terça-feira, 29 de junho de 2010

trocando rodas e pneus originais

Saiba quais são os cuidados necessários na hora de colocar uma roda maior e um pneu mais largo

Victor Ferreira

Trocar as rodas e pneus originais é uma das práticas preferidas dos apaixonados por carro. Aumentar alguns centímetros na largura do pneu ou algumas polegadas no diâmetro da roda pode, sim, deixar o carro mais bonito. Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Há uma regrinha a ser seguida para não desestabilizar o carro, podendo provocar danos ao veículo e até acidentes, além de interferir na marcação do velocímetro.

Confira a tabela que mostra como trocar as rodas de um carro 1.0 que venha de fábrica com aro 13 e pneu *175 70 13:

Rodas Aro 13

Pneus 175 70 13
Rodas Aro 14 Pneus 185 60 14
Rodas Aro 15 Pneus 195 50 15

*175 é a largura do pneu em milímetros.
70 significa que a altura do pneu equivale a 70% de sua largura.
13 é o diâmetro da roda em polegadas.

A regra é simples: para cada polegada acrescida ao tamanho da roda (13, 14, 15), subtrai-se 10 pontos percentuais da porcentagem equivalente à altura do pneu (70, 60, 50) e soma-se 10 milímetros à largura da roda (175, 185, 195).

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