terça-feira, 31 de março de 2009
Seul: SsangYong mostra seu rival do Tucson
Postado por Palpite de Carros às 15:00 0 comentários
Marcadores: SsangYoung
Utilidade Pública - Links úteis
Clique no nome para acessar o site desejado
ASSOCIAÇÕESAssociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - Brasil
Associação Brasileira dos Reparadores Independentes de Veículos
Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais
Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Pará
Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná
Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de Santa Catarina
Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo
Associação dos Revendedores Independentes de Veículos da Bahia
Associação dos Revendedores de Veículos Semi-novos do Estado de Sergipe
Associação dos Revendedores Independentes de Veículos do Estado de Espírito Santo
Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores
Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
Associação Brasileira de Blindagem
Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet
Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares
Associação Brasileira dos Concessionários Yamaha
Associação de Distribuidores Agrale
Associação Brasileira dos Distribuidores Ford
Associação Brasileira dos Distribuidores Volvo
Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz
Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen
Associação das Agências de Automóveis do Distrito Federal
Associação de Agentes de Veículos Usados do Rio de Janeiro
CONFEDERAÇÕES
Confederação Nacional do Transporte
FEDERAÇÕES
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores
SINDICATOS
Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Links úteis
Chinês Brilliance BS4 é reprovado em crash-test
O modelo chinês Brilliance BS4 foi avaliado com a nota mais baixa na bateria de crash-tests realizada pelo ADAC, instituto alemão que verifica a segurança dos veículos vendidos na Europa.
Usando como base as novas normas do consagrado instituto Euro NCAP, que avalia até os eventuais danos causados aos pedestres em caso de atropelamentos, o sedã recebeu zero estrelas de um total de cinco possíveis.
O carro foi reprovado nos impactos frontal e lateral, apresentando deformações em pontos vitais da carroceria e peças pontiagudas que invadem o habitáculo. Os pedais, que não desarmam em colisões, e o posicionamento deficiente dos airbags também mereceram a atenção dos técnicos do instituto. Por fim, o BS4 também recebeu classificação negativa na manobra que verifica a eficiência do controle de estabilidade.
Não é a primeira vez que um modelo da Brilliance não passa nos testes do ADAC. Em 2007, o BS6 teve um péssimo desempenho, exibindo sérios problemas na deformação das colunas “A” e no funcionamento do airbag frontal, que na ocasião não protegeu os passageiros.
Confira abaixo o vídeo do crash-test realizado pelo instituto ADAC com o Brilliance BS4:
Postado por Palpite de Carros às 06:00 0 comentários
Marcadores: Crashtest
segunda-feira, 30 de março de 2009
Novas regras trazem mais emoção à Formula1 2009
Postado por Palpite de Carros às 15:00 0 comentários
Marcadores: Formula 1
Não compre no escuro - Raposa barulhenta "Fox"
Especialistas apontaram os defeitos mais recorrentes no VW Fox. A novidade desta edição é que a série passa a listar o histórico de recalls dos modelos analisados
Eduardo Rocha/RR |
Modelo de quatro portas do compacto chegou ao mercado em 2004, cinco meses após o lançamento |
Veja como deve ficar o visual do Fox 2009!
. VW Fox Route 1.0 - Praticidade com firmeza
. Renault Sandero 1.6 Privilège x VW Fox 1.6 Route - Espaço e versatilidade
Problemas e orçamento
Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press |
CrossFox tem visual diferenciado, suspensão elevada e estepe na tampa traseira. Plástico usado no acabamento tem aspecto ruim. Suporte do estepe é fixado em local frágil. VW colocou adesivo ensinando a rebater banco traseiro. Novo motor 1.0 é mais forte |
MECÂNICOS
Cabos e velas se desgastam prematuramente
Troca dos cabos e velas: R$ 220
Buchas plásticas dos leques dianteiros folgam com freqüência
Troca das buchas: R$ 200
Pastilhas e discos de freio se desgastam rapidamente
Troca das pastilhas e discos: R$ 300
ELÉTRICOS
Alguns modelos apresentaram falhas de ignição pela manhã e perda do reconhecimento de combustível pela central
Adaptação do combustível via scanner: R$ 120
Hodômetro se apaga
Reparo do painel: R$ 180
Defeito no interruptor de freio faz a luz da injeção eletrônica se acender
Troca do interruptor: R$ 70
Diagnóstico: R$ 60
Mal contato no conector do corpo de borboleta faz o carro perder aceleração e acender a luz da injeção eletrônica
Troca ou limpeza do conector: R$ 130
LATARIA/CARROCERIA
Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Isolamento contra entrada de poeira é ruim
Braço de sustentação do estepe é preso em local frágil
PROJETO
Direção mecânica é excessivamente pesada
Adaptação de direção hidráulica: R$ 1.800
ACABAMENTO
Plástico do painel e de outros componentes é frágil
RUÍDOS (causados por)
Pára-choques são frágeis e mal fixados
Capô desnivelado
Painel mal isolado e com péssima sustentação
Forração das portas é grande para o tipo de fixação adotada
Fechaduras têm lubrificação ruim
Máquinas dos vidros (manual e elétrico) apresentam folgas
Bancos não apresentam boa resistência ao peso, fazendo com que apareçam folgas nos trilhos
Tampa do porta-mala sai de fábrica com regulagem inadequada
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALLS
. Volkswagen anuncia recall de Fox, Gol e Voyage
. Volks anuncia recall de 293 mil Fox a partir desta terça
Verificação da galeria de combustível e troca da peça, que pode apresentar fissura, provocando vazamento de combustível
Início: 15 de agosto de 2006
Instalação de nova versão do software dos motores. Para Fox existe risco de superaquecimento do motor
Início: 29 de maio de 2006
Substituição do sistema de fechamento do capô dianteiro, que pode abrir com o veículo em movimento
Início: 29 de março de 2004
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Marcha Livre (31-3481-3200);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - Raposa barulhenta "Fox"
Não compre no escuro - Mercedez Bens "Classe A"
Comprando um Classe A usado
Postado por Palpite de Carros às 06:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - Mercedez Bens "Classe A"
sábado, 28 de março de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Não compre no escuro - O esquentadinho da Fiat "Tempra"
Você sempre gostou do Tempra, mas só agora sobrou grana para comprar um? Confira o que os especialistas dizem a respeito dos dilemas mais frequentes do modelo
Fotos: Arquivo EM/D.A Press |
Problema e orçamento
As linhas retas do modelo fizeram sucesso. Interior tem muitos ruídos devido a folgas |
MECÂNICOS
Motor trabalha com temperaturas elevadas e apresenta tendência a ferver. Na época, a Fiat lançou um kit que alterava a posição do termostato para acionar o eletroventilador com antecedência
Vazamento na bomba d’água
Troca: R$ 170
Folga prematura das buchas da barra estabilizadora, dos braços oscilantes e dos tensores
Troca: R$ 250
Coxins superiores traseiros são pouco resistentes
Troca: R$ 170
Posição da suspensão faz pneu se desgastar mais na parte exterior
Alinhamento: R$ 55
Barra de regulagem do eixo traseiro é frágil
Troca: R$ 600
Painel de fogo, que prende o setor de direção, trinca com frequência
Troca do suporte e solda do painel: R$ 416
Rangido frequente na barra estabilizadora dianteira
Troca das buchas da ponta da barra: R$ 52
Vazamento de óleo no trocador de calor
Substituição do trocador: R$ 1.135
Vazamento de óleo no retentor traseiro do virabrequim
Troca do retentor: R$ 180
Nos modelos 8V (até 1995), o carburador suja e desregula com frequência
Limpeza e regulagem: R$ 100
ELÉTRICOS
GERAL e TEMPRA 8V
Falha no sensor de temperatura causa alteração da marcha lenta
Troca: R$ 105
Mal contato nas lanternas traseiras
Troca: R$ 240
Entupimento da mangueira do sensor MAP faz o carro apresentar alto consumo e marcha lenta irregular
Troca da mangueira: R$ 80
Falha na sonda lambda faz o carro apresentar alto consumo e marcha lenta irregular
Troca: R$ 350
Falha no atuador de marcha lenta causa oscilação
Troca: R$ 170
Falha nas bobinas de ignição
Troca do par: R$ 220
TEMPRA 16V
(94/95 - COM DISTRIBUIDOR)
Defeito no sensor de rotação
Troca: R$ 310
Falha no sensor de fase do distribuidor
Troca do sensor: R$ 255
Tempra 16V (a partir de 95 - sem distribuidor)
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca do sensor: R$ 130
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Vedação ruim para poeira e água. Recomenda-se conferir na região do porta-malas se está oxidado
RUÍDOS (causados por)
. Folga nas dobradiças do capô
. Folga na máquina dos vidros
. Desgaste da lingueta das fechaduras
. Folga nos bancos dianteiros
. Folga do encosto de cabeça
. Estepe, macaco e chave de roda mal fixados
. Vibração do forro de teto contra a lataria
. Fios do painel batem entre si
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALL
Para saber se seu Tempra está em dia com os recalls, informe-se na Central de Relacionamento Fiat: 0800-707-1000
Troca do tubo de tomada de vácuo
Início: abril de 1993
Roda de liga leve
Início: outubro 1997
Troca do cilindro mestre do servo freio, tubo de combustível e tubo do radiador de óleo do Tempra Turbo
Início: outubro de 1997
Colaboraram paraa reportagem:
AutoWay (31 - 3442-7342);
Alinha Rodas (31 - 3295-3913);
o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31 - 3226-2677);
Autowatt (31 - 2526-4516);
Magnus Alinhamento (31 - 3463-9720).
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - O esquentadinho da Fiat "Tempra"
Táxi Tecnológico, já nas ruas!!!
Um táxi tecnológico, totalmente conectado, pronto para transformar suas as horas paradas no trânsito em momentos plenamente produtivos ou dedicados ao lazer. Conheça!
Postado por Palpite de Carros às 06:00 1 comentários
quinta-feira, 26 de março de 2009
BMW - Ciência espacial em carros de luxo
BMW: ciência espacial em carros de luxo
Engenheiros do laboratório experimental de alta tecnologia da BMW em Palo Alto, na Califórnia, estão tentando adaptar o sistema termoelétrico das sondas espaciais da Nasa para o uso em automóveis de luxo da BMW. Com isso, haveria uma melhora na eficiência de combustível e redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.
As sondas da Nasa utilizam os chamados geradores de radioisótopos termelétricos (RTGs), que transformam o calor gerado pela queda natural do plutônio em eletricidade. O que a BMW planeja é trazer o conceito de volta para a Terra ao recuperar a energia térmica liberada pela combustão dos motores.
"Acredito firmemente que, quando observarmos essa tecnologia dentro de 20 anos, ela será a questão central, que substituirá tudo mais", disse o diretor de integração de veículos da BMW Hans Rathberger.
Rathberger afirmou que a física simples impede que um motor de combustão convencional exceda uma razão de eficiência de um terço. Um motor com produção de 200 kilowatts gera 400 kilowatts de energia térmica como subproduto.
Reciclar essa abundante fonte de energia iria requerer a substituição do plutônio do RTG por um material sem risco que seja capaz de conduzir eletricidade, mas resista ao calor, uma tarefa nada fácil.
A BMW escolheu um elemento semicondutor conhecido como telurídio de bismuto para servir como conexão entre o fluido de refrigeração do motor do carro e o duto central dos gases de escape, para alimentar o ciclo termoelétrico.
Em termos simples, uma carga é induzida quando você aquece e resfria dois extremos separados de um circuito fechado. A quantidade de eletricidade gerada é proporcional à diferença de temperatura dos dois pontos.
Postado por Palpite de Carros às 06:00 0 comentários
Marcadores: BMW
quarta-feira, 25 de março de 2009
Não compre no escuro - O médio do barulho "Escort"
Se você tem ou pretende comprar um Escort, tome conhecimento dos problemas mais frequentes do modelo da Ford, analisados por especialistas, e o preço dos reparos
Fortos: DivulgaçãoFord |
XR3 conversível tinha motor mais potente |
Problemas e orçamento
Leia mais:
MECÂNICOS
Motor CHT
Corrente de comando não tem periodicidade de substituição e muitas vezes se desgasta e acaba afetando outros componentes
Folgas prematuras no setor de direção, buchas da barra estabilizadora e braços oscilantes
Troca: R$ 600
Motor AP
Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta da tampa: R$ 40
Folgas prematuras nas buchas dos leques e bieletas da barra estabilizadora
Troca: R$ 350
Motor Zetec
Vazamento do tubo d’água entre o reservatório e o radiador
Troca: R$ 130
Vazamento no retentor traseiro do virabrequim
Troca: R$ 510
Embreagem tem baixa durabilidade
Troca do kit: R$ 822
Bomba d’água dura pouco
Troca: R$ 340
Velas falham com frequência
Troca das velas e cabos: R$ 206
Vazamento na mangueira do reservatório da direção hidráulica
Troca: R$ 172
ELÉTRICOS
Zetec
Chicote do alternador perde a proteção com facilidade, causando curto-circuito
Troca do chicote: R$ 180
Curto-circuito no chicote do sensor de velocidade
Troca do sensor: R$ 168
Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 254
Válvula de ventilação do cárter trava aberta
Troca da válvula: R$ 243
Motor 1.8 monoponto
Falha no relé da injeção eletrônica
Troca: R$ 85
Chicotes do sensor de posição de borboleta, atuador de marcha lenta, sensor de temperartura do ar e bico ressecam e quebram
Troca: R$ 180
Falha no atuador de marcha lenta
Troca: R$ 134
LATARIA/CARROCERIA
Nas primeiras versões ocorria infiltração de água na caixa de fusíveis
RUÍDOS (causados por)
• Para-choques bambos
• Folgas nos suportes da regulagem do capô, na suspensão e nas peças internas das portas
• Péssimo isolamento de componentes do vão do motor, peças plásticas do painel de instrumentos, estepe, macaco, chave de roda e triângulo
• Má regulagem das portas traseiras
• Estalos na tampa traseira, teto, colunas dianteira e central
RECALL
Escort 1994 a 1996: troca das mangueiras de alimentação e retorno de combustível
Ano do recall: 1996
Escort 1995: caixa de direção hidráulica defeituosa
Ano do recall: 1996
Escort Station Wagon 1997 e 1998: aros das rodas de aço
Ano do recall: 1998
Escort 1998: Luz do airbag do painel se acende frequentemente
Ano do recall: 1998
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
Alinha Rodas (31-3295-3913);
o tira-grilos Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - O médio do barulho "Escort"
Pintura de carro se refaz com luz do sul
Pintura de carro se refaz com luz do sol
Sabia que, no futuro, pode acontecer de um raio de sol ser capaz de reparar a tinta do seu carro? Segundo publicação recente na revista Science, um estudo feito por cientistas da Universidade do Sul de Mississippi prevê a fabricação de um novo material que, através de reações químicas provocadas pela luz ultravioleta, pode se regenerar sozinho, ficando como novo.
O segredo do material, afirmam os estudiosos, está em moléculas feitas de quitosana, uma substância natural que se deriva de conchas e cascas de crustáceos como os camarões, e utilizada comercialmente em muitas dietas de emagrecimento. Quando acontece um arranhão ou ruptura no material, que é um poliuretano, a luz ultravioleta pode produzir uma reação química que repara o dano.
Os cientistas conseguiram desenhar moléculas capazes de unir oxetano (moléculas com forma de anel) com a quitosana, acrescentando essas moléculas a uma mistura normal de poliuretano. Os riscos na camada de poliuretano dessa mistura podem partir os anéis de oxetano, deixando radicais da molécula livres para reagir quimicamente. Com a luz ultravioleta do Sol, as moléculas de quitosana dividem-se em duas, unindo os radicais reativos do oxetano.
Estes materiais são capazes de se ‘auto-repararem’ em menos de uma hora e podem ser utilizados em muitas aplicações de revestimento, como, por exemplo, nas indústrias de transporte, embalagens, moda e biomedicina, explicou o professor Marek Urban, diretor da escola de polímeros e materiais de elevado rendimento da Universidade, um dos autores do estudo.
Postado por Palpite de Carros às 06:17 0 comentários
Marcadores: Pintura se refaz com luz do sol
terça-feira, 24 de março de 2009
Táxi tecnológico, já nas ruas
Um táxi tecnológico, totalmente conectado, pronto para transformar as suas horas paradas no trânsito em momentos plenamente produtivos ou dedicados ao lazer. Conheça!
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Super taxi
União Européia quer regular uso de chips de localização
De acordo com diretrizes propostas ontem 21, pela Comissão Européia, chips embutidos em objetos como produtos de supermercado e até animais de estimação terão que ser desativados em pontos de venda para proteger a privacidade dos compradores.
Uma consulta pública está sendo lançada sobre uma lei que a comissária de Mídia e Sociedade de Informação da União Européia, Viviane Reding, espera ser aplicada em todos os 27 Estados membros.
Temporariamente agendadas para serem adotadas antes do verão de 2008, as diretrizes propostas visam obter equilíbrio entre proteção de privacidade e ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias, segundo porta-voz da comissão.
O pacote de diretrizes proposto por Reding encoraja a criação de um símbolo comum que identifique que o produto contém um chip, para que ele não seja usado secretamente. O marcador também deve ser desativado no local da venda, a menos que o cliente peça o contrário.
A recomendação prevê ainda que as associações comerciais que representam os fabricantes devem criar códigos de conduta de uso do identificador.
No Brasil
O país também está discutindo o uso de chips.
A etiqueta eletrônica será colada no pára-brisa dos carros e armazenará informações como o código de identificação, a placa e o Renavan. Os dados serão captados por antenas espalhadas por toda a cidade de São Paulo – cerca de 2.500, segundo previsão da CET. Depois, as informações serão enviadas para uma central de controle por meio de transmissão celular.
Fonte: www.reuters.com.br
Postado por Palpite de Carros às 06:19 0 comentários
Marcadores: chips de localização
segunda-feira, 23 de março de 2009
Não compre no escuro - Pão de forma queimado "Kombi"
Está à procura de uma Kombi para trabalhar ou transportar a galera? Conheça os defeitos mais recorrentes no modelo da Volkswagen, que se incendeia facilmente
Estevam Paiva/Divulgação |
Incêndio: Kombi ardendo em chamas não é cena rara de se presenciar no trânsito |
Volkswagen/Divulgação |
Em 1997, o modelo ganhou portas corrediças, que já a equipava na Europa desde 1967 |
Problemas e orçamento
MECÂNICOS
Folga no setor de direção
Troca: R$ 720
Folga nos coxins
Troca: R$ 290
Quebra do suporte da alavanca de marcha
Reparo: R$ 130
Quebra do cabo de embreagem
Troca: R$ 60
Quebra do cabo do acelerador
Troca: R$ 55
Folga no virabrequim
Calço (paliativo): R$ 200
Retífica: a partir de R$ 600
Quebra do diferencial
Troca: R$ 690
Vazamento de óleo no motor pela tampa de válvulas e retentor do volante, pelo cárter e capa de tucho
Reparo: de R$ 54 a R$ 420
Caixa de marcha quebra a coroa e o pinhão
Troca: R$ 870
Motor a diesel
Os modelos a diesel apresentam superaquecimento
Motor1.4 flex
Borra no motor
Limpeza: a partir de R$ 350
Quebra da embreagem
Troca do kit embreagem: R$ 450
ELÉTRICOS
Queima da bobina de ignição causado por defeito na central eletrônica
Troca da central: R$ 970
Troca da bobina: R$ 120
Aterramento ineficiente (pode causar queima da central eletrônica)
Reparo: R$ 100
Troca da central: R$970
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS
Folgas na direção e na suspensão
Má regulagem das portas
Para-choques, faróis e retrovisores bambos
Péssimo isolamento de vidros, componentes internos das portas, vergalhões de sustentação e lâmina do teto
Afrouxamento dos bancos
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALLS
Para consultar se sua Kombi está em dia com os recalls consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone
0800 019 5775
Kombi 1.4 ( refrigerado a água) e 1.6 2006: Verificação da galeria de combustível e troca da peça
Ano do recall: 2006
Kombi 1.4 (refrigerado a água) e 1.6 2006: Substituição do amortecedor da direção
Ano do recall: 2006
Kombi 1.4 (refrigerado a água) 2006: Instalação de nova versão do software dos motores
Ano do recall: 2006
Kombi 2004 e 2005: Substituição do mecanismo reclinável do encosto do banco dianteiro
Ano do recall: 2005
Kombi 2002: Troca de componentes do sistema de freio
Ano do recall: 2002
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o “tira-grilos” Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Magnus Alinhamento (31-3463-9720); THC Centro Automotivo (31 - 3422-2505).
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - Pão de forma queimado "Kombi"
Pesquisa indica os carros mais roubados do país
Fiat Mille está no topo do ranking de 2008, segundo Susep
O Fiat Mille quatro portas lidera o ranking com 436 registros, 3,67% das 11,8 mil unidades seguradas do modelo. Em seguida aparecem Gol Power 1.0 16 V (3,47% ) e Santana 1,8 (2,47% ). O Gol Special Xtreme 1.0, versão criada por uma antiga concessionária da VW, apresentou 1.236 ocorrências, com índice de roubos de 2,28%. Dos 15 carros mais roubados, 13 são da Volkswagen e 9 deles são versões do Gol.
AUTOMÓVEIS MAIS ROUBADOS ENTRE JANEIRO E JUNHO DE 2008
MODELO - ÍNDICE DE ROUBO
1) Fiat Mille/ Mille EX/ Smart 4p - 3,67%
2) Volkswagen Gol 1.0 Power 16v 76cv 4p - 3,47%
3) Volkswagen Santana 1.8 Mi - 2,57%
4) Volkswagen Parati 1.6Mi/1.6Mi City/T.Field T.Flex - 2,47%
5) Volkswagen Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p - 2,45%
6) Volkswagen Gol 1.6 Mi/ Power 1.6 Mi 4p - 2,38%
7) Volkswagen Santana 2.0 Mi 2p e 4p - 2,34%
8) Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p - 2,28%
9) Volkswagen Gol 1.0 Plus 16v 4p - 2,18%
10) Volkswagen Gol CLi/CL/Copa/Stones 1.6 - 2,05%
11) Volkswagen Gol City 1.0 Mi Total Flex 8V 2p - 2,01%
12) Fiat Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4p - 1,94%
13) Volkswagen Gol 1000 Mi 2p / 1000i - 1,88%
14) Volkswagen Kombi Standard/ Luxo/ Série Prata - 1,76%
15) Volkswagen Gol 1000 Mi 16V/ Ouro 4p - 1,67%
Postado por Palpite de Carros às 06:00 0 comentários
Marcadores: carros mais roubados
domingo, 22 de março de 2009
Saiba como cuidar da suspensão do carro
Cuidar da manutenção é uma questão de segurança.
Conheça os tipos de suspensão dos automóveis.
A finalidade principal do sistema de suspensão é proporcionar estabilidade e em conseqüência assegurar a dirigibilidade do veículo, uma vez que esse mecanismo é responsável por absorver as irregularidades no solo. Como uma segunda conseqüência vem o conforto dos passageiros, que não deixa de ser importante, não é mesmo?
Conforme o modelo do automóvel existe uma suspensão especifica. Ao todo são três tipos diferentes. O primeiro modelo é conhecido como independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo. Depois vem o modelo semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada a outra roda e o terceiro tipo que é totalmente dependente, ou seja, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido.
Para a aplicação em um determinado carro, vai depender do seu segmento. Normalmente os carros com tração dianteira possuem a suspensão independente na frente e semi-independente na traseira. Mas isso não é uma regra. Uma picape com tração traseira, por exemplo, costuma ter o eixo do tipo rígido.
Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros. Em alguns casos é possível rodar até os 50 mil quilômetros sem que os amortecedores apresentem algum problema, ou seja, podem atingir essa quilometragem em perfeito funcionamento. Porém, com as estradas ruins, trechos esburacados e acidentados pelo nosso País afora, é preciso ficar atento.
O problema em um amortecedor pode ser detectado antes que comece a interferir na estabilidade do veículo. Uma forma de conferir isso é sempre que for fazer o alinhamento ou o balanceamento pedir ao mecânico que dê uma rápida observada se não existe vazamentos ou então se as hastes e borrachas estão limpas. Se notar algum sinal inadequado, pode ser que o amortecedor esteja comprometido.
Algumas lojas possuem equipamentos que fazem uma avaliação mais precisa do amortecedor. É uma boa maneira de saber se o seu já está gasto e precisa da substituição. Uma forma caseira, mas que também surte efeitos é o tal empurrãozinho. Para isso basta empurrar uma das pontas do automóvel para baixo com bastante força. Se a carroceria balançar mais de duas vezes antes de estabilizar na posição normal, é porque os amortecedores estão com sua funcionalidade comprometida.
As molas são vistas como meras coadjuvantes. É comum o motorista trocar os amortecedores e não substituir as molas. O procedimento ideal é trocar as molas juntamente com os amortecedores. Não se pode esquecer que as molas trabalham em conjunto com os amortecedores e desse modo se um deles estiver com desgaste acentuado o funcionamento do outro equipamento ficará comprometido. Será uma economia incoerente.
Uma dica importante é tomar cuidado com o peso adicional. Assim, quando for colocar bagagem ou carga saiba que esse peso vai alterar o comportamento dinâmico do carro. É bom ficar atento, pois o carro poderá ter reações diferentes das quais o condutor está acostumado.
Colocar a bagagem ou carga de forma aleatória pode comprometer a estabilidade e ainda mais a forma como o veículo vai reagir aos comandos do motorista. Em uma freada brusca, por exemplo, o automóvel pode se desgovernar em decorrência da movimentação da carga. Então, quando for carregar o compartimento de bagagem, o correto é colocar os objetos mais pesados o mais próximo possível do centro do carro. Não pode se esquecer de fixá-lo bem. Para não prejudicar o equilíbrio do veículo não acumule peso em apenas um dos lados do bagageiro. Feito isso é só curtir o passeio.
Postado por Palpite de Carros às 09:16 0 comentários
sexta-feira, 20 de março de 2009
Não compre no escuro - Sucesso meteórico "Fiat Tipo"
Se você está de olho num Tipo, saiba os problemas que mais aparecem nas oficinas. Suspensão, vazamento de óleo, falha na aceleração e incêndio são defeitos do carro
Fotos: Fiat/Divulgação |
Problemas e orçamento
Os casos de incêndio só foram encontrados na versão 1.6 i.e.
MECÂNICOS
Suspensão dianteira folga frequentemente
Troca dos leques e bieletas: R$ 365
Barulho na suspensão traseira
Troca do rolamento do eixo traseiro: R$ 440
Folga no setor de direção
Troca: R$ 350
Vazamento de óleo na tampa de válvula
Troca da junta: R$ 20
Vazamento de óleo no cárter
Troca da junta: R$ 60
Lonas do freio traseiro se desgastam precocemente, o que quase sempre compromete o conjunto de regulagem
Troca da sapata e conjunto de regulagem: R$ 530
Freio dianteiro mal dimensionado, causando superaquecimento
Troca do fluido: R$ 50
ELÉTRICOS
Central eletrônica está localizada em local que facilita infiltração de água, causando a queima ou falha do sistema
Troca da central: R$ 470
Reparo da central: a partir de R$ 200
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca do sensor: R$ 305
Falha no atuador de marcha lenta
Troca: de R$ 245 a R$ 360
Falha no bico injetor
Troca: R$ 630
Falha no sensor de rotação
Troca: R$ 180
Aterramento da central eletrônica se arrebenta atrás do coletor de admissão
Troca dos terminais: R$ 100
Bobina de ignição queima
Troca: R$ 260
Falha da sonda lambda
Troca: R$ 400
Alternador queima a placa retificadora
Troca da placa: R$ 180
Conserto do alternador:
R$ 280
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Tampa traseira é de fibra e, em caso de colisão, a reparação não é tão simples
RUÍDOS (causados por)
Parafusos bambos no interior das portas
Folga nas máquinas dos vidros
Retrovisores bambos
Folga na fechadura
Folgas nos comandos de seta e para-brisa, volante e painel de instrumentos
Má fixação do cano de descarga
Macaco, chave de roda e estepe mal fixados
Tampa traseira e do capô desalinhados
Má sustentação da lâmina do teto
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Não compre no escuro - Sucesso meteórico "Fiat Tipo"
Captiva x Edge x Journey
Os novos crossovers americanos se enfrentam na pista em uma disputa ao estilo americano
3º Ford Edge SEL
Quando a Ford lançou o Fusion no Brasil, em 2006, ele chegou custando menos que o Chevrolet Vectra Elite nacional, mesmo sendo importado, maior e mais equipado. Em pouco tempo, o Fusion tornou-se líder do segmento. O Edge, que estréia agora, tem a mesma plataforma e arquitetura do Fusion, mas vai custar cerca de 50% mais caro que um Chevrolet Captiva. O Edge terá duas versões: uma vendida por 149 700 rea
is e outra por 158 530 reais. A diferença entre elas será a existência do teto solar panorâmico, que ocupa 70% da área do teto do carro. E o Captiva custa 92 900 reais (4x2) e 99 900 reais (4x4).
A principal diferença entre Fusion e Edge é a origem. Enquanto o Fusion vem de Hermosillo, no México, o Edge sai da fábrica da Ford em Ontário, no Canadá. O primeiro entra no Brasil com isenção tributária, pelo acordo comercial entre Brasil e México, e o segundo paga 35% de imposto de importação. O Edge desembarca em desvantagem e encontra Journey e Captiva, que, assim como o Fusion, vêm do México.
Quem aprecia os carros da Ford não vai se desapontar. O Edge é tão confortável quanto um Fusion e consegue rodar com uma estabilid
ade de fazer inveja ao Captiva (dono de uma suspensão mais solta). Foi essa qualidade que permitiu que a Ford limitasse a velocidade máxima do Edge em 180 km/h (em nosso teste, ele chegou aos 184,5 km/h), enquanto a Chevrolet segura o Captiva nos 160 km/h. Além do fato de o Edge ter controle de tração (AdvanceTrac) e um dispositivo eletrônico anticapotagem, o chamado RSC (Roll Stability Control), recurs
o que o Journey também tem, mas o Captiva não (embora venha com ESP).
O Edge é bem equipado. Ele conta com itens exclusivos como central multimídia com comando de voz e sistema de navegação por satélite (“faltam os mapas”, diz a Ford), rebatimento elétrico do banco traseiro (bipartido) e acionamento elétrico da tampa traseira com dispositivo antiesmagamento. Mas não é o mais equipado dos três, apesar de ser o mais caro. Seu câmbio automático, por exemplo, não permite as trocas no modo manual, como os dos rivais Journey e Captiva.
A Ford vai vender o Edge como um produto Premium, oferecendo atendimento diferenciado aos clientes, no show room e também no atendime
nto de pós-venda, incluindo sistema leva-e-traz para a oficina, carro reserva e consultor dedicado. Só para o Edge, que terá volumes de vendas menores. Para o Fusion, fica como tem sido até hoje.
EDGE
R$ 158 530
Ele é completo e bem acabado. Mas, como é produzido no Canadá, custa mais que os outros.
Apesar da suspensão elevada, ele é est ável e seguro. Freou de forma equilibrada.
O motor é moderno, mas faltou ao câmbio a opção das trocasno modo manual.
O design agradou os fotógrafos da revista. E o acabamento é de boa qualidade.
A cabine está cheia de porta-trecos, tomadas 12V e itens de conforto.
Tem quatro airbags,ABS, ESP e sistema anticapotamentode série.
2º Dodge
Journey SXT
O Journey é o mais simples dos três modelos apresentados aqui. A simplicidade está no acabamento. O plástico empregado na confecção do painel, do console e do revestimento das portas é de qualidade inferior ao dos rivais. Isso se revela no aspecto visual e também ao toque das mãos. Os bancos de tecido também são simples, embora “o material dos bancos seja resistente a manchas, odores e tenha propriedades antiestáticas”, segundo a Dodge. Em relação aos equipamentos, o Journey está bem servido. Começa pelas três fileiras de bancos, onde viajam cinco adultos e duas crianças com conforto. To
dos dispõem de cintos de segurança de três pontos, luzes de leitura e pontos de ar-condicionado próximos, com saídas no teto. São seis airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros e dois de cortina. E não lhe faltam computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, ABS, ESP e controle anticapotamento, que na Dodge é chamado de ARM (Anti-Roll Mitigation). Mas o Journey tem tração apenas nas rodas dianteiras, enquanto seus rivais são 4x4.
Ele é o maior dos três utilitários mostrados aq
ui. E faz valer essa vantagem facilitando a
vida de seus usuários. A posição de dirigir é confortável, elevada, e a ampla área envidraçada dá confiança ao motorista. Para quem viaja atrás, as fileiras de bancos estão instaladas como em um auditório, para que todos tenham boa visibilidade.
No dia-a-dia, o Dodge é um carro fácil de manobrar, apesar do tamanho. E sua agilidade se deve ao motor 2.7 V6 de 185 cv que, mesmo sendo o
mais fraco dos três analisados aqui, dá conta do recado, ajudado pelo câmbio seqüencial de seis marchas. Na pista, porém, ele viu os rivais dispararem na frente. Ele fez de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos.
O Journey é um veículo funcional para uma fa
mília grande. Seu preço de 98 900 reais é competivivo, diante do que a Ford cobra pelo Edge. Mas fica menos interessante diante do Captiva.
JOURNEY
R$ 98 900
Crossover familiar, o Journey entra na briga do segmento com soluções criativas e preço.
A direção é rápida, a suspensão, confortável (ma s segura) e os freios cumprem seu papel com eficiência.
Seu motor é o mais fraco dos três mostrados aqui, mas, ajudado pelo câmbio, se defende bem no dia- a-dia.
O design chama atenção, nas ruas. O acabamento é simples. Mas o espaço é seu ponto forte.
Todos os sete ocupantes têm luzes de leitura e saídas de ar-condicionado próximas.
São seis airbags, ABS, ESP e sistema anticapotamento, de série.
Ele tem preço de Captiva, mas é mais simples e m enos equipado. A garantia de três anos é igual à dos rivais.
1º Chevrolet Captiva Sport
O Captiva já rendeu boas discussões nos blogs
da revista por conta de seu preço. Isso porque os valores sugeridos pela fábrica são bem diferentes dos praticados pelas revendas. Segundo os internautas, enquanto a GM divulga o Captiva 4x2 ao preço de 92 990 reais e o 4x4 por 99 990 reais, as lojas estariam cobrando 100 000 e 107 000 reais, respectivamente. Ou seja: com 7 010 reais de ágio. A fábrica se defende dizendo que as leis do mercado são mais fortes e que, assim como há descontos nos menos vendidos, existe sobrepreço nos mais procurado
s. Mesmo vendido com ágio, no entanto, o Captiva ainda é a melhor opção deste comparativo. Isso porque ele ainda custa bem menos que o Edge, oferecendo o mesmo conteúdo. Abstraindo-se o preço, pode-se dizer que a disputa entre Edge e Captiva fica equilibrada (se não fosse o preço, o Journey perderia seu segundo l
ugar). E o desempate viria nos detalhes. O Edge tem direção regulável em altura e profundidade, enquanto no Captiva o ajuste é só em altura. Mas o Captiva tem sensor de chuva e o Edge não tem. O Edge vem com quatro tomadas de 12 volts. O Captiva monitora a pressão dos pneus.
Os dois são equipados com motores V6. No Edge é o Duratec 3.5 de 269 cv, e no Captiva, o Alloytec 3.6 de 261 cv. O Edge vem com câmbio automático de seis marchas e o Captiva também, mas neste existe a opção das trocas
no modo manual. No tira-teima dos testes, o Captiva leva a melhor nas acelerações. Ele faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, enquanto o Edge leva 9,2 segundos. Nas frenagens, há equilíbrio: vindo a 80 km/h, o Captiva percorre 26 metros antes de parar e o Edge precisa de 26,5 metros (o Journey, 27,6 metros). E, nas medições de
consumo, as médias também ficam bem próximas. O Captiva consegue 6,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. E o Edge obtém 6,4 e 9,9 km/l, respectivamente (o Journey, 6,9 e 9,5 km/l).
Em relação ao pós-venda, as três marcas fazem juras de amor aos clientes, prometendo tratamento VIP. A Ford vai além e já definiu os p
reços das revisões. A primeira vai custar 119,70 reais, dividida em três parcelas de 39,90 reais, e a segunda, 149,70 reais, em três de 49,90 reais – embora as tabelas não mencionem os preços das peças. Mas, por falar em custos, a gente se lembra do preço dos carros, e aí não tem comparação. O Captiva é a melhor relação custo-benefício.
CAPTIVA
R$ 99 900
Esse é o preço sugerido pel
a fábrica. As lojas cobram ágio
de até 7 000 reais.
A direção é rápida e precisa, mas a suspensão é macia demais. Ele pára bem.
A limitação eletrônica refreia os ânimos do motor. O câmbio seqüencial de seis marchas é um diferencial.
O estilo é moderno e o acabamento é bem cuidado e de qualidade superior.
Com exceção dos bancos que não apóiam bem o corpo, o Captiva oferece boa vida para todos a bordo.
São seis airbags, ABS, TCS, ESP e sensores de pressão dos pneus. Faltou o anti-roll.
É a melhor relação custo-benefício do comparativo (mesmo com ágio).
» Clique aqui para ver as avaliações
» Clique aqui para ver os dados técnicos
OS INIMIGOS SÃO OUTROS
Postado por Palpite de Carros às 06:00 0 comentários
Marcadores: Captiva x Edge x Journey
quinta-feira, 19 de março de 2009
Chegou o Renault Symbol, sucessor do Clio
Renault apresenta sedã que começa ser vendido a partir de R$ 41.190
Por Hairton Ponciano Voz // Fotos de Ivan Carneiro
Postado por Palpite de Carros às 12:00 0 comentários
Marcadores: Renault Symbol