quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Air bags serão obrigatórios?

Ainda tratados como equipamentos de luxo no Brasil, os freios ABS e os air bags tendem a se tornar comuns nos carros nacionais. "Com o aumento da demanda, esses recursos ficarão mais baratos", afirma Sérgio Ricardo Fabiano, engenheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). Com o lançamento do Punto, a Fiat deu um passo nessa direção ao oferecer esses itens em um pacote por menos de R$ 3 mil (antes o custo passava dos R$ 5 mil), novidade que logo foi estendida para o restante da linha da marca. Depois foi a Volkswagen que disponibilizou o ABS e os air bags frontais para o Polo por um preço semelhante ao da concorrente. Na Fiat, a iniciativa está dando resultados. "Apenas 2% dos Palio saíam da fábrica com air bag e ABS, ao passo que no Punto esse número chega a 16% das versões ELX e HLX (na Sporting esses itens são de série)", diz Ferreira. Outro dado importante vem da Bosch, que em 2007 começou a produzir sistemas ABS no Brasil. Segundo a empresa, a taxa de instalação do equipamento nos carros brasileiros aumentou de 3% em 2004 para 13% em 2008.
>>>Mesmo carros com baixo volume de produção, como o Lobini H1 e o Troller T4, terão de atender às novas normas de segurança. >>>Com projetos antigos, VW Kombi e Fiat Mille poderão sair de linha em 2014 devido às grandes mudanças exigidas em suas estruturas.
Carros de segmentos superiores, como o Renault Mégane e o Honda Civic, por exemplo, trazem air bags e ABS de série em todas as versões. A Renault, aliás, já apostou mais nos air bags, oferecendo-os de série até nas versões básicas do Clio na época do seu lançamento no Brasil, em 1999. Com o tempo, porém, a empresa percebeu que o consumidor não via o equipamento como diferencial e a necessidade de reduzir o preço do carro (R$ 1 mil já faz muita diferença no segmento dos populares) levou embora as bolsas infláveis.
Obrigatório nos Estados Unidos e presente em quase todos os carros na Europa (embora não seja lei), o air bag poderá se tornar equipamento de série por aqui em 2012. "Acredito que, sem as bolsas infláveis, os carros não conseguirão atingir os níveis de segurança dos ocupantes exigidos pelas novas normas", relata Fabiano, da SAE. Um crash-test realizado pela Pro Teste no ano passado comparou o VW Fox vendido no Brasil com o mesmo modelo exportado para a Europa e chegou à conclusão de que o resultado - bastante favorável ao modelo de exportação - deveu-se basicamente à presença dos air bags frontais e dos cintos com pré-tensionador, itens de série lá fora e opcionais aqui. Pelo menos até 2012.

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