quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Novo conceito de telecomunicação

A figura a seguir apresenta a tela principal do sistema
As telecomunicações e a internet em particular acabam de ganhar um novo ingrediente que promete revolucionar o seu uso como um meio universal e aberto de telecomunicação, ou seja, um sistema de comunicação acessível a qualquer usuário da internet, diretamente pelos navegadores, independente do sistema operacional e da necessidade de softwares proprietários.

Trata-se do sistema Vorttice, desenvolvido pela EDUNET, que chega com o firme propósito de concorrer com o atual sistema de telefonia comutada, uma vez que permite a comunicação entre as pessoas diretamente pela internet de uma forma simples, direta e absolutamente inovadora.
Ou seja, da mesma forma que ao digitar um número de telefone você fala com o titular da linha, o Vorttice permite que ao digitar o endereço do titular no navegador, você entre em contato com o mesmo por vídeo conferência, inclusive utilizando dispositivos móveis como um Pocket PC em uma rede Wi-Fi.

A comunicação ocorre diretamente pelos navegadores, onde o titular fica acessível através do seu endereço no sistema (Ex: www.vorttice.com/euler), o qual poderá ainda ser uma simples extensão do seu próprio domínio na internet.

Outro aspecto relevante deste novo modelo e a convergência, decorrente da integração de áudio, vídeo, texto, dados e da possibilidade de interação e colaboração em vários níveis, como a edição de documentos compartilhados, monitoramentos, transferências de arquivos, transferências e desvio de chamadas, compartilhamento de telas, reuniões instantâneas, etc.

Como não demanda nenhuma infraestrutura adicional, o seu custo de implantação e manutenção é muito baixo, permitindo sua exploração e oferta em larga escala pelas empresas provedoras de acesso e de banda larga.

O desenvolvimento do Vorttice foi feito no conceito RIA - Rich Internet Application e utiliza a tecnologia Flash que permite a apresentação simultânea de vários conteúdos e aplicações diretamente na tela do navegador, bem como o redimensionamento e reposicionamento destes conteúdos automaticamente a medida que vão sendo abertos pelo titular.

No entanto, este novo conceito deve ser compreendido como algo mais abrangente que um simples sistema de comunicação, devido ao seu vasto leque de possibilidades de utilização, dentre as quais podemos destacar:
• Comunicação Pessoal
Permite ao usuário ser contactado por qualquer pessoa a partir de um simples terminal de computador conectado a internet.

• Vídeo conferências
Possibilita a realização de reuniões entre várias pessoas simultaneamente sem agendamento prévio.

• e-Learning
Permite ministrar cursos e treinamentos para um número ilimitado de pessoas simultaneamente ao vivo.

• Comunicação Corporativa
Dinamiza a Integração de filiais, setores e unidades da empresa, de forma gerenciada e restrita ao ambiente corporativo, sem limites para a comunicação e capacitação.

• Atendimento a clientes
Personaliza e humaniza o atendimento de clientes, para realização de vendas, divulgação, atendimento, suporte e estruturado como contact center.

• Telemedicina
Permite a realização de conferências médicas, diagnósticos, monitoramento e análise de exames a distância.

• Comunicação em áreas remotas
Através de sinais transmitidos por satélites, permite a comunicação em áreas rurais e remotas.

• Monitoramento
Pode ser utilizado como sistema de monitoramento de ambientes e fica acessível para o titular em qualquer computador.
Para fazer um teste do sistema basta acessar o endereço: www.vorttice.com/contato, o que permitirá compreender melhor este novo conceito e as possibilidades que o mesmo oferece.

Comentários

Os sistemas de telecomunicações têm sido alvo de diversos melhoramentos resultantes de novas tecnologias e de novos conceitos de serviços, notadamente no âmbito da telefonia celular, pela grande penetração que o conceito de mobilidade trouxe, e no âmbito da telefonia fixa, pela nova onda que a tecnologia VoIP está trazendo ao secular serviço de Voz comutada.

Adicionalmente, com o advento crescente da Internet e das Redes IP, a oferta de serviços convergentes parece ser um fato inquestionável, na medida em que expansões ou atualizações das redes de voz e dados tem sido feitas usando o novo conceito de redes NGN (Next Generation Networks).

Neste contexto, o surgimento de um serviço com o conceito contido no sistema Vorttice parece estar bastante alinhado com a oferta de serviços convergentes, onde dados, voz e imagen podem ser apresentados e/ou compartilhados numa mesma seção de "comunicação" entre 2 ou mais pessoas.

Maiores informações sobre os sistema Vorttice podem ser obtidas através do contato:

EDUNET
R. Carlos Henrique Lange, 110 – Pampulha
CEP.: 31370-010 - Belo Horizonte/MG
Fone: +55 (31) 3496-5444
e-mail: edunet@edunet.com.br
Videoatendimento: www.vorttice.com/contato
Site: http://www.vorttice.com/

Nenhum comentário: