sábado, 1 de agosto de 2009

Aprimoramento do motor a diesel

Mercedes lança nova linha de motores a diesel com mais potência, torque e economia

A Mercedes-Benz vai mostrar no próximo Salão de Paris, de 4 a 19 de outubro, uma nova geração de motores de quatro cilindros a diesel que têm mais potência e torque que todos os seus antecessores e são mais econômicos e limpos. A nova família chega com três motores identificados como 2.0, 2.2 e 2.5, mas todos têm os mesmos 2 134 cm³ de deslocamento. O que muda entre eles é a programação eletrônica e a força que resulta dessa alteração.

O 2.5, que é o mais bravo, gera 204 cv de potência e 51 mkgf de torque, o que, em comparação com o atual motor diesel de quatro cilindros da marca, representa um aumento de 20% na potência e de 25% no torque. Em relação ao consumo, usando o ciclo de medição da fábrica, a média de consumo passou de 18,5 km/l para 19 km/l. E, no que diz respeito às emissões de CO2, o novo motor é cerca de 13% mais limpo, segundo a fábrica.

A maior eficiência foi conseguida com a instalação de um novo sistema de injeção common-rail, associado a um módulo com dois turbocompressores instalados em série e um conjunto de aperfeiçoamentos técnicos. Entre eles, um novo sistema de resfriamento com maior capacidade, troca de materiais para diminuir as perdas por atrito e melhor balanceamento do virabrequim, que serviu também para diminuir as vibrações do motor.

A estréia desses motores será sob o capô do sedã Classe C. Mas, de acordo com a fábrica, em breve eles vão equipar também outros modelos da marca, como o sedã Classe E, o esportivo SLK e até o furgão Sprinter. Segundo a Mercedes, o Classe C equipado com o novo motor 2.5 será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, enquanto o atual C 220 CDI leva 8,5 segundos.


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1- TURBINAS
O módulo de turbocompressores consiste de duas turbinas com tamanho diferente e funcionamento independente. Elas são controladas por dois atuadores que liberam ou restringem o fluxo de gases, segundo a rotação do motor. Em baixos regimes, os atuadores aumentam a pressão para movimentar a turbina menor (38,5 milímetros de diâmetro), localizada mais próxima do coletor de escapamento. E, nos regimes mais altos, os atuadores liberam o fluxo que aciona a turbina maior (50 milímetros). Dessa forma, o motor consegue boas respostas em todas as rotações.

2- ALTA PRESSÃO

A nova injeção trabalha com pressão cinco vezes maior que o anterior, passando de 400 para 2 000 bar, na galeria, enquanto os bicos injetores piezelétricos permitem a dosagem precisa do diesel, de acordo com a carga e a velocidade do motor. Na prática, isso significa melhor pulverização do combustível, o que resulta em maior rendimento com menos emissões e funcionamento mais suave do motor. Aproveitando o potencial desse sistema de injeção, as câmaras de combustão também foram retrabalhadas para assegurar a elevação da pressão interna.

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PRÓXIMAS ATRAÇÕES

CONTRA O BATIZADO

Alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica da FEI criaram um detector de adulteração específico para álcool. O sistema eletrônico usa um sensor que identifica a quantidade de água no combustível e informa o motorista em uma tela LCD.


TANQUE LEVE

A BMW apresentou uma nova geração de tanques de hidrogênio para automóveis feita de material composto que é mais leve, ocupa menos espaço e ainda tem produção e manutenção mais simples que os tradicionais reservatórios de aço.


UM GÁS NO KIT

No Brasil, os fabricantes de equipamentos para GNV, reunidos em um congresso no Rio de Janeiro, dizem que as novas tecnologias vão reduzir em até 20% o custo dos kits, tornando a conversão interessante para um maior número de usuários.


ÓLEO DA PESADA
A Total Lubrificantes, dona da marca Elf, está lançando no Brasil uma linha de lubrificantes para caminhões que, segundo a empresa, tem como principais características a redução do atrito durante a partida e a limpeza dos pistões, diminuindo o consumo de combustível e os gastos com manutenção.



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