quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Criação do cinto de segurança de três pontos faz 50 anos

Engenheiro Nils Bohlin desenvolveu o sistema que até hoje salva vidas.

Equipamento reduz em pelo menos 45% o risco de morte em acidentes.

Invenção foi disponibilizada gratuitamente a outros fabricantes de carros pela Volvo (Foto: Divulgação)

Muita gente deve a vida ao sueco Nils Bohlin sem saber. O engenheiro da Volvo criou em 1959 o cinto de segurança de três pontos, considerado até hoje uma das inovações mais importantes em segurança veicular. O lançamento do produto há 50 anos foi tão importante que a Volvo disponibilizou gratuitamente a invenção aos outros fabricantes de veículos.


De acordo com o instituto norte-americano National Highway Traffic Safety Administration calcula que o cinto previne anualmente, somente nos Estados Unidos, cerca de 100 mil
Nils Bohlin, inventor do cinto de segurança de três pontos (Foto: Divulgação)

pessoas de lesões decorrentes de acidentes automobilísticos. A Volvo estima que o cinto de segurança de três pontos reduz em pelo menos 45% o risco de morte em caso de acidente.

Projetista de sistemas de ejeção de pilotos para a indústria aeronáutica, Bohlin foi contratado pela Volvo em 1958 para assumir o cargo de primeiro engenheiro de segurança da empresa sueca. Na época, os cintos de segurança eram fixados apenas em dois pontos e não prendiam a parte acima da cintura do corpo dos ocupantes, o que geralmente resultava em sérias lesões nos casos de colisões em alta velocidade.

Bohlin levou exatamente um ano para idealizar, desenvolver e testar um dispositivo com três pontos de fixação, simples, eficiente e de fácil manuseio, que possibilitava proteger os ocupantes do carro pelo tórax e não mais pelo abdome. O produto só foi patenteado por Bohlin nos Estados Unidos em

Cinto de três pontos é uma das inovações mais importantes em segurança (Foto: Divulgação)

10 de julho de 1962.

A grande invenção lhe garantiu homenagens importantes. Em 1985, o Departamento de Patentes da Alemanha classificou o cinto de segurança de três pontos entre as oito invenções mais importantes em um século de existência. Bohlin recebeu também, em 1995, a Medalha de Ouro da Academia de Engenharia Científica da Suécia. Foi homenageado também pelo Automotive Hall of Fame, em 1999, e pelo National Inventors Hall of Fame, em 2002, exatamente no dia de sua morte, aos 82 anos, vítima de ataque cardíaco.

Uso correto pode salvar vidas

Apesar de ter o uso obrigatório por lei e muitos brasileiros dizem que usar o cinto de segurança de três pontos incomoda. Alguns apelam para uma peça parecida com um grampo (ou pregador de roupa) para deixá-lo mais folgado. Essa peça que deixa o cinto mais folgado compromete o funcionamento do sistema e pode acarretar em ferimentos evitáveis.

O motorista que anda com passageiros sem cinto de segurança paga multa de R$ 127 e leva cinco pontos na carteira. Os passageiros do banco traseiro também devem usar o equipamento. Caso contrário, em uma batida, eles serão jogados para frente com muita violência e poderão prensar os ocupantes da frente causando seqüelas ainda mais sérias.

É importante sempre verificar os engates e os pontos de fixação dos cintos de segurança para certificar se estão bem presos e conservados. As tiras devem ter costuras firmes e preservadas. Os mecanismos também devem ser constantemente lubrificados com óleo. A liberação do cinto não pode ser demorada, pois segundos significam muito em acidentes. A manutenção do sistema exige limpeza regular, que pode ser feita com um pano umedecido e uma pequena porção de detergente.

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