quinta-feira, 17 de julho de 2008

Encurralado



O Autocap VigiaCar reúne rastreador, bloqueador e monitoramento por câmeras em um único produto. Se a resolução do Contran vingar, todos os carros sairão de fábrica com rastreador a partir de agosto de 2009. Até lá, os fabricantes inovam para enfrentar a concorrência e cair no gosto do consumidor. Um dos mais completos do gênero é o recém-lançado Autocap VigiaCar, que integra rastreamento por GPS, monitoramento de imagens em tempo real e bloqueio do veículo - tudo sem a necessidade de uma central de monitoramento.
A instalação do Autocap pode ser feita em lojas especializadas em som. Ele possui entradas para quatro câmeras e um microfone e pode ser ligado a outros dispositivos - como um sensor que avisa quando a porta do carro é aberta, por exemplo. É preciso adquirir um chip de celular GSM de qualquer operadora.
Cada vez que o carro é ligado, o sistema envia uma mensagem para o celular do dono. A partir daí, as câmeras fotográficas passam a registrar as imagens, em intervalos programáveis. Elas ficam armazenadas em um cartão de memória de 2 GB - pode ser o suficiente para vários dias ou até mais de um mês.
O Autocap permite duas formas de interação com o veículo. A primeira é pelo celular, por meio de mensagens. A outra forma é um software próprio instalado num computador, que mostra a posição do carro em um mapa, em tempo real. O usuário pode ainda recuperar as imagens registradas, bloquear e desbloquear o veículo, entre outras funções. Também é possível fazer tudo pela internet, por meio de um site.
Nos testes que fizemos, com um veículo cedido pelo fabricante, conseguimos acompanhar todos os trajetos feitos pelo carro. Os comandos de bloqueio e desbloqueio também funcionaram, com a ressalva de que os comandos por celular são mais lentos e dependem da cobertura da operadora. Seu grande diferencial, o monitoramento das imagens em tempo real, também foi eficiente. As fotos registradas seriam suficientes para identificar quem tentou roubar o carro.
O preço sugerido, 2 109 reais, inclui só o aparelho. Um kit completo, com quatro câmeras, microfone e botão de pânico, custa em média 3 200 reais. Sua vantagem é não ter mensalidades, que elevam o preço dos outros rastreadores para cerca de 2 000 reais.

CUMPRE O QUE PROMETE?
SIMO Autocap VigiaCar tem todas as funções de um rastreador e bloqueador comum, com a vantagem de permitir monitorar em tempo real o que ocorre dentro do veículo.

Onde encontrar

Nenhum comentário: