quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Outubro foi o melhor mês da história da indústria nacional

Brasil nunca produziu ou vendeu tantos carros quanto no mês passado
(08-11-07) - Jornalistas detestam chavões, mas, em relação à indústria de veículos brasileira, a aplicação destes “recursos linguísticos” vem se fazendo necessária. Mês a mês se diz que o anterior foi “o melhor da história”, que “nunca se produziu ou vendeu tantos carros no Brasil” e por aí afora. Outubro não foi exceção a essa regra e, mais do que qualquer período, merece as frases anteriormente citadas.Foram produzidos em outubro 282.655 veículos no país, somando carros, caminhões e ônibus. Só de automóveis de passeio foram feitos 265.372. Em termos de vendas, foram 213.887 nacionais. Somando importados, chegamos a 244.451.Com isso, outubro desbanca agosto deste ano, que era o melhor de todos até o anúncio dos novos números, que aconteceu ontem, na coletiva de imprensa mensal da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).Apesar de vendas altas e produção mais alta ainda, o bom resultado não se deveu apenas a veículos mais baratos, pelo contrário. Nunca a participação dos carros com motor 1-litro foi tão baixa desde que eles dominaram o mercado: 50,3%. Apesar de ainda ser um montante expressivo, está longe da preponderância que existia há não muitos anos, quando eles passaram de 70% do mercado. O pico de participação destes modelos, este ano, foi de 59% em janeiro. Desde então, as taxas vêm caindo devagar, mas sempre.Os importados também andam tendo papel de mais relevo no mercado. Em outubro de 2006, eles respondiam por 8,6% do mercado. No mês passado, chegaram a 12,5%, o que confirma a tese de que, para muitas empresas, vai compensar importar modelos mais sofisticados de outras fábricas e deixar as brasileiras com a produção de veículos de maior volume, como a Nissan Frontier SEL demonstrou.

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