quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pesquisa revela carros que mais satisfazem o consumidor brasileiro

Gol antigo (Geração 4), Gol atual (G5), CrossFox e Voyage. Todos carros da Volkswagen, juntos com o Chevrolet Celta, apareceram no pódio do primeiro ranking dos veículos que mais satisfazem o consumidor brasileiro. A pesquisa é da consultoria J.D. Power, reconhecida internacionalmente por suas listas de avaliação do grau de satisfação dos compradores de diferentes produtos de consumo, que vão de eletroeletrônicos a carros. Além destes cinco modelos, o compacto Citroën C3 e os médios Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus também foram bem avaliados em suas categorias.

O levantamento, realizado em maio, contou com a opinião de 5 mil pessoas, durante 18 meses de pesquisa, que compraram veículos que integram três categorias: subcompactos, compactos e médios. Confiabilidade, desempenho do veículo, visual e qualidade do serviço de pós-vendas das marcas, catalogadas num sistema de notas, que variou de 1 a 1.000 pontos, estavam entre os questionamentos. A consultoria revelou apenas os três primeiros colocados em cada categoria.





Entre os subcompactos, categoria mais vendida no Brasil, o Gol Geração 5 da Volkswagen ficou com o pódio com 731 pontos. Logo em seguida, vieram o Gol Geração 4 e o Chevrolet Celta, com 728 e 714, respectivamente. Já entre os compactos, a ordem ficou da seguinte forma: o CrossFox da Volks, C3 da Citroën e Voyage também da VW, que receberam sucessivamente 790, 762 e 762. O Honda Civic, que garantiu 830 pontos, apareceu na frente do Toyota Corolla, que recebeu 807, e do Ford Focus com 791.

A mecânica e o design dos carros, a tecnologia ofertada pelas fabricantes e o chamado custo de propriedade, que inclui gastos com combustível, seguro e reparação, também foram avaliados. Foi através dessa avaliação que foram descobertas quais marcas mais satisfazem o comprador de carros no Brasil. Entre as fabricantes, Toyota (821 pontos), Honda (806) e Citroën (768) foram as que mais satisfizeram o consumidor e obtiveram nota acima da média do restante das marcas.

De acordo com o gerente regional Nordeste da Volkswagen, Anthony Mota, os quatro carros da montadora, listados com destaque no ranking, foram resultado do trabalho realizado junto aos clientes. "Fizemos várias pesquisas com os consumidores em todo o Brasil com o intuito de identificar o que eles estão querendo", explica Mota. Para o gerente, o segredo é esse link entre a qualidade da marca com a vontade do cliente. "Sem contar com a boa manutenção e satisfação no pós vendas", fala Anthony, avisando que a marca pretende aumentar o número de carros na lista do próximo ano.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conheça o utilitário esportivo que a Hyundai prepara

Tarde de sexta-feira em São Paulo. Em grupos de 15 pessoas, convidados vão chegando a uma sala de um shopping da zona norte da cidade. Enquanto quatro orientais falam inglês num canto, os presentes assistem a imagens em 3D de um futuro “utilitário esportivo compacto”, nas palavras da empresa que organizava o evento – sem identificar de qual marca. Mas nossa fonte infiltrada sabia do que se tratava: “Era um Hyundai, o futuro jipinho derivado do projeto HB”.

A própria Hyundai já havia antecipado que a família HB seria composta de três modelos: um hatch, um sedã e um aventureiro. Só que até então os coreanos falavam em algo como o VW CrossFox, ou seja, um hatch maquiado de off-road. Mas a real é que a marca está desenvolvendo um modelo com vida própria, como o EcoSport está para o Fiesta. Não à toa, foram mostrados na clínica o próprio EcoSport e um CrossFox, além de um Mitsubishi ASX, modelo mais sofisticado.

Nesse tipo de pesquisa com consumidores, a marca pergunta mais do que fala. Por isso, os participantes foram questionados quanto ao preço que pagariam no modelo, com uma faixa de valores que começava em R$ 48 mil. Espere, porém, um preço superior: assim como a concorrência renovada que ele vai enfrentar na época do lançamento (novo EcoSport, Renault Duster e o Mini-Captiva da GM), o utilitário da Hyundai deverá custar em torno de R$ 55 mil. Será feito na fábrica que está sendo erguida em Piracicaba (SP), com chegada às lojas no final de 2013.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Segredo: Peugeot 208 revelado

O Peugeot 208, sucessor global do 207, vai inaugurar uma nova linguagem visual da marca francesa, como declarou o diretor de design da PSA, Jean-Pierre Ploue, ao site Automotive News Europe. Sua apresentação está prevista para março do ano que vem no Salão de Genebra (Suíça). Em 2013 ele será produzido em Porto Real (RJ), conforme antecipado por Autoesporte no começo do ano passado - é bem provável sua apresentação no Salão do Automóvel do ano que vem.

Fotos secretas publicadas pela revista francesa Auto Plus mostram que a inspiração para o estilo do futuro hatch compacto é o conceito SR1. Com essas imagens, ajustamos nossa projeção dianteira do modelo. A grade bocuda e os faróis longos, com filetes de leds como sobrancelhas, deixam o visual do 208 bem arrojado. O emblema do leão passa a ser aplicado diretamente sobre o capô, sem a tradicional moldura, o que deixa o visual mais limpo. Segundo Ploue, o objetivo é combinar linhas elegantes e atléticas, iniciando uma fase de maior personalidade na identidade visual da Peugeot.

Já a projeção de traseira (mostrada na edição Autoesporte iPad de agosto, com exclusividade) foi feita graças a imagens de peças que obtivemos em primeira mão junto a fontes na França. As lanternas chamam a atenção por invadir as laterais em formato de bumerangue. A placa fica na tampa, enquanto o amplo para-choque recebe uma luz de neblina central. Arrojado? Com certeza, a marca do leão não quer saber de timidez no segmento que considera mais importante para suas pretensões globais.


A plataforma do 208 é a mesma do novo Citroën C3 (que começa a ser feito aqui no ano que vem), e por tabela, a mesma da dupla Aircross/C3 Picasso. No Brasil, a marca espera reverter uma tendência de queda de participação que já dura alguns anos (foi passada até pela co-irmã Citroën, que tem carros mais caros).

Antes do 208, a Peugeot vai lançar, na metade de 2012, o 308, sucessor do 307 (uma espécie de 408 hatch). A exemplo do modelo autal, ele será produzido na Argentina. A marca francesa também testa no Brasil o subcompacto 107, mula de desenvolvimento para um novo carro global de entrada, conhecido como Projeto M3.


domingo, 11 de setembro de 2011

Toyota revela foto do novo RAV4


A Toyota mostra a primeira umagem oficial da nova geração do utilitário esportivo RAV4, que será lançado oficialmente no próximo Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 4 e 14 de março. O que se sabe sobre o carro até agora é que terá novo motor Optimal Drive, mais econômico e eficiente que o atual e que conta com design mais refinado.

É dada como certa a fabricação desse novo modelo no início do ano que vem. O carro é o terceiro modelo do segmento mais vendido do mercado argentino, atrás do Honda CR-V e do Suzuki Vitara. No Brasil, o carro é um sério candidato a ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

sábado, 10 de setembro de 2011

Toyota surpreende com Camry global

A Toyota surpreendeu na última sexta-feira (26) ao revelar, na Ucrânia, um novo Camry, intitulado de global. Com a versão, o sedã top de linha da marca japonesa terá duas variantes, uma específica para o mercado norte-americano (leia aqui) e outra para o resto do mundo – incluindo provavelmente o Brasil. A filial brasileira da Toyota ainda não se pronunciou, mas o Camry atual vem do Japão.

Assim como foi informado na revelação da variante norte-americana, a Toyota diz que esta é uma nova geração do Camry (a sétima da história do modelo). Mas o sedã grande permanece com as mesmas medidas. A impressão é de que se trata de uma reestilização mais profunda, com aprimoramentos na mecânica, no visual e no interior. Por fora, o Camry global é bem mais comportado que o norte-americano.

A montadora ainda não informou muitos detalhes técnicos – o conteúdo completo do novo modelo deve ser divulgado no Salão de Frankfurt (Alemanha). Até agora, sabe-se apenas que o Camry usará dois motores a gasolina: um motor 2.5 VVT-i de quatro cilindros em linha e um 3.5 V6 Dual VVT-i. Na versão norte-americana, os blocos (que parecem ser os mesmos) produzem 180 cv e 272 cv de potência, respectivamente.

Uma curiosidade é que a Toyota não falou sobre versão híbrida para a variante global do Camry. Nos Estados Unidos, o sedã terá uma opção equipada com o motor 2.5 VVT-i associado a um bloco elétrico – os dois geram 200 cv e prometem um consumo médio superior a 18 km/l. Os interiores diferentes também chamam a atenção. No Camry global, há os tradicionais apliques de madeira, ausentes no norte-americano.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chevrolet Cruze já está nas lojas

O mais novo modelo da Chevrolet já está à venda em território nacional. Com motor 1.8 16 V de 144 cv de potência e torque de 18,9 kgfm, o Cruze desembarca nas concessionárias com preços que variam entre R$ 65.000 e R$ 83.700. O sedã, que será apresentado oficialmente à imprensa brasileira na próxima semana, na Alemanha, é a aposta da montadora americana para substituir o Vectra em seu portfólio.

A versão de entrada, LT, é oferecida a partir de R$ 65 mil, e traz câmbio manual de seis velocidades, ar condicionado, rodas aro 17 com pneus 225/50, trio elétrico, controle de estabilidade (ESP), freios ABS com EBD e controle de tração. Os interessados podem aproveitar também a oportunidade do test-drive, oferecido em algumas das lojas GM.

É bom também fazer uma pesquisa de preços prévia. De acordo com apuração de Autoesporte, os valores da versão top de linha LTZ, com câmbio automático de 6 velocidades, variam entre R$ 76.900 e R$ 83.700. O preço inclui rodas aro 17 polegadas com design diferenciado, direção assistida, central multimídia com tela de 7" e seis airbags, além, é claro, dos itens disponíveis na versão LT.

Mas quem deseja levar o carro para garagem ainda deverá contar com uma pequena dose de paciência. Segundo funcionários de concessionárias ouvidas por Autoesporte, as compras com pronta entrega só começarão na segunda-feira (9). A maioria das lojas trabalham com pré-venda. O preço do sinal para a reserva é variável, mas pode chegar a 10% do valor total do veículo com entrega prevista para as próximas semanas.




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Carros são o próximo alvo dos hackers, diz criadora de antivírus


Stefan Savage, um dos criadores de vírus capaz de
infectar carros

O surgimento de carros inteligentes - repletos de sensores e com funções comandadas por computadores de bordo mais potentes - faz dos veículos o próximo alvo dos hackers. A afirmação é da desenvolvedora de antivírus McAfee, que divulgou estudo feito em parceria com a criadora de programas móveis Wind River e a Escrypt, que fabrica sistemas de segurança para microcontroladores.

De acordo com o estudo, hackers poderão atacar os sistemas de tecnologia dos carros até para tomar o controle dos veículos, além de rastrear sua localização ou roubar dados de aparelhos que possam se conectar a ele, como smartphones e tablets.

Preocupações de segurança em carros aumentam com a modernização dos veículos, que, em alguns países, possuem sofisticados computadores de bordo. Esta tecnologia permite, por exemplo, que o carro seja capaz de monitorar funções como a pressão dos pneus, a condição de freios e do motor. Há ainda sistemas para distribuição de entretenimento digital para os passageiros e de comunicação entre o telefone celular e o aparelho de som, principalmente para chamadas em viva-voz ou para navegação com auxílio de GPS.

Vírus por música
Em março, um grupo de pesquisadores liderados por Stefan Savage e Tadayoshi Kohno anunciou a publicação de uma pesquisa que mostra maneiras de comprometer a segurança de um automóvel. O meio mais interessante desenvolvido pelos pesquisadores envolve a utilização de um arquivo digital de música que, quando reproduzido no sistema de som do carro, permite a eles executar códigos maliciosos no veículo.

Outros métodos desenvolvidos pelo grupo envolvem a rede Bluetooth, a rede celular e códigos maliciosos em ferramentas de diagnóstico usadas em centros de reparo – um cenário previsto pelo especialista da fabricante antivírus F-Secure Sean Sullivan em entrevista ao G1.

Os especialistas das universidades de Washington e San Diego estão envolvidos com o assunto há pelo menos dois anos. Em 2010, publicaram um artigo mostrando o que era possível fazer tendo um notebook conectado a um computador de bordo de um sistema de carro. No artigo, eles mostraram que era possível controlar o sistema do carro para “desativar os freios, brecar uma roda específica, parar o motor, entre outros”. Nesse primeiro artigo, os pesquisadores já mostraram como seria possível instalar um vírus no carro.

Na pesquisa que está sendo publicada agora, intitulada (em tradução livre) “Análise abrangente e experimental de superfícies de ataque automotivas”, os especialistas mostram como invasores poderiam usar diversas técnicas para realizar o ataque, sem depender de uma conexão direta de um notebook com o carro.

Uma vez infectado, um veículo poderia ser remotamente destravado para facilitar roubos, segundo os pesquisadores. O carro analisado é de 2009, mas nem o fabricante nem o modelo foram informados.