segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Personal car - Anjo da graxa

Especialista presta consultoria a quem entende pouco de automóvel na tentativa de reduzir orçamento de serviços e revisões realizados em oficinas independentes e de concessionárias

Jackson Romanelli/EM/D.A.Press
Falta de tempo e, principalmente, pouco conhecimento técnico são barreiras para muitos proprietários ao fazer a manutenção do carro. Atento a este verdadeiro nicho de mercado, o ex-mecânico Valter Carvalho deixou o cargo de supervisor de pós-vendas em uma concessionária Peugeot de Belo Horizonte para se tornar consultor automotivo. O trabalho do profissional, também conhecido como personal car, consiste basicamente em acompanhar e autorizar reparos e revisões, procurando reduzir o preço do orçamento inicial em até 40%.

A ideia surgiu há cinco anos, quando Carvalho trabalhava como supervisor de frotistas em uma concessionária Mitsubishi. “Comecei a observar que os preços cobrados pelos serviços eram muito altos e autorizados sem qualquer tipo de questionamento. Isso facilitava peças e serviços desnecessários”, revela o especialista, que denuncia o fato de concessionárias estabelecerem altas metas de vendas para consultores técnicos e mecânicos. “Se o objetivo do dia for comercializar R$ 10 mil e somente 15 carros forem atendidos na assistência técnica, a meta deve ser batida, independente da necessidade dos serviços.”

Entre os exemplos de empurroterapia mais comuns apontados por Carvalho estão descarbonização de válvulas, descontaminação do motor, higienização de ar-condicionado e limpeza de bicos injetores. “É importante salientar que existem profissionais e oficinas idôneas, além de veículos com real necessidade de conserto. No entanto, já vi peças sendo inclusas em orçamentos de carros de pouca quilometragem sob a desculpa de que o reparo é preventivo”, alerta.

VERIFICAÇÃO
Por dia, Carvalho assegura fazer uma média de quatro atendimentos. A partir do pedido, o personal car vai até a autorizada ou oficina particular, avalia o orçamento e retira o desnecessário da lista. “Cabe ao cliente autorizar a execução do serviço e a forma de pagamento. Durante o reparo também verifico se as peças são genuínas, originais ou paralelas”, explica o personal car, que também oferece translado e assessoria para compra de novos e usados. “Vamos aonde o veículo estiver para avaliar o estado de conservação da parte mecânica, lataria, pintura, estrutura e outras partes. Quem ainda não encontrou o modelo ideal também pode contar com a minha ajuda”, complementa Carvalho, que cobra de R$ 120, para acompanhar uma revisão, a R$ 200, para pesquisar carro usado de procedência.

Depois de não concordar com os preços das duas primeiras revisões de um Citroën Xsara Picasso 2008, a estudante Patrícia Vasconscelos Gontijo contratou os serviços do personal car. “Não tenho muita noção sobre carros e nunca imaginei que poderiam cobrar tão caro. Durante a revisão de 30 mil quilômetros, a concessionária fez um orçamento de quase R$ 1.800. Com a ajuda do Valter, conseguimos reduzir o valor para R$ 500”, relata.

VARIADOS
Em Itajubá, no Sul do estado, José Antônio Gomes trabalha de forma diferente por meio de ordens de serviço e assistências variadas, que custam de R$ 20 a R$ 100. “Ofereço praticamente de tudo, desde uma simples lavagem até regularização de documentos, vistoria e perícia”, comenta o personal car, que está no ramo há dois anos e atua com a ajuda de parceiros, que lhe repassam uma comissão de cerca de 10% sobre os serviços. “Eu terceirizo e ao mesmo tempo acompanho. Caso a pintura não fique boa, nosso parceiro terá de refazê-la até o cliente aprovar. Além disso, quem me contrata ganha um desconto nas empresas que realizam os reparos explica.

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