segunda-feira, 30 de março de 2009

Não compre no escuro - Raposa barulhenta "Fox"

Especialistas apontaram os defeitos mais recorrentes no VW Fox. A novidade desta edição é que a série passa a listar o histórico de recalls dos modelos analisados

Eduardo Rocha/RR
Modelo de quatro portas do compacto chegou ao mercado em 2004, cinco meses após o lançamento
A sétima edição da série "Não compre no escuro" analisa o Volkswagen Fox. O objetivo é auxiliar o leitor na compra de um usado e também ajudar quem já tem o modelo analisado a montar um plano de manutenção para seu carro. Além de apontar os principais defeitos apresentados pelos veículos quanto à mecânica, elétrica, projeto, carroceria, acabamento e ruídos, os especialistas informam o custo médio para estes reparos.

Veja como deve ficar o visual do Fox 2009!

O Fox foi lançado no Brasil em 2003. O projeto, 100% nacional, tinha como conceito principal a criação de um carro desenvolvido de dentro para fora, beneficiando os passageiros. Inicialmente, o Fox foi disponibilizado com as motorizações 1.0 e 1.6, ambos 8V, a gasolina ou flex. O 1.0 tinha 71 cv, quando abastecido com gasolina, e 72 cv, com álcool, enquanto o propulsor 1.6 com 101 cv (gasolina) e 102 cv (álcool).

. VW Fox Route 1.0 - Praticidade com firmeza
. Renault Sandero 1.6 Privilège x VW Fox 1.6 Route - Espaço e versatilidade

As versões com quatro portas chegaram ao mercado no ano seguinte, cinco meses após o lançamento do modelo. Atualmente, os motores alimentados exclusivamente a gasolina deixaram de ser fabricados. Mas se a grande novidade de 2004 foi a chegada da versão CrossFox, com suspensão elevada e elementos que remetem ao espírito aventureiro, como estepe na tampa traseira, estribos laterais e rack no teto. Em 2007, o modelo ganhou um novo conjunto de grade e pára-choque. Em abril, a VW lançou, já como linha 2009, os novos motores 1.0 de 72 cv (g)/76 cv (a) e 1.6 VHT de 101 cv (g)/104 cv (a).

Problemas e orçamento
Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press
CrossFox tem visual diferenciado, suspensão elevada e estepe na tampa traseira. Plástico usado no acabamento tem aspecto ruim. Suporte do estepe é fixado em local frágil. VW colocou adesivo ensinando a rebater banco traseiro. Novo motor 1.0 é mais forte

MECÂNICOS
Cabos e velas se desgastam prematuramente
Troca dos cabos e velas: R$ 220

Buchas plásticas dos leques dianteiros folgam com freqüência
Troca das buchas: R$ 200

Pastilhas e discos de freio se desgastam rapidamente
Troca das pastilhas e discos: R$ 300

ELÉTRICOS
Alguns modelos apresentaram falhas de ignição pela manhã e perda do reconhecimento de combustível pela central
Adaptação do combustível via scanner: R$ 120

Hodômetro se apaga
Reparo do painel: R$ 180

Defeito no interruptor de freio faz a luz da injeção eletrônica se acender
Troca do interruptor: R$ 70
Diagnóstico: R$ 60

Mal contato no conector do corpo de borboleta faz o carro perder aceleração e acender a luz da injeção eletrônica
Troca ou limpeza do conector: R$ 130

LATARIA/CARROCERIA
Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Isolamento contra entrada de poeira é ruim
Braço de sustentação do estepe é preso em local frágil

PROJETO
Direção mecânica é excessivamente pesada
Adaptação de direção hidráulica: R$ 1.800

ACABAMENTO
Plástico do painel e de outros componentes é frágil

RUÍDOS (causados por)
Pára-choques são frágeis e mal fixados
Capô desnivelado
Painel mal isolado e com péssima sustentação
Forração das portas é grande para o tipo de fixação adotada
Fechaduras têm lubrificação ruim
Máquinas dos vidros (manual e elétrico) apresentam folgas
Bancos não apresentam boa resistência ao peso, fazendo com que apareçam folgas nos trilhos
Tampa do porta-mala sai de fábrica com regulagem inadequada

A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200

RECALLS
Calibração da unidade de comando do motor para evitar endurecimento do pedal de freio, fazendo com que o veículo não pare
Início: 16 de dezembro de 2008

. Volkswagen anuncia recall de Fox, Gol e Voyage

Substituição da lanterna traseira esquerda (veículos equipados com faróis de neblina de série acoplados à lanterna traseira)
Início: 24 de novembro de 2008

Instalação de um kit de peças, adesivos e complementos informativos para evitar mutilação do dedo ao tentar rebater o banco
Início: 3 de junho de 2008

. Volks anuncia recall de 293 mil Fox a partir desta terça

Verificação da galeria de combustível e troca da peça, que pode apresentar fissura, provocando vazamento de combustível
Início: 15 de agosto de 2006

Instalação de nova versão do software dos motores. Para Fox existe risco de superaquecimento do motor
Início: 29 de maio de 2006

Substituição do sistema de fechamento do capô dianteiro, que pode abrir com o veículo em movimento
Início: 29 de março de 2004

Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Marcha Livre (31-3481-3200);
Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

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