A Mercedes-Benz vai mostrar no próximo Salão de Paris, de 4 a 19 de outubro, uma nova geração de motores de quatro cilindros a diesel que têm mais potência e torque que todos os seus antecessores e são mais econômicos e limpos. A nova família chega com três motores identificados como 2.0, 2.2 e 2.5, mas todos têm os mesmos 2 134 cm³ de deslocamento. O que muda entre eles é a programação eletrônica e a força que resulta dessa alteração.
O 2.5, que é o mais bravo, gera 204 cv de potência e 51 mkgf de torque, o que, em comparação com o atual motor diesel de quatro cilindros da marca, representa um aumento de 20% na potência e de 25% no torque. Em relação ao consumo, usando o ciclo de medição da fábrica, a média de consumo passou de 18,5 km/l para 19 km/l. E, no que diz respeito às emissões de CO2, o novo motor é cerca de 13% mais limpo, segundo a fábrica.
A maior eficiência foi conseguida com a instalação de um novo sistema de injeção common-rail, associado a um módulo com dois turbocompressores instalados em série e um conjunto de aperfeiçoamentos técnicos. Entre eles, um novo sistema de resfriamento com maior capacidade, troca de materiais para diminuir as perdas por atrito e melhor balanceamento do virabrequim, que serviu também para diminuir as vibrações do motor.
A estréia desses motores será sob o capô do sedã Classe C. Mas, de acordo com a fábrica, em breve eles vão equipar também outros modelos da marca, como o sedã Classe E, o esportivo SLK e até o furgão Sprinter. Segundo a Mercedes, o Classe C equipado com o novo motor 2.5 será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, enquanto o atual C 220 CDI leva 8,5 segundos.
1- TURBINAS
O módulo de turbocompressores consiste de duas turbinas com tamanho diferente e funcionamento independente. Elas são controladas por dois atuadores que liberam ou restringem o fluxo de gases, segundo a rotação do motor. Em baixos regimes, os atuadores aumentam a pressão para movimentar a turbina menor (38,5 milímetros de diâmetro), localizada mais próxima do coletor de escapamento. E, nos regimes mais altos, os atuadores liberam o fluxo que aciona a turbina maior (50 milímetros). Dessa forma, o motor consegue boas respostas em todas as rotações.
2- ALTA PRESSÃO
A nova injeção trabalha com pressão cinco vezes maior que o anterior, passando de 400 para 2 000 bar, na galeria, enquanto os bicos injetores piezelétricos permitem a dosagem precisa do diesel, de acordo com a carga e a velocidade do motor. Na prática, isso significa melhor pulverização do combustível, o que resulta em maior rendimento com menos emissões e funcionamento mais suave do motor. Aproveitando o potencial desse sistema de injeção, as câmaras de combustão também foram retrabalhadas para assegurar a elevação da pressão interna.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES
CONTRA O BATIZADO
TANQUE LEVE
UM GÁS NO KIT
ÓLEO DA PESADA
A Total Lubrificantes, dona da marca Elf, está lançando no Brasil uma linha de lubrificantes para caminhões que, segundo a empresa, tem como principais características a redução do atrito durante a partida e a limpeza dos pistões, diminuindo o consumo de combustível e os gastos com manutenção.
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