terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O MOTOR DO MERCADO


Nunca foi tão fácil comprar um carro a prazo. Veja como você pode fazer o melhor negócio.
A indústria automobilística brasileira tem batido recordes atrás de recordes. Nunca, nem nos momentos mais eufóricos da economia, vendeu-se tanto carro por aqui. Só para comparar, em 2004 foram vendidos 1,6 milhão de automóveis no Brasil. Para 2007, a projeção é de 2,35 milhões, o maior número da história. O crescimento da produção e das vendas é tão grande que vem obrigando fornecedores como siderúrgicas e empresas de autopeças a reduzir suas exportações para atender o apetite das montadoras por matérias-primas.
Milagre? Longe disso. O que vem ocorrendo é um fenômeno facilmente explicável, que pode ser resumido em apenas sete letras: crédito. Cerca de 71% das compras têm sido feitas por consumidores que não podem (ou não querem) desembolsar um grande valor de uma vez só e preferem comprar seus carros usando algum tipo de financiamento, percentual que era de 66% há pouco mais de um ano. Vale tudo. Pode ser crédito direto ao consumidor, conhecido como CDC, podem ser operações de leasing ou mesmo os tradicionais consórcios, que vêm perdendo espaço no mercado para os financiamentos diretos. A ordem dos bancos é emprestar dinheiro.

Nenhum comentário: