sábado, 14 de fevereiro de 2009

MyKey, a chave BBB


Novidade da Ford permitirá pais controlarem filhos na direção

Nem muito rápido nem muito alto. A invenção da Ford para 2009 já está causando polêmica. Alguns carros da companhia estarão preparados para reconhecer dois tipos de chave. Uma, comum; outra, destinada aos adolescentes.A novidade, apresentada nos Estados Unidos, chama-se MyKey (do inglês, “minha chave”), uma chave especial que permitirá aos pais controlarem o volume do som e a velocidade do carro pilotado pelos filhos. Em 2010, MyKey será padrão na linha Focus, estendendo-se, depois, para outros modelos da fabricante. Em pesquisa realizada pela fabricante, pais americanos disseram que se sentiriam mais seguros em entregar o carro aos filhos se pudessem monitorá-los ao volante. A solução da Ford, segundo seus idealizadores, não pode evitar que se dirija mal, mas permitirá que os pais não tenham tanta dor de cabeça ao emprestar o carro.

O sistema terá as seguintes funcionalidades:

- O limite de velocidade será 80 milhas (aproximadamente 120 km/h). Os pais não terão como modificar essa restrição, já que em alguns estados a velocidade mínima é de 75 milhas.

- Para que a música não desvie a atenção, o motorista poderá usar apenas 44% da potência do áudio.- Se o cinto de segurança não estiver colocado, o áudio não funciona.- Não é possível desativar sistemas de segurança do veículo.

- O condutor recebe alerta de falta de combustível.Alguns especialistas estão criticando o uso da tecnologia, pois acreditam que, com uma espécie de chave babá, os pais irão delegar a terceiros uma responsabilidade que são deles.

- Para os donos dos carros que apóiam a iniciativa, entretanto, a obediência do motorista seria uma forma de se conquistar a tão valorizada confiança.

Nenhum comentário: