quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Honda admite aliança com a maior rival

Queda das vendas no mercado japonês preocupa presidente da empresa. Acordo com a Toyota é possivel, segundo o executivo. A Honda admitiu nesta quarta-feira (27) que está aberta a fazer alianças com outras montadoras e não descarta nem uma sociedade com sua principal rival, a Toyota.
"Temos que trabalhar para fazer da Honda uma companhia mais global", disse o presidente da empresa, Takeo Fukui. "Não descarto fazermos uma aliança com outra companhia, nem mesmo com a Toyota, mas é preciso estudar com cuidado cada caso", acrescentou o executivo durante uma entrevista coletiva em Tóquio.
Saiba mais
» Lucro líquido da Honda subiu 38,1% entre abril e dezembro
» Honda registra vendas recorde em 2007 nos EUA
» Honda bate recorde com 1 milhão de veículos produzidos nos EUA em 2007
Fukui pode ainda fazer uma aliança semelhante às que a Honda tem com a Nissan, terceira principal fabricante japonesa de automóveis, e com a Renault, da França, com o objetivo de torná-la mais internacional e poder ser mais competitiva diante do aumento dos preços de matéria prima como aço e ferro. O presidente da Honda disse quanda que vai apostar na produção de venda de minicarros no Japão, e espera que este tipo de produto continue com um grande mercado em seu país. "Poderíamos ter sido mais fortes no setor dos minicarros, já que somos uma empresa que começou com o negócio das motocicletas, mas não temos ido muito bem neste campo", reconheceu o presidente e diretor-executivo do segundo fabricante de carros do Japão. Depois que a procura por carros no Japão registrou em 2007 o pior índice dos últimos 35 anos, Fukui explicou que não acredita que exista uma solução imediata para revitalizar o mercado japonês. O presidente da Honda renovou seu compromisso com o desenvolvimento de carros ecológicos, tanto nos modelos elétricos como nos de motores biocombustíveis. Segundo Fukui, a Honda prevê para 2012 a venda de 400 mil veículos movidos a motores híbridos de gasolina e eletricidade em todo o mundo.

Nenhum comentário: