terça-feira, 8 de abril de 2008

Veja os 100 automóveis mais vendidos em março de 2008

(08-04-08) - O Volkswagen Gol é o automóvel mais vendido do Brasil. De acordo com os números divulgados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o modelo vendeu em março de 2008, 25.911 unidades, 7.895 a mais do que o segundo colocado, o Fiat Palio. O Honda Civic se mantém na nona posição, ele é o único automóvel médio a entrar na lista dos mais vendidos. Já o novo Ka se firma entre os dez mais. Acompanhe o cenário do mercado automotivo nacional por categorias.Compactos - Nesta categoria quem manda é o Volkswagen Gol. Mesmo com a expectativa para chegada da nova geração o automóvel mais vendido do país continua na liderança isolada. Outro detalhe desta categoria é a subida do novo Ka, lançado no ano passado ele já ultrapassou o volume de vendas do Fiesta. Sedãs pequenos - Esta categoria está em expansão. A concorrência mais incoerente é a do Chevrolet Prisma diante do Classic. A soma de vendas dos dois modelos atinge 12.826 unidades em março. Já o Siena mostrou que a reestilização deste ano serviu como arma para manter a liderança. Sedãs médios e grandes - Se a concorrência no segmento dos pequenos é acirrada, na dos grandes a disputa é dente por dente. Ao contrário dos menores, aqui a liderança não é tão folgada. Para quebrar a hegemonia das montadoras mais tradicionais neste cenário quem manda é a Japonesa Honda, seguida pela Chevrolet e pela francesa. O C4 Pallas emplacou. Hatch médios - Este pode ser considerado o segmento mais concorrido de todos. A margem de diferença do primeiro colocado para o segundo é de apenas 192 unidades. O prior da história é que os dois líderes de mercado estão com os dias contados. O Stilo será extinto com a chegada do Bravo e o Chevrolet Astra provavelmente dará lugar ao Vectra GT. Picapes - Não foi necessário criar uma subdivisão para os modelos pequenos e grandes. As derivadas de automóveis estão à frente das médias e das grandes. A mais vendida das pequenas é a Fiat Strada e a mais vendida das médias e grandes foi a S10.A nova Ranger ainda não encontrou fôlego nem para ultrapassar a Mitsubishi. Utilitários de Luxo - O EcoSport já deixou de ser a grande sensação do momento, apesar de ser o mais vendido desta categoria. O Hyundai Tucson se aproxima bem do modelo que dominou este segmento desde que foi lançado. A Mitsubishi entra na terceira posição mas estão dentro do mesmo saco modelos completamente diferentes: TR4, Pajero Sport e Pajero Full. Uma estratégia de marketing, talvez. Utilitários de Serviço - A velha guerreira Kombi aparece em primeiro lugar. O modelo com mais de 50 anos ganhou coração novo com o propulsor 1.4 TotalFlex mas continua Monovolumes e Multiusos - Este segmento também é dominado por uma marca japonesa. O Fit vendeu cerca de mil unidades a mais que o C3 só em março. Na linha dos multiusos, o Doblò vendeu mais que o Kangoo e na dos grandes o Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso ficaram praticamente empatados. com a mesma cara. A detentora da segunta posição também é uma peça velha de mercado. A Fiorino nasceu junto ao Uno e está na linha de montagem da italiana a mais de 20 anos. Peruas pequenas e médias - O mercado de veículos com aptidão familiar ainda não emplacaram. Neste segmento ocorre a mesma concorrência monomarca presente no segmento de sedãs pequenos. A Volkswagen vende mais SpaceFox que Parati.

Nenhum comentário: