quarta-feira, 30 de julho de 2008

Audi Q7 V6: uma escolha racional

Veja a avaliação do SUV, que traz motor de 284 cv por R$ 278 000
Poucos utilitários têm tanto de esportivo quanto o Audi Q7. Imponente e “baixo” comparado a seus rivais – 11,8 cm a menos na altura em relação ao Mercedes-Benz ML e 6,9 cm inferior quando confrontado com o também conterrâneo BMW X5 – o jipão da marca alemã chegou ao Brasil em setembro de 2006 fazendo barulho (e que barulho!) com seu motor V8 de 4.2 l. Depois de quase dois anos, a marca dos quatro anéis, que já representaram o sonho de consumo da classe média brasileira graças ao A3, apresenta a versão de entrada do SUV (sigla para Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo), com motor V6 3.6 l de 284 cv de potência a 6 200 rpm e 36,75 kgfm de torque a 2 500 rpm por R$ 278 000 – R$ 71 000 mais barato que o V8, de 350 cv.Vale a pena economizar essa bolada toda (dá até para comprar um Honda Civic com o “troco”) e ter 66 cv a menos? Depende. Se você quer que o utilitário continue esportivo, esqueça. O V6 FSI (Full Stratified Injection, ou injeção de combustível estratificada – direta) é muito bom, mas apenas cumpre o papel de empurrar com eficiência o conjunto de 2 205 kg do Q7. Emoção, mesmo, só com o V8. Foi isso o que o Carro Online comprovou em um test drive com 80% de percurso rodoviário e 20% de trajeto urbano.Mas vamos com calma. Isso não quer dizer que o V6 3.6 l é “lento”. Pelo contrário. Tem um ronco instigante e trabalha em conjunto com a ótima transmissão Tiptronic de 6 marchas, que tem borboletas no volante e aceita reduções arrojadas, levando o motor a altas rotações automaticamente. Só que, ao contrário do V8, um deleite em termos de desempenho para um carro tão grande, não pode ser considerado um esportivo disfarçado. De acordo com a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8s5, tempo pouco melhor que o daquele Honda Civic que você pode comprar com os R$ 71 00 economizados. A máxima é de 225 km/h e chega a 230 km/h na versão equipada com suspensão adaptável a ar, opcional que permite variar a altura do modelo entre 165 mm e 240 mm. O V8 acelera em 7s4 e vai a 248 km/h.Quem não liga tanto para desempenho e busca espaço, status, excelente acabamento e nível de equipamentos fará um ótimo negócio. O Q7 trata muitíssimo bem o motorista, acomodado em confortáveis bancos de couro com ajustes elétricos. O ar-condicionado é bem completo e tem quatro zonas, com duas saídas de ventilação na traseira: na coluna central e entre os bancos. Falando da parte de trás, espaço é o que não falta por lá. Os três ocupantes acomodam-se tranqüilamente e as pernas até dos mais altos ficam longes do encosto dos bancos dianteiros. Outro item interessante do Q7 é o teto solar panorâmico. Dividido em duas partes, ele abre sobre o motorista e o passageiro e oferece uma peça transparente fixa na parte traseira. Acima do bom porta-malas de 775 litros fica outro painel com o mesmo material dos frontais, mas este apenas sobe um pouco e não pode ser aberto.Eletrônica por toda a parteO MMI (Multi Media Interface, ou interface multimídia) é um dos destaque do Q7. Com ele, é possível controlar funções como ar-condicionado, luzes e rádio. A tela de 7” do sistema também exibe as imagens do Audi Parking System Advanced, sistema de auxílio a manobras que mostra o que se passa perto do pára-choque traseiro e ainda indica, por meio de gráficos, a direção que as rodas deverão seguir para conseguir a baliza perfeita. A marca oferece como opcionais o Adaptative Cruise Control, ou controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a distância para o carro da frente, e o Audi Side Assistance. Capaz de detectar veículos se movendo com velocidades 30 km/h superiores à do Q7 a até 50 metros de distância, ele acende uma luz no retrovisor se o condutor der seta nessa condição, auxiliando para evitar colisões laterais.Não podemos esquecer também de um ícone da Audi: a tração integral quattro (o nome é mesmo grafado em caixa baixa). O sistema distribui o torque nas rodas em uma proporção 40/60 (frente e traseira) e trabalha em conjunto com o ESP (Electronic Stability Program, ou controle eletrônico de estabilidade), que traz em seu software o hill descent assist (assistente para descida de ladeiras). Com ele, o Audi desce os maiores desfiladeiros de forma controlada para que não descambe lá para baixo. Há também freios ABS com EBD (distribuidor da força de frenagem). Tudo isso gira em torno das rodas de 19” calçadas em pneus 265/55 – como opcional, há um conjunto de 20” com pneus 275/45. Em caso de colisão, há airbags frontais, laterais e do tipo cortina.Mais barato que seus concorrente BMW X5 3.0 l V6 (R$ 299 000) e Mercedes ML 3.5 l V6 (R$ 289 900), o Audi Q7 V6 é uma excelente e racional escolha na deliciosa tarefa de optar por um desses fantásticos utilitários alemães. E ainda oferece um Civic de “troco” se você esquecer o V8.
FICHA TÉCNICA – AUDI Q7 3.6 L FSI QUATTRO
Motor: 6 cilindros em “V”, 24 válvulas e injeção eletrônica estratificada (FSI)Cilindrada: 3 597 cm³
Potência: 284 cv a 6 200 rpm
Torque: 36,75 kgfm disponível entre 2 500 rpm e 5 000 rpm
Câmbio: automática seqüencial (Tiptronic) de 6 marchas mais marcha à ré
Rodas: liga leve, 19”Pneus: 265/50 R19 110 Y
Dimensões: 5,08 m (comprimento), 2,17 m (largura), 1,69 m (altura) ajustável até 1,77 m se equipado com suspensão adaptativa a ar e 3 m (entreeixos).
Altura livre do solo: 20 cm
Preço: R$ 278 000


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