sábado, 10 de setembro de 2011

Toyota surpreende com Camry global

A Toyota surpreendeu na última sexta-feira (26) ao revelar, na Ucrânia, um novo Camry, intitulado de global. Com a versão, o sedã top de linha da marca japonesa terá duas variantes, uma específica para o mercado norte-americano (leia aqui) e outra para o resto do mundo – incluindo provavelmente o Brasil. A filial brasileira da Toyota ainda não se pronunciou, mas o Camry atual vem do Japão.

Assim como foi informado na revelação da variante norte-americana, a Toyota diz que esta é uma nova geração do Camry (a sétima da história do modelo). Mas o sedã grande permanece com as mesmas medidas. A impressão é de que se trata de uma reestilização mais profunda, com aprimoramentos na mecânica, no visual e no interior. Por fora, o Camry global é bem mais comportado que o norte-americano.

A montadora ainda não informou muitos detalhes técnicos – o conteúdo completo do novo modelo deve ser divulgado no Salão de Frankfurt (Alemanha). Até agora, sabe-se apenas que o Camry usará dois motores a gasolina: um motor 2.5 VVT-i de quatro cilindros em linha e um 3.5 V6 Dual VVT-i. Na versão norte-americana, os blocos (que parecem ser os mesmos) produzem 180 cv e 272 cv de potência, respectivamente.

Uma curiosidade é que a Toyota não falou sobre versão híbrida para a variante global do Camry. Nos Estados Unidos, o sedã terá uma opção equipada com o motor 2.5 VVT-i associado a um bloco elétrico – os dois geram 200 cv e prometem um consumo médio superior a 18 km/l. Os interiores diferentes também chamam a atenção. No Camry global, há os tradicionais apliques de madeira, ausentes no norte-americano.


Nenhum comentário: