quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Melhor custo/benefício - Caro em conta


Único item de série do Fiesta é conta-giros; já o Palio ELX tem direção hidráulica, faróis de neblina e até computador de bordo

O novo Fiat Palio ELX 1.0 é medalha de ouro na segunda reportagem da série que aborda a melhor relação custo/benefício de cada modelo, nos diversos segmentos. Depois dos compactos de entrada (reportagem publicada em 15 de novembro), os selecionados são seus substitutos, ou seja, em quase todos os casos, trata-se de modelo reestilizado ou de geração superior ao compacto hatch de entrada da marca. Foram escolhidas as versões com motor 1.0 e modelos de quatro portas (já que alguns dos selecionados não são fabricados com duas portas) e levados em consideração o preço sugerido (tabela) do carro básico e o valor obtido depois de equipado com opcionais e/ou pacotes equivalentes. No páreo, do menor para o de maior custo quando básicos: VW Novo Gol, Chevrolet Corsa Joy, Renault Sandero Authentique, Ford Fiesta, Fiat Palio ELX e VW Fox (aqui enquadrado pela faixa de preço).

. Melhor custo/benefício entre R$ 23 mil e R$ 29 mil - Peladinho com conteúdo

Campeão
Por ter o maior número de itens de série, inclusive alguns dos mais pedidos nesta faixa, o Palio ELX foi tomado como base e subiu do quinto para o primeiro lugar, quando os demais modelos foram "montados" com os principais equipamentos que o carro já tem: direção hidráulica, tacômetro (conta-giros), limpador e lavador do vidro traseiro, brake-light (terceira luz de freio), preparação básica para som (fiação dianteira e traseira mais cabo para antena) e cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos, além de faróis de neblina e computador de bordo (que marca distância, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), estes dois últimos, itens que alguns dos outros não têm nem na lista de opcional.

. Não compre no escuro - Fiat Palio
. Palio ELX 1.4 Flex - Modelito da hora
. Palio 1.0 ELX flex x Fiesta 1.0 First flex - Duelo de prematuros

O único equipamento somado ao preço do Palio foi o desembaçador do vidro traseiro, no valor de R$ 309. É importante observar ainda que, na composição de preço de alguns dos demais, foi obrigatório somar travas e vidros dianteiros elétricos. Mas, mesmo que tais opcionais fossem somados ao preço do Palio (R$ 713), ele ainda ficaria na frente do segundo colocado, que é o Novo Gol. Finalmente, o compacto ganha pontos na segurança: é o único que oferece, de série, três apoios de cabeça no banco traseiro. Os outros concorrentes só têm dois e o terceiro nem como opcional.

5/8/08, 30/6/08 e 18/9/08
Depois de "montado", como os demais, Gol perde uma posição, mas é o segundo colocado. Renault Sandero tem banco traseiro com encosto rebatível e trava para crianças. 207 1.4 é o mais equipado entre os de maior cilindrada, e é vice

Prata
A princípio de menor custo, o Novo Gol perde apenas uma posição depois de equipado com todos os itens selecionados, para o que é preciso acrescentar sete pacotes (módulos Comfort I e II, Funcional II, I-System, Kit IV, Light e preparação para som), levando-se junto equipamentos como travas e vidros elétricos dianteiros e coluna de direção regulável e preparação para som mais completa. Destaque para o banco do motorista, que já vem, de série, com ajuste de altura.

. Não compre no escuro - Volkswagen Gol
. VW Gol Trend 1.0 Flex - Desempenho limitado
. VW Gol 1.6 Total Flex Trend - Mexeram no campeão

Bronze meia-boca
O terceiro lugar é do Corsa, que, de Joy, vira Maxx (versão superior). Dos itens selecionados, a versão básica já tem os cintos retráteis de três pontos atrás (laterais) e o conta-giros. Já na Maxx, vêm direção hidráulica, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e previsão para som. Faróis de neblina, computador de bordo e brake-light não são mencionados como possíveis opcionais. Por isso, não há como mensurar quanto custaria se equipado como os dois primeiros colocados.

. Chevrolet Corsa 1.4 Premium - Parece mais do que é
. Chevrolet Corsa 1.4 X Fiat Palio 1.4 - Briga de compactos

Nem com pacote
Como o Corsa, o Renault Sandero precisa "subir" de versão, passando da Authentique para a Expression para ser possível, em especial, equipar o carro com direção hidráulica. Além disso, dos itens selecionados passa a ter desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e brake-light. De série, já tem conta-giros, preparação para som e cintos de segurança traseiros laterais retráteis de três pontos. Para equipar o modelo com faróis de neblina e computador de bordo, só na versão 1.6 8V Privilège, que está em outra faixa de preço e motorização.

. Renault Sandero 1.6 16V Privilège - O bonito da família
. Renault Sandero 1.6 8V Privilège - De olho no velocímetro
. Renault Sandero Expression 1.0 16V Flex - Fôlego no limite
. Renault Sandero 1.6 Privilège x VW Fox 1.6 Route - Espaço e versatilidade

Mais caro
Embora, no mercado, seja um dos modelos em que são praticados mais descontos (o que o deixa vivo na disputa), o Fiesta é o modelo que fica mais caro depois de equipado, levando-se em conta o preço sugerido (tabela). E, ainda assim, também sem a opção de computador de bordo e faróis de neblina. De série, tem apenas conta-giros. Ao ser equipado com os demais itens, no entanto, vêm junto travas e vidros dianteiros elétricos.

. Ford Fiesta Trend 1.0 flex - Álcool não faz efeito
. Ford Fiesta 1.6 Flex - Retoque no visual
. Palio 1.0 ELX flex x Fiesta 1.0 First flex - Duelo de prematuros

Conteúdo
Depois do lançamento do Novo Gol, a VW passou a equipar o Fox, de série, com direção hidráulica, desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro, além dos cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos e conta-giros, equipamentos que, para muitos consumidores, já são suficientes e dariam uma posição a mais no ranking para o Fox (veja no quadro o preço do modelo básico). No entanto, se houver a intenção de acrescentar os demais itens (exceto computador de bordo, que não existe como opcional), o preço sobe bastante, e o Fox só ganha do Fiesta.

. VW Fox Route 1.0 - Praticidade com firmeza
. Renault Sandero 1.6 Privilège x VW Fox 1.6 Route - Espaço e versatilidade

Veículos Preço do modelo básico (4p) Preço do modelo equipado*
VW Novo Gol 1.0 R$ 29.490 R$ 34.195
Chevrolet Corsa Joy 1.0 R$ 31.629 R$ 34.229**
Renault Sandero Authentique 1.0 16V R$ 31.340 R$ 34.640**
Ford Fiesta 1.0 R$ 32.100 R$ 36.400**
Fiat Palio ELX 1.0 R$ 32.670 R$ 32.979
VW Fox 1.0 R$ 34.400 R$ 35.575**

Obs.: Os preços referem-se ao valor sugerido (tabela) pelos fabricantes, para o carro com pintura sólida, podendo haver alteração, conforme promoções praticadas pelas concessionárias e/ou bônus oferecidos esporadicamente pelas montadoras. No site de cada marca, é possível encontrar a lista completa de itens de série e opcionais. *Foram considerados os seguintes equipamentos, quando oferecidos como opcional pela marca: direção hidráulica, conta-giros, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, brake-light, preparação básica para som e cintos de segurança laterais traseiros retráteis, além de faróis de neblina e computador de bordo. Em alguns casos, o preço sobe muito porque é preciso adquirir outros equipamentos, em pacotes. **Não têm todos os equipamentos selecionados.

Pouca diferença
Quando a motorização é superior a 1.0 e o preço beira os R$ 40 mil, o Fiat Palio continua liderando, seguido pelo Peugeot 207 que já tem, inclusive, ar-condicionado

Dos compactos com motorização superior a 1.0 - 1.4 ou 1.6, conforme o que é vendido pelo fabricante -, o mais equipado é o Peugeot 207 1.4, que já tem de série, entre outros componentes, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, além dos itens já discriminados para o Palio (exceto faróis de neblina e computador de bordo). Mesmo assim, o Fiat Palio ELX 1.4, quando equipado com o trio mais cobiçado pelo consumidor nesta faixa dos R$ 40 mil, ainda é o de melhor relação custo/benefício. Além disso, no caso de quem mora em Belo Horizonte e pretende comprar um 207, é quase obrigatório pagar mais R$ 850 pela pintura metálica, pois a única opção sólida é o branco. Ainda assim, o 207 fica em segundo lugar.

. Peugeot 207 XR 1.4 Flex - De europeu, só a cara

Confira o ranking, estabelecido com duas colunas distintas, considerando-se os veículos com pintura sólida. Opção intermediária: conta-giros, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, brake-light, preparação básica para som, cintos de segurança laterais traseiros retráteis, direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos. Modelo equipado: mesmos itens da 1.0, mais faróis de neblina e computador de bordo, considerados à parte, já que nem todos os veículos os têm.

Veículos Preço básico (R$) Preço intermediária (R$) Preço equipado (R$)
NW Novo Gol 1.6 4p 32.980 40.290 41.305
Renault Sandero Authentique 1.6 8V 33.340 40.840 (Expression+Pack) 42.640 (Privilege)
Chevrolet Corsa Maxx 1.4 4p 33.699 40.349 (Premium+ar)* 42.649
Fiat Palio ELX 1.4 4p 34.590 38.452 38.452
Ford Fiesta 1.6 4p 35.765 41.452 48.355**
Peugeot 207 XR 1.4 4p (branco) 39.290 39.290 41.090/44.800**
VW Fox Plus 1.6 4p 39.730 44.970 44.970

Obs.: Modelos com motorização superior a 1.0 (1.4 ou 1.6), de acordo com o que é comercializado por fabricante. A relação custo/benefício analisa apenas preço e componentes, sem entrar no mérito da motorização do veículo, já que o fabricante oferece motor 1.4 ou 1.6. O Peugeot 207 é o único com as duas opções. Não há computador de bordo para Corsa, Fiesta e Fox. *Não tem brake-light. **Necessário para o acréscimo dos faróis de neblina, que, porém, poderiam ser instalados nas concessionárias por cerca de R$ 400. *** Primeiro valor se refere à versão XRS, somente com faróis de neblina; o segundo, à XS, com motor 1.6, que tem computador de bordo. A pintura metálica do 207 custa R$ 850.

Nenhum comentário: