sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Samba da cadeirinha doida


Segurança no transporte infantil é questionada por universidade e motivo de controvérsia entre dois órgãos do governo federal
Imagine um motorista cuidadoso, que respeita a legislação e cuida com carinho da segurança de sua família no automóvel. Sua principal preocupação é com as crianças. Sabe que elas só podem viajar no banco traseiro e com acessórios especiais para acomodá-las.Mas quais são exatamente esses acessórios?A resolução número 277, publicada no início do mês pelo Contran, explica o que utilizar em função da idade das crianças. Bebê Conforto, cadeirinha ou booster (elevador). Mas, entre as disponíveis no mercado, quais as aprovadas?Insegurança A resolução do Contran não entra no detalhe, nem exige que sejam certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). O motivo provável é de que cadeirinhas aprovadas pelo Inmetro no passado - com selinho e tudo - não apresentavam condições de segurança. Uma desmoralização do órgão que deveria zelar pela qualidade do que se comercializa no mercado.Além disso, o Contran prevê o início da fiscalização do equipamento somente dentro de dois anos, ou seja, em junho de 2010.Mas o próprio órgão encarregado da regulamentação do trânsito escorrega na legislação relativa ao transporte de crianças. Elas só podem ser levadas no banco traseiro, por óbvia questão de segurança. Mas o Contran abre exceção no caso das picapes que só têm banco dianteiro: nesse caso, o órgão não se importa que a criança seja exposta a riscos no caso de um acidente. E a resolução 277 não menciona a obrigatoriedade das cadeirinhas no transporte infantil em escolares, coletivos nem táxis.DerrapagemO Inmetro, por outro lado, diz que a certificação das cadeirinhas não era compulsória. Como se isso justificasse que, por ser voluntária, o órgão concedesse ao fabricante o direito de pespegar o selinho de qualidade em equipamentos sem condições.Aliás, num evento promovido em 2006, a Universidade de Campinas (Unicamp) confirmou que várias cadeirinhas fabricadas no Brasil e aprovadas pelo Inmetro eram inseguras. Não foi a única derrapagem do órgão: ao estabelecer padrões questionáveis para a certificação de pneus remoldados, também colocou em risco a segurança do brasileiro.Mas agora os testes são obrigatórios e, a partir de 31 de outubro, o Inmetro vai exigir o selo de certificação em qualquer cadeirinha comercializada no país.É samba do crioulo doido: a Unicamp questiona a qualidade e a segurança do produto certificado. O Contran não exige o selo para que a cadeirinha seja instalada no carro. E o Inmetro diz que só as certificadas poderão ser comercializadas...E então, como é que fica o zeloso pai interessado em acomodar suas crianças com segurança no automóvel?O jeito é comprar uma cadeirinha importada, produzida e certificada num país em que segurança e homologação de equipamentos são levados mais a sério do que no Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou no maior dilema não sei qual cadeirinha comprar devido a essa falta de consideração e organização....

Palpite de Carros disse...

• Abalado pela morte de uma de suas filhas num acidente de trânsito, o engenheiro polonês radicado nos Estados Unidos, Janusz Liberkowski, projetou uma cadeirinha em forma de esfera, que absorve o impacto de uma batida girando, protegendo a coluna e a cabeça da criança. Pelo protótipo batizado de Anecia Survival Safety (Anecia era o nome de sua filha), ele ganhou US$ 1 milhão no programa American Inventor. O engenheiro ainda conseguiu firmar parceria com a empresa Evenflo, que fabrica cadeirinhas, para testar e desenvolver o produto para comercialização. O preço estimado é de US$ 295 (R$ 558). Não existe previsão de venda no Brasil.Alessandra ainda diz que considera o Código bastante deficitário, mas que existe uma disposição dos órgãos responsáveis para alterá-lo. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), há uma resolução em trâmite que especificará quais serão as exigências para o uso da cadeirinha e como deverá ser feita a fiscalização. Não existe previsão de quando a resolução entrará em vigor, mas estima-se, segundo o Denatran, que até o fim do ano o texto esteja pronto.

Palpite de Carros disse...

Guia da Cadeirinha

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança. Entre nesse Link :
http://www.criancasegura.org.br/guia_cadeirinha.asp