terça-feira, 27 de maio de 2008

Carro 100%: quem tem chega bem

Este é o slogan da primeira campanha brasileira de conscientização da manutenção preventiva

(27-05-08) - A exemplo de países como Estados Unidos, México, Portugal, entre outros, será lançada, em maio, a primeira iniciativa do setor da reposição automotiva que visa mostrar para o motorista a importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo.O projeto contempla divulgação de campanha publicitária educativa (anúncios em rádio e em revistas especializadas no setor automotivo de circulação nacional), treinamento nas áreas de gestão e capacitação profissional para proprietários e funcionários de lojas e oficinas de reparação, além de oferecer condições para a preparação de certificação de qualidade dessas empresas.Esse programa de conscientização e capacitação profissional inédito no país é resultado de pesquisa que envolveu todos os elos da cadeia da reposição automotiva (fabricantes, distribuidores, varejistas e reparadores) que, ao longo de dois anos, se empenharam em conhecer melhor esse segmento para poder sentir as suas necessidades.Todo o trabalho desenvolvido pelas entidades que representam esse setor (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) culminou na marca “Carro 100%” que também terá a versão para veículos pesados, sendo “Caminhão 100%”. Assim como já fazemos nesta coluna, a campanha informa para o motorista, de um jeito bem-humorado, as vantagens de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, tendo como apelo os seguintes argumentos: segurança no trânsito, economia em consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, diminuição de emissões de poluentes e valorização do preço de revenda.O rádio, por ser o companheiro do motorista quando está em trânsito, é a mídia escolhida para a veiculação dos spots. Serão novelas curtas que terão duração de 30 segundos e uma dose generosa de humor para chamar a atenção do motorista. Além desse tipo de mídia, também serão publicados anúncios em revistas e sites especializados no setor automotivo e com abrangência nacional. O apelo da comunicação será feito utilizando-se de material promocional com a logomarca “Carro 100% - Quem tem chega bem”. Como forma de levar informação e dicas de manutenção preventiva, a campanha conta com o portal do “Carro 100%” (www.carro100.com.br).Além dos patrocinadores, o programa, em função do seu conteúdo socialmente responsável, conquistou apoio de peso: Ministério das Cidades, Denatran e CET. Durante o evento de lançamento oficial para a imprensa, o presidente da CET, Roberto Scaringella, frisou a importância dessa iniciativa que pode contribuir para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo, explicando que 600 veículos são retirados das vias públicas da cidade todo os dias, sendo que 300 se envolvem em acidentes e outros 300 simplesmente param de funcionar no meio de ruas e avenidas por falta de manutenção.Tão especialista no assunto que dispensa apresentações, Scaringella informou que apenas um veículo parado durante 15 minutos na marginal Tietê, por exemplo, pode provocar três quilômetros de congestionamento. Fazendo uma projeção, levando em consideração que metade desse total, estamos falando de 150 veículos quebrados ao mesmo tempo, provoca um congestionamento de 450 km, praticamente a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro. Por isso, é que a CET entende que a campanha pode ajudar a melhorar o trânsito na cidade de São Paulo. O “Carro 100%” é uma bandeira institucional do setor da reposição em prol da segurança do ocupante e da proteção ao meio ambiente. Falhas mecânicas em geral provocam acidentes que, infelizmente, têm sido notícia na mídia com muita freqüência, além de piorarem, ainda mais, o trânsito nas grandes cidades.A experiência de campo tem nos mostrado isso, e os dados da própria CET corroboram com essa afirmativa de que um veículo bem mantido polui muitíssimo menos, garantindo a melhoria da qualidade do ar. Por tudo isso, a campanha nos motiva muito. Estamos seguros de poder dar uma contribuição positiva e socialmente responsável. É um projeto bastante simples, porém edificado em uma base sólida de informações que poderá ajudar o motorista, já que é para ele que desenvolvemos todo esse trabalho, a compreender a importância da manutenção preventiva.


Nenhum comentário: