00. Quando não dá para passar, algumas pessoas fazem o golpe com a Recuperadora. O ladrão fica com 3,5%, o recuperador com 3,5%, a Empresa com 3%, dos 10%, que a Seguradora paga'

JUSTIÇA

'Meu crime é igual a roubar uma carteira de uma bolsa. Vou ficar preso por um tempo, uns dois anos, mas vou sair. Infelizmente a justiça é assim'

PROFISSIONAIS

'No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia'

DOM

'O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom'

DESAFIO

'Se um fabricante quiser, coloca um carro aqui na pátio (da Delegacia) e, se eu não abrir, faço propaganda da Empresa dele, dizendo que a trava de segurança funciona. As montadoras fazem códigos para vender carros mais caros, mas os delas são os mais fáceis de furtar . A melhor coisa a fazer é ter Seguro'

AUTOCONFIANÇA

'Não existe carro que eu não roube. Motor não tem vontade própria e não ama o dono. Se você der energia e combustível, ele vai andar'

COMENTÁRIO

Não deveria existir bandido que não recebesse sua pena... Mas... ' se der energia e combustível, ele vai andar'. Damos essa energia, esse combustível... Pense nisso...

UM ALERTA PRESTE MUITA ATENÇÃO !

Maurício Guimarães Soares, titular da Delegacia Anti- Seqüestros :

Soares citou algumas medidas que devem se incorporadas no dia-a-dia:

* Não anotar telefone residencial no verso de cheques , especialmente em postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informações pessoais podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres . Anote sempre o telefone comercial .

* Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside ( adesivos como: Eu amo Ubatuba ), da academia de ginastica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e os usa para fazer ameaças.

* Evitar compras por telefone ou Internet fornecendo o número do cartão de crédito, peça boleto bancário .

* O ladrão prefere pessoas desatentas , aproveita-se do elemento surpresa.

* O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator comportamental.

* Jamais reagir , só em filmes dá certo. O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder.

* Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente.

* O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro . Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer:

Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?

Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar?

* A noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho. Não há registro de assalto com carro em movimento.

DIVULGUEM, ISTO É MUITO IMPORTANTE!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Veja como foi a convenção da FENAUTO

(19-03-08) - A 28ª Convenção FENAUTO - Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, realizada nos dias 14 e 15 de março, no Hotel Meliã Jardins em São Paulo, foi um sucesso total, com quase 100 participantes de 18 associações estaduais de revendedores independentes de veículos semi-novos e usados.A Convenção foi aberta por Ilídio Gonçalves dos Santos, Presidente da FENAUTO, que ressaltou a importância da união entre os revendedores de veículos semi-novos e usados para atingirem os objetivos de interesse da classe. Foi aprovada pelos presentes a ata da 27ª Convenção realizada em João Pessoa, assim como, os balanços do último exercício.A seguir, o Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS) discorreu sobre o andamento dos Projetos de Lei de sua autoria, de grande interesse dos revendedores independentes de carros semi-novos e usados, que estão tramitando no momento na Câmara dos Deputados.Projeto de Lei 400 de 2007 - Esse projeto altera a Lei nº 9.503, de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para dispor sobre a divulgação dos autos de infração e a cobrança de multas após a transferência de propriedade do veículo. Diz que as multas deverão ser cadastradas no máximo em 7 dias, nos âmbitos municipais, estaduais e federal. Projeto de Lei 1143 de 2007 – Esse projeto dispõe sobre a regulamentação do exercício da Profissão de Corretor de Veículos Automotores. Projeto de Lei 1144 de 2007 - Esse projeto altera dispositivos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Diz que o proprietário de veículo automotor ou a seguradora tem que requerer a baixa do registro do veículo sempre que ocorrer sinistro. Dando prosseguimento aos trabalhos do evento, Wilson Diniz, Superintendente da Aymoré Financiamentos, fez uma perspectiva do mercado de venda automóveis para 2008 e o que pode ser esperado na área de financiamentos.Wilson Diniz falou também da satisfação, entusiasmo e orgulho de todos os colaboradores do antigo Grupo ABN Amro Real, recentemente adquirido pelo Grupo Santander, pelo fato de seu Presidente, Fabio Barbosa, ter sido escolhido para Presidente das duas instituições no Brasil.José Reinaldo Caporal Jr., Diretor da Megadealer, empresa especializada em consultoria e treinamento para concessionárias autorizadas e revendas independentes, fez uma apresentação sobre a importância do registro preciso e detalhado das visitas de clientes à loja, uma vez que de cada dez pessoas que entram, apenas 2 fecham negócio. As outras 8 precisam ser trabalhadas pelo vendedor pelo telefone, para serem trazidas de volta à loja e iniciarem uma nova negociação.Após o almoço, na qualidade de Consultor da FENAUTO, eu conduzi uma pesquisa entre os participantes sobre o que eles gostariam que acontecesse nas próximas Convenções da FENAUTO. O grupo discutiu e votou nas seguintes áreas, entre outras: administração empresarial; finanças/contabilidade; vendas/vendedores; recursos humanos; treinamento; meio ambiente; informática/computadores; telefonia; compras; manutenção; legislação; assuntos jurídicos. Uma importante apresentação da Convenção foi o novo Selo de Garantia FENAUTO, que será uma fabulosa inovação no comércio de veículos seminovos e usados no Brasil. O selo é o resultado de uma parceria entre a FENAUTO, a Dekra, a Mapfre Seguros e um serviço de informações sobre o histórico e procedência de veículos, ainda não definido.A apresentação foi feita por J. Eugenio A. Lopes, Diretor da Dekra e Ildebrando Gozzo, Diretor da ST Administradora e Corretora de Seguros que irá administrar o processo. O Selo de Garantia FENAUTO, com validade por 7 meses, terá o padrão internacional para o mercado de veículos semi-novos e usados que já é utilizado pela Dekra na Europa. O procedimento de inspeção irá operar com uma exclusiva plataforma na Internet que atende as normas técnicas internacionais. São avaliados o funcionamento do motor, do câmbio, do sistema de freios bem como dos componentes elétricos e eletrônicos. São avaliadas, também, o estado de conservação da carroceria, da parte interior e das rodas, assim como da banda de rodagem dos pneus, assegurando que a mesma encontra-se acima dos padrões mínimos exigidos pelo Contran. São verificados também os registros do Livrete de Manutenção, buscando a informação da sua correta observação, conforme orientado pela montadora do veículo.Grande interesse despertou a palestra do advogado e professor de direito Dr. Luiz Eduardo Lopes da Silva, que falou sobre “Arbitragem - Solução Prática para o Empresário”.O palestrante chamou a atenção dos presentes para a morosidade da justiça, que considerou como ponto crítico da justiça brasileira. Essa morosidade ocorre como conseqüência do excesso de causas, de organização arcaica (férias excessivas, recesso, pouca informatização etc.) e é entravada por emaranhado de impugnações e recursos, citou Tancredo Neves que disse; “justiça lenta é injustiça”.Disse ainda Luiz Eduardo Lopes da Silva: “Arbitragem é o meio legal de solução de conflitos ou litígios resultantes de relações jurídicas de direito privado através de decisão proferida por tribunal arbitral privado, designados em princípio pelas partes ou por uma entidade por elas indicada”.Finalizando as palestras, Ricardo Gonçalves da Silva (Presidente da Associação dos Revendedores Independentes do Estado do Maranhão), apresentou a programação para a 29ª Convenção da FENAUTO que será realizada em São Luiz nos dias 19 e 20 de junho. O palestrante mostrou um vídeo das belezas turísticas do Maranhão e comunicou que no fim de semana, dias 21 e 22 de junho, haverá uma excursão do grupo à Barreirinhas, com passeio de barco pelo Rio Preguiças, e no domingo, visita aos famosos Lençóis Maranhenses. O evento foi encerrado com um Jantar de Confraternização com musica ao vivo pela animada “New Banda” e um divertido show humorístico com Oscar Pardini.

Em dez anos, carro subiu até 140%!

01.04.2008 - Há dez anos, em dezembro de 1997, era possível comprar o Mille EX 1.0 de quatro portas por R$ 10,69 mil. No último levantamento do ano passado, o mesmo carro – com motor flex – custa R$ 24,56 mil. O aumento de preço, de 129,7% é quase o dobro na inflação no período, que foi de 70,9% (1998 a 2007, segundo o IPC da FIPE). Não foram muitos os carros que se mantiveram no mercado nesses dez anos, mas os poucos que restaram revelam o aumento expressivo no período. Levantamento feito pela AutoInforme nos arquivos do Jornal do Carro, do Jornal da Tarde, e do suplemento Veículos, do Estadão, mostra que a versão básica do Gol, o mais vendido no Brasil nesse período, custava R$ 13,45 mil e hoje seu preço de tabela é de R$ 28,27 mil. O Fiesta teve um aumento ainda maior, 140,5%. A versão vendida em dezembro de 1997, de quatro portas e motor 1.0, custava R$ 12.869. Hoje, depois de uma reestilização e com o motor também 1-litro, mas flexível em combustível, custa R$ 30.945.Os modelos estudados foram comparados com seus similares, já que nesse período tiveram mudanças na linha. Na maioria dos casos, no entanto, as mudanças foram poucas. Nos carros pequenos foram incluídos alguns equipamentos por exigência de lei, como o apoio de cabeça para os passageiros de trás e o cinto de segurança de três pontos. Mesmo no Ka, que acabou de ser relançado, as mudanças técnicas não foram muitas em relação ao seu similar de dez anos: o atual (como o antigo) não tem nem direção hidráulica. A propósito, nenhum dos básicos relacionados tem direção hidráulica, mesmo na versão 2008. Outras mudanças banais “melhoraram” os carros de hoje: pára-choque na cor do carro, calotas e pneus 155.Houve mudanças no visual e no acabamento interno, que hoje tem muito material plástico, mais leve e de menor custo. O único carro médio relacionado na lista comparativa foi o Vectra. O modelo 98, na versão GL com motor 2.0, era vendido por R$ 24.397. Hoje o Vectra mais barato é o Expression, que custa R$ 56,41 mil. A diferença é de 131,2%!Veja na lista dos carros pesquisados e quanto subiram em 10 anos.