sexta-feira, 11 de abril de 2008

ACORDEM, MENINOS

Pela primeira vez na história, a próxima geração terá menos oportunidades do que seus pais. Para começar, a crise ecológica dificultará a sobrevivência das gerações futuras. O aquecimento global fará a vida menos confortável, a desarticulação do clima levará ã escassez de alimentos e água, os recursos naturais ficarão mais raros e o conforto, mais caro.

Além disso, será cada vez mais díficil conseguir emprego e bons salários. O avanço técnico, que trará muitas vantagens para a saúde de quem puder pagar pelo tratamento, vai, ao mesmo tempo, desempregar e exigir alta formação para os que terão emprego. Diante dessas dificuldades, os jovens de hoje têm algumas alternativas.

Alguns, como já acontece, vão cair na marginalidade e usar o crime como forma de compensar sua dificuldades. Seus pais vieram do campo com pouca instrução, e conseguiram emprego graças a cursos simples, que permitiram emprego. Agora os empregos são raros e exigem boa formação.

Outros, especialmente os de classe média ou média alta, procurarão emigrar para o exterior, como seus pais fizeram, no passado, ao sair do campo para a cidade. Raros serão bem-sucedidos.
A maior parte sobreviverá em melhores condições do que no Brasil, mas de forma marginal, com subempregos, mesmo remunerados em dólar. Os que ficarem, terão bons empregos, mas sem o padrão de vida dos pais: casas e férias menores, mais bugigangas eletrônicas e muita incerteza. Os poucos que tiverem oportunidade de bons estudos continuarão aqui e terão uma vida de alto padrào de consumo, participarào da economia global, viverão protegidos por sistemas de segurança e mandarão seus filhos, desde pequenos, estudarem em escolas particulares superprotegidas ou no exterior.
Não são futuros desejados para nenhum dos grupos e, ainda menos, para o Brasil. Por isso, é preciso escolher a alternativa : LUTAR POLITICAMENTE PARA MUDAR ESSA TENDÊNCIA. Votar nos mesmos e viciados pol[iticos e partidos não mudará o rumo do Brasil nem a vida dos jovens dde hoje. Há um objetivo tangível : EXIGIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E CONSTRUIR A UTOPIA POSSÍVEL NESTE MOMENTO - a garantia da mesma chance para todos. E fazer com que todas as escolas do Brasil tenham a mesma qualidade ã do condomínio da cidade. Todos os professores bem remunerados, desde que dedicados, competentes e ensinando numa escola bonita e bem equipada, de ondes os jovens saiam do ensino médio preparados, com a mesma chance que os pais tiveram, no passado. Essa é a revolução possível. Para isso, os jovens precisam se mobilizar dentro de suas escolas, nas ruas, via e-mail, por telefone, como seus pais fizeram pela democracia, por salários, pelo socialismo. ACORDEM, MENINOS, vocês precisam ganhar o direito ã mesma chance. Precisam fazer uma revolução : EDUCAÇÃO JÁ.
Estou ciente de que os meninos não querem acordar. Nem vão ler este artigo. Estão nas ruas, nos shoppings ou manipulados por partidos acomodados. Por isso, o título deste artigo deve ser. "ACORDEM OS MENINOS, VOCÊS QUE LERAM"Antes que eles seja soterrados nos escombros do futuro.

Nenhum comentário: