domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mégane foi “brasileiro” que mais cresceu













Carro da Renault aumentou as vendas em 88,4%, o melhor desempenho de um carro feito no Brasil; o que mais cresceu foi o Sportage, da Kia: 675,8%. O Mégane vendeu 11.074 unidades no ano passado, um número bem inferior ao registrado pelos líderes do segmento. O Civic, primeiro colocado no ranking dos sedãs médios, vendeu 47.761 carros, o Corolla vendeu 34.463. O mérito do carro da Renault não foi o volume de vendas, mas o crescimento em relação ao ano anterior. O Mégane aumentou em 88,4% as vendas em relação a 2006, quando vendeu apenas 5.879 unidades. Foi o carro fabricado no Brasil que mais cresceu em 2007. No ranking geral de crescimento ele ficou na décima primeira posição, tendo portanto dez importados à sua frente.O carro que mais aumentou as vendas em 2007 foi o Sportage, que, no entanto, partiu de uma base muito baixa, de apenas 281 unidades em 2006. O utilitário esportivo da Kia vendeu 2.180 unidades no ano passado e o porcentual de crescimento chegou a 625%. Entre os carros com maior volume de venda, destaque para o Spacefox: a perua da Volks, fabricada na Argentina, que vendeu 27.613 unidades no ano passado e teve um crescimento de 131,9%. O utilitário esportivo Tucson, da Hyundai, também teve um crescimento excepcional, de 246,2%, passando de 3.566 para 12.346 unidades.O CRV, da Honda, o PT Cruiser, da Chrysler, a perua Peugeot 307 SW e o Citroën C4 também figuram na lista dos dez carros que mais aumentaram as vendas em 2007, todos tiveram crescimento de mais de 100% em relação a 2006 (veja abaixo o ranking).Trinta e oito modelos cresceram acima da média do mercado, que foi de 27,8%, entre eles os campeões de vendas, como o Gol, mais uma vez o mais vendido no país. O carro da Volks fechou o ano com um aumento de vendas de 28,6%, bem próximo da média, enquanto o seu principal concorrente, o Palio, cresceu bem mais: 36,3%.Entre os dez mais vendidos, o Celta foi o que teve o pior desempenho, já que praticamente não cresceu: vendeu somente 28 unidades a mais que no ano anterior. Muitos compradores do Celta migraram para o Prisma, que não entrou no ranking de crescimento porque não esteve à venda durante os doze meses de 2006.Entre as japonesas, destaque para o Civic, com aumento de 63%, enquanto o Corolla, seu concorrente direto, teve queda de vendas (-2,5%) em 2007.O estudo aponta também que o Siena, Strada, Polo, Golf e Montana tiveram um bom crescimento. O Ka aumentou suas vendas em 47,8% e deve crescer ainda mais neste ano, com o novo modelo.Vinte e oito modelos – entre eles Zafira, Fox, Hilux, Fiesta Sedan, Picasso, Corsa e Peugeot 206 não alcançaram a média de crescimento do mercado, que foi de 27,8%. Mas pior foi o desempenho de carros como Fit, Clio, Scenic, perua Palio e Parati e mais 13 modelos. Eles integram a lista dos que, além de não acompanharem o mercado, tiveram queda de vendas em 2007.O estudo é importante para entender como caminha o mercado de veículos no Brasil e como está se comportando cada modelo. Os que perderam participação e, mais ainda, os que venderam menos do que em 2006, devem tomar novo rumo neste ano. Produto que não vende não se mantém. Só existem dois caminhos para os carros que não acompanham o crescimento do mercado: a renovação ou o fim da linha.

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