quarta-feira, 25 de março de 2009

Pintura de carro se refaz com luz do sul

Pintura de carro se refaz com luz do sol

Sabia que, no futuro, pode acontecer de um raio de sol ser capaz de reparar a tinta do seu carro? Segundo publicação recente na revista Science, um estudo feito por cientistas da Universidade do Sul de Mississippi prevê a fabricação de um novo material que, através de reações químicas provocadas pela luz ultravioleta, pode se regenerar sozinho, ficando como novo.

O segredo do material, afirmam os estudiosos, está em moléculas feitas de quitosana, uma substância natural que se deriva de conchas e cascas de crustáceos como os camarões, e utilizada comercialmente em muitas dietas de emagrecimento. Quando acontece um arranhão ou ruptura no material, que é um poliuretano, a luz ultravioleta pode produzir uma reação química que repara o dano.

Os cientistas conseguiram desenhar moléculas capazes de unir oxetano (moléculas com forma de anel) com a quitosana, acrescentando essas moléculas a uma mistura normal de poliuretano. Os riscos na camada de poliuretano dessa mistura podem partir os anéis de oxetano, deixando radicais da molécula livres para reagir quimicamente. Com a luz ultravioleta do Sol, as moléculas de quitosana dividem-se em duas, unindo os radicais reativos do oxetano.

Estes materiais são capazes de se ‘auto-repararem’ em menos de uma hora e podem ser utilizados em muitas aplicações de revestimento, como, por exemplo, nas indústrias de transporte, embalagens, moda e biomedicina, explicou o professor Marek Urban, diretor da escola de polímeros e materiais de elevado rendimento da Universidade, um dos autores do estudo.

Nenhum comentário: