terça-feira, 17 de março de 2009

Prova do conta-gotas

Testamos, na prática, o consumo de Mille Economy, Gol Trend, Corolla e Fit
O pão-durismo está em alta. Na apresentação do Mille Fire Flex Economy, a Fiat anunciou que o carro faz 22 km/l. Depois veio a Volkswagen, afirmando que o novo Gol atingiu a média de 21 km/l, em uma viagem de São Paulo a Goiás. A Fiat chamava atenção para as melhorias introduzidas no modelo para torná-lo mais limpo e econômico (para atender a nova fase do Proconve), enquanto a VW quis destacar a autonomia do Gol com seu tanque de combustível de 55 litros. “Percorremos a distância de 1167,1 quilômetros sem parar para abastecer, saindo de São Paulo, capital, e chegando a Vila Boa, depois de Brasília”, afirmou a VW. Aplausos para os dois. Mas quem será, de fato, o mais econômico? Para tirar essa história a limpo, reunimos a dupla Mille e Gol e ainda chamamos outros conhecidos sovinas em nossos testes – Honda Fit e Toyota Corolla – para um tira-teima. O Fit tem no currículo a média de 16,0 km/l, na estrada, enquanto o Corolla exibe uma vistos a média de 17,8 km/l.
Diferentemente do que fazemos na pista, onde usamos um método-padrão para uniformizar a avaliação de todos os carros que testamos, optamos por uma metodologia parecida com a anunciada pela VW. Ou seja: rodar em estrada, com suas retas, curvas, desníveis e imprevistos de trânsito. Para que a situação não escapasse de nosso controle, porém – o que poderia prejudicar a avaliação –, criamos alguns procedimentos pelos quais todos os carros deveriam passar.
A preparação dos carros consistiu na calibragem dos pneus segundo as especificações das fábricas e no esgotamento de todo o combustível. O reabastecimento foi feito com gasolina comum, proveniente da mesma bomba – já as fábricas utilizaram combustível-padrão, o mesmo que elas usam no esenvolvimento de seus carros, fornecido pela Petrobras.
Como nosso objetivo era conseguir os melhores números de consumo, saímos à noite, quando o movimento nas ruas de São Paulo está mais tranqüilo e a temperatura ambiente oscila menos. O ponto de partida e de chegada foi o posto de gasolina onde a revista abastece os carros, próximo do prédio da EditoraAbril. Rodamos pela Marginal Pinheiros e Rodovia dos Bandeirantes. Os carros formaram um comboio, alterando as posições na fila e trocando de motorista, em pontos específicos. A velocidade de referência era de 80 km/h e foi controlada pelo motorista que seguia na frente do comboio, auxiliado pelo equipamento de teste V-Box, que trabalha balizado por satélites.
Transportando apenas os motoristas, os carros percorreram uma distância total de 233,5 quilômetros, com a média de 77,7 km/h (a Volkswagen fez uma média de 75,53 km/h e o carro levava dois ocupantes). Ao fim do teste, reabastecemos os veículos para ver quanto eles haviam consumido. O mais econômico foi o Mille, com a média 20,12 km/ l. O Gol ficou em segundo, com 17,96 km/l, tecnicamente empatado com o Corolla, com 17,29 km/l. O Fit ficou em quarto, com 15,77 km/l.
O rendimento de cada um só foi checado no fim. Mas, durante o teste, os carros nos davam algunssinais de seu desempenho. O Fit, por exemplo, era o que mantinha o giro do motor mais elevado, rodando a 80 km/h em quinta marcha. Seu conta-giros marcava 2600 rpm. O Gol veio em seguida, com2500 rpm na mesma condição. O Corolla, por sua vez, esbanjava fôlego, com seu motor girando a2000 rpm, em velocidade constante. O Mille não tinha conta-giros, mas, em compensação trazia umindicador de consumo que a 80 km/h em quinta marcha indicava a condição de uso econômico.
Nossas marcas de consumo não repetiram as das fábricas. Nem poderiam, pois foram obtidas em condições diferentes. Mas consagram os quatro modelos como autênticos cães de guarda do bolso de seus donos, uma fidelidade posta gota a gota.

O Corolla era o que tinha a rotação mais baixa.

Ficha Técnica
Motor: flex, 4 cilindros, 1 794 cm³, DOHC, VVT-i (comando de válvulas variável), 132/136cv a 6000 rpm, 17,3/17,5 mkgf a 4200 rpmCâmbio: automático, 4 marchas, ECT (controle eletrônico que analisa as condições de uso), tração dianteiraDimensões: peso, 1 230 kg; tanque de combustível, 60 litros; pneus, 205/55 R16




No Fit, o giro esteve sempre lá no alto.

Ficha Técnica
Motor: flex, 4 cilindros, 1 339 cm³, i-DSI (dupla ignição seqüencial), 80/83 cv a 5 700 rpm, 11,8/12,2 mkgf a 2 800 rpmCâmbio: manual, 5 marchas, tração dianteiraDimensões: peso, 1 056 kg; tanque de combustível, 42 litros; pneus, 175/65 R14.


Gol Trend À noite, condição ideal de trânsito para nosso teste.


Ficha Técnica
Motor: flex, 4 cilindros, 999 cm³, 72/76 cv a 5250 rpm, 9,7/10,6 mkgf a 3850 rpmCâmbio: manual, 5 marchas, tração dianteiraDimensões: peso, 934 kg; tanque de combustível, 55 litros; pneus, 175/70 R14

Não há conta-giros, mas o econômetro ajuda no Mille Economy.

Ficha Técnica
Motor: flex, 4 cilindros, 999 cm³, 65/66 cv a 6 000 rpm; 9,1/9,2 mkgf a 2 500 rpmCâmbio: manual, 5 marchas, tração dianteiraDimensões: peso, 830 kg; tanque de combustível, 50 litros; pneus, 165/70 R13

RANKING DA ECONOMIA
1º MILLE ECONOMY - 20,12 km/l (média)
2º GOL 1.0 TREND - 17,96 km/l (média)
3º COROLLA XEi 1.8 - 17,29 km/l (média)
4º FIT 1.4 LXL FLEX - 15,77 km/l (média)

DICAS PARA GASTAR MENOS
• Não aqueça o motor nem acelere o carro parado
• Mantenha a velocidade uniforme e evite acelerações e frenagens bruscas
• Procurar antever as situações do trânsito – semáforos, engarrafamentos – é uma excelente medida de contenção
• Use as marchas adequadas, deixando o motor trabalhar na faixa de torque ideal para a economia, sem prejudicar a segurança

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