terça-feira, 7 de abril de 2009

Recalls em andamento no Brasil

NOVOS

Ferrari
Modelos envolvidos: F430 Spider (21 unidades).
Motivo: Instalação de isolante térmico da mangueira hidráulica da capota.
Início: 5 de março de 2009.
Término: 4 de setembro de 2009.

Fiat
Modelos envolvidos: Punto 1.4, 1.4 ELX, 1.8 HLX, 1.8 Sporting, chassis de 1000159 a 1064253, fabricados de 25 de junho de 2007 a 3 de novembro de 2008.
Motivo: Substituição do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro. Falha no processo de fabricação pode comprometer seu funcionamento.
Início: 4 de março de 2009.
Término: 3 de setembro de 2009.

Citroën
Modelos envolvidos: C4 Grand Picasso 08/08 (chassis de VF7UARFJ28J076198 a VF7UARFJ28J103533) e 08/09 (de VF7UARFJ29J000661 a VF7UARFJ29J000800).
Motivo: Substituição do módulo eletrônico CSM (Central de Serviços do Motor), pois falha no componente pode provocar anomalias no funcionamento de outros equipamentos.
Início: 5 de março de 2009.
Término: 4 de setembro de 2009.

Peugeot
Modelos envolvidos: 407 Sedan e SW ,2.0 16V e 3.0 V6, 08/08 e 08/09 (chassis de VF36DRFJ28L004445 a VF36DRFJ28L004542; de VF36DRFJ29L000114 a VF36DRFJ29L000517; VF36DXFVU9L000154; de VF36ERFJ29L000431 a VF36ERFJ29L000443; de VF36EXFVU9L000155 a VF36EXFVU9L000566).
Motivo: Substituição do módulo eletrônico CSM (Central de Serviços do Motor), pois falha no componente pode provocar anomalias no funcionamento de outros equipamentos.
Início: 5 de março de 2009.
Término: 4 de setembro de 2009.

Honda
Modelos envolvidos: motocicletas CG125 FAN 2009, versões KS (chassis de 9C2JC41109R000001 a 9C2JC41109R008398) e ES (de9C2JC41209R000001 a 9C2JC41209R007389).
Motivo: Substituição do tubo de combustível. Pode haver vazamento, com risco de acidente.
Início: 5 de março de 2009.
Término: 5 de setembro de 2009.

ANTIGOS

Ford
Modelos envolvidos: Cargo, de 17 a 63 toneladas, 2005 a 2009, chassis de 6BB59024 a 9BB31588.
Motivo: Substituição do tubo do servo-atuador da embreagem. Há risco de vazamento de fluido, causando dificuldade na troca de marchas e até risco de incêndio.
Início: 25 de fevereiro de 2009.
Término: 26 de agosto de 2009.

Modelos envolvidos: Fiesta hatch e Sedan ano/modelo 2008 (chassis 9BFZF10A088259384, 9BFZF10A488259985, 9BFZF10A488260215, 9BFZF10A488270243, 9BFZF10A488270369, 9BFZF10A488270372, 9BFZF10A588270283, 9BFZF10A588270378, 9BFZF10A788270382, 9BFZF16PX88216196, 9BFZF20A188255270, 9BFZF20A488208234, 9BFZF20A688208235, 9BFZF26P088256471, 9BFZF26P788209969, 9BFZF26P788209972, 9BFZF26P788256239, 9BFZF26P788256242, 9BFZF26P888253852, 9BFZF26P888256475). Vinte unidades.
Motivo: Substituição da travessa inferior da suspensão dianteira. Pode haver danos estruturais em seus braços inferiores, ocorrendo perda do controle direcional e causando acidente.
Início: 23 de dezembro de 2008.
Término: 22 de junho de 2009.

Modelos envolvidos: novo Ka (chassis até 9BFZK03PX9B054990), unidades fabricadas até 31 de julho de 2008.
Motivo: Reparo no tubo de freio no compartimento do motor, pois pode haver fissuras, que levarão à perda de eficiência de frenagem.
Início: 18 de dezembro de 2008.
Término: 17 de junho de 2009.

Mitsubishi
Modelos envolvidos: Outlander 2007 e 2008, chassis de 00818 a 01618.
Motivo: Substituição do interruptor de freio. Contaminação com graxa pode ocasionar isolamento nos contatos, com falha na sinalização e risco de colisão traseira.
Início: 2 de fevereiro de 2009.
Término: 1º de agosto de 2009.

Subaru
Modelos envolvidos: utilitário-esportivo Tribeca 3.6, unidades produzidas de 18 de fevereiro a 1º de dezembro de 2008 (chassis de 4S4WXFLU58S017879 a 4S4WFLU58S018552 e de 4S4WFLU59S023065 a 4S4WFLU59S025459).
Motivo: Verificação da instalação do sistema eletrônico de controle de estabilidade, que pode estar incorreta, deixando o veículo instável.
Início: 5 de janeiro de 2009.
Término: 5 de junho de 2009.

Modelos envolvidos: Tribeca 3.6 (produzidos de 14 de março a 15 de agosto), chassis entre 4S4WXFLU58S017879 e 4S4WXFLU58S018552; entre 4S4WXFLU59S023065 e 4S4WXFLU59S024339.
Motivo: Substituição dos braços de ancoragem lateral da suspensão traseira por uma nova peça de número 20250XA060-KAI. Foi detectada a possibilidade de quebra do braço, podendo ocasionar a perda do controle, com risco de acidente.
Início: 14 de novembro de 2008.
Término: 13 de maio de 2009.

VW
Modelos envolvidos: Fox 1.0 2009 (chassis de 94 000001 a 94 109465), Novo Gol e Voyage 1.0 2009 (de 9P 000001 a 9P 046800; de 9T 000001 a 9T 185645).
Motivo: Calibração da unidade de comando do motor para evitar endurecimento do pedal de freio, fazendo com que o veículo não pare.
Início: 16 de dezembro de 2008.
Término: 15 de junho de 2009.

Modelos envolvidos: Gol geração quatro, 2006 a 2009, chassis de 6P 000001 a 9P 089713 e de 6T 000001 a 9T 124539; Polo hacth, 2007 a 2009, de 7P 000001 a 9P 025614; Golf, 2008 e 2009, de 84 000001 a 94 015426; SpaceFox, 2006 a 2009, de 6A 000001 a 9A 324240; Novo Gol, 2009, de P 000001 a 9P 033973 e de 9T 000001 a 9T 153456; Voyage, 2009, de 9T 000001 a 9T 153085.
Motivo: Substituição da lanterna traseira esquerda (veículos equipados com faróis de neblina de série acoplados à lanterna traseira).
Início: 24 de novembro de 2008.
Término: 23 de maio de 2009.

GM
Modelos envolvidos: Celta e Prisma 2009 (chassis de 9G138224 a 9G185329) e Classic 2008 e 2009 (de 8B307184 a 8B315362; de 8R327355 a 8R343914; de 9B100113 a 9B169983; de 9R100030 a 9R117246), produzidos de 1º de junho a 16 de agosto de 2008.
Motivo: Verificação e substituição do fecho do cinto de segurança dos bancos dianteiros.
Início: 5 de dezembro de 2008.
Término: 4 de junho de 2009.

TRW
Modelos envolvidos: Peças de reposição para caminhões e ônibus (terminais aplicados em barras de direção e ligação; barras de direção e barras de ligação, adquiridos no mercado de reposição a partir de 12 de novembro de 2007). As peças fabricadas de 12/11/07 a 6/12/07, com código de data de fabricação de quatro dígitos de 3167 a 3407, deverão ser substituídas.
Produtos de reposição envolvidos: Terminais TE.2203 (LE) e TE.2211 (LD) usados nos caminhões e ônibus Ford B 1618 e 1621; Cargo 1113 a 4031; F 13000 e 22000; e VW 12140 a 16220; 15180CO, 16010CO, 16180CO/COF, 16210CO, 17210CO. Barras de direção BDE1929 usados em veículos Scania T 112, 112E, 112H, 112M, 113, 142, 142E e 143. Barras de ligação BDE2154 também usadas nos Scania F/L/K 94 e 124. Terminal TE.1934..R dos Scania T 112, 112E, 112H, 112M, 113, 142, 142E e 143; R 112, 112E, 112H, 112M, 113, 142, 142E e 143; F/L/K/S/LS 112, 112TL, 113 e 113TL; e Mercedes-Benz L/LS 1924 a 2638. Terminal TE.2155 dos Scania 94H, 94I, 94J, 114, 124, 124E e 124I; F/K/L/P 94 e 124.
Motivo: As peças devem ser verificadas e substituídas, pois pode ocorrer a soltura dos terminais, com risco de perda de dirigibilidade e acidente. Para orientações sobre o serviço, deve-se entrar em contato com a empresa, em horário comercial, pelo número 0800 727 8510, ou pelo site www.trw.com.br.
Início: 26 de novembro de 2008.
Término: 26 de maio de 2009.

Jaguar
Modelos envolvidos: XF 2009.
Motivo: inversores em �D� dos cintos de segurança traseiros laterais devem ser inspecionados e sofrer um ajuste, pois há risco de não funcionarem adequadamente.
Início: 8 de outubro de 2008.
Previsão de término: 7 de abril de 2009.

Toyota
Modelos envolvidos: Hilux 4x2 (chassis de 8AJCR32G060002871 a 8AJCR32GX80007966; de 8AJER32G064005500 a 8AJER32GX84023473; de 8AJEZ32G061001089 a 8AJEZ32GX81003984; de 8AJEZ39G062503486 a 8AJEZ39GX82515471), Hilux 4x4 (chassis de 8AJFZ29G066016764 a 8AJFZ29GX86060936; de 8AJFZ22G065001844 a 8AJFZ22GX85008660; de 8AJFR22G064506594 a 8AJFR22GX84529125; de 8AJDR22G064002313 a 8AJDR22GX84008395); Hilux SW4 4x4 (chassis de 8AJYZ59G063003217 a 8AJYZ59GX83027172), fabricados entre janeiro de 2006 e maio de 2008. Estão envolvidas 61.270 unidades.
Motivo: Inspecionar o aperto na porca superior de fixação do conjunto de articulação da barra estabilizadora da suspensão dianteira. Há risco de a porca se soltar, provocando acidente.
Início: 23 de setembro de 2008.
Previsão de término: 22 de março de 2009.

Mercedes
Modelos envolvidos: Sprinter 313 CDI e 413 CDI � van, furgão e chassi � fabricados de novembro de 2007 a maio de 2008, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre 8AC 903672 8A 984475 a 8AC 904663 8A 997606.
Motivo: Substituição da coluna de direção porque uma solda pode se romper, provocando perda de dirigibilidade e conseqüente acidente.
Início: 17 de setembro de 2008.

Previsão de término: 16 de março de 2009.


Obs.: Pelo Código de Defesa do Consumidor, artigo 10, incisos I, II e III, é obrigação da montadora convocar os proprietários dos modelos em que foi detectado o defeito, por meio de anúncios publicitários. Por iniciativa própria, as montadoras costumam, ainda, enviar uma carta aos proprietários para que levem seus veículos às concessionárias da marca. É dado um prazo inicial de 180 dias para o recall. Passado este prazo, as montadoras continuam realizando o reparo, porém, em situação de dano causado aos ocupantes do veículo, em virtude de tal defeito, a situação do consumidor (no caso de querer entrar com ação indenizatória contra a fábrica) poderá se agravar, por não ter comparecido ao chamado.

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