
O airbag será obrigatório a partir de 2014 e tudo caminha para que o freio ABS também seja item de série nos carros brasileiros em 2010. Assim, a tendência é que o assunto não saia da boca dos motoristas nos próximos meses, o que deve trazer à tona velhos mitos sobre os dois equipamentos. Vamos falar de alguns deles:
* O airbag pode se abrir se alguém chutar o para-choque ou bater nele com um taco de beisebol?
NÃO. Para o airbag de um carro parado abrir, ele teria de sofrer uma colisão muito forte de outro veículo em alta velocidade.
* O airbag é uma almofada de ar que fica inflada depois do acidente?
NÃO. Isso só acontece em filmes. Na verdade, o airbag é programado para abrir em menos de 0,1 segundo para logo na sequência se esvaziar.
* Airbag tem prazo de validade?
EM TERMOS. Várias montadoras recomendam que o airbag passe por uma inspeção 10 ou 15 anos depois da fabricação, para aferir a precisão do sistema. Mas em casos de enchente é bom mandar o carro para a concessionária para saber se o equipamento não foi afetado.
* O ABS reduz o espaço de frenagem?
NÃO NECESSARIAMENTE. Em geral o espaço de frenagem na pista seca é até maior, mas sua grande vantagem é que ele mantém o automóvel sob controle do motorista. Num carro sem ABS, se você frear forte, as rodas travam e o veículo segue em frente, mesmo que vire o volante. Com o ABS, você pode pisar fundo e ao mesmo tempo desviar do obstáculo. Já no piso molhado, você de fato consegue reduzir o espaço de frenagem, além de manter o controle.
* O pedal do freio trepida quando o ABS está funcionado?
SIM. Esse é um comportamento normal. Por isso é comum alguns motoristas pisarem forte no freio e, ao sentir o pedal vibrando, aliviar a pressão. Isso é errado, pois reduz a eficiência do sistema. O correto é manter o pé no fundo até escapar do perigo.
Por falar em mitos, clique no vídeo acima para ver como as pessoas ainda confundem as bolas na hora de falar de airbag. E aproveite dê umas boas risadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário