quarta-feira, 28 de novembro de 2007

SUJOU? PÕE ESPUMA


Estofamento encardido não é fácil de limpar. O ideal é usar uma lavadora a vapor, o que raramente se tem à mão. Se for utilizar só água e sabão, há o risco de molhar demais o banco, além de dar um trabalhão danado. Para ajudar nessas horas, há produtos que prometem uma limpeza a seco rápida e eficiente em bancos de tecido.
Para usá-los, primeiro se borrifa a espuma no tecido, que reage com a sujeira por cerca de 30 segundos. Depois, retira-se o produto com uma esponja úmida e, ao final, usa-se um pano para secar, esperando ainda cerca de 1 hora para toda a umidade desaparecer.
O especialista escolhido foi Valdecir Leal, técnico da oficina do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O estofado testado estava cheio de manchas de sujeira, daquelas que só água e sabão não resolvem. Valdecir retirou o banco traseiro do carro e fez o teste sob a luz do dia, para melhor avaliação dos resultados. A usuária Fernanda Mosaner, que acabou de comprar seu primeiro carro, interessou-se pelos limpadores de estofados e ficou surpresa com o desempenho de alguns: "É bom eu conhecê-los porque logo, logo vou precisar disso."
Cada um deles testou os produtos em áreas com níveis de sujeira semelhantes. No geral, os produtos limparam o tecido encardido, com exceção de uma mancha de graxa. De tanto esfregar com a esponja, Fernanda acabou desgastando o estofado ao redor da mancha, sem conseguir eliminá-la. Isso mostra que se deve ter muito cuidado na hora da limpeza, especialmente porque alguns produtos recomendam ainda o uso de escova nesse tipo de mancha.
ESPECIALISTA
A escolha do ESPECIALISTAR$ 20
NOTA:10"Age rápido na sujeira, tem ótima aplicação e foi o que mostrou, de longe, a melhor capacidade de limpeza."
USUÁRIO(A)
NOTA:9"Apesar de um cheiro que não me agradou, foi o que apresentou a limpeza mais eficiente e uniforme. A aplicação foi fácil, pois a espuma se espalhava bem."

Nenhum comentário: