quarta-feira, 16 de julho de 2008

Som invisível


O Moovi é a opção à prova de ladrões para ouvir música digital sem precisar de fones de ouvido ou do CD player no carro Portabilidade e segurança são palavraschaves nos equipamentos eletrônicos atuais. Foi pensando nisso que uma empresa brasileira desenvolveu o Moovi. Criado pela Noxt, trata-se de um dispositivo que transmite o som de um MP3 player qualquer para um módulo central, que fica escondido em qualquer ponto do veículo, permitindo que você ouça suas músicas preferidas diretamente nos alto-falantes do carro.
A vantagem é que você não precisa nem de fones de ouvido nem de um CD player que tenha entrada para MP3 player, e ainda ganha um produto que é quase à prova de roubo, por ficar longe do alcance dos olhos. O equipamento é composto de duas partes: a central receptora (que pode ficar no portamalas, sob o banco ou até escondido dentro do painel) e um pequeno transmissor, que vai plugado no iPod ou qualquer outro tocador de MP3.
A instalação é rápida. Leva cerca de 15 minutos e pode ser feita em qualquer loja de som automotivo. Outro ponto positivo é que o carro não precisa ter um auto-rádio ou CD player instalado. Basta ter a fiação e as caixas de som.
No início talvez você estranhe o produto e fique incomodado com a falta de botões, afinal o transmissor do Moovi é apenas uma caixinha preta de 7 centímetros de comprimento. Mas lembre-se: ele não é um tocador de músicas digitais, ele apenas transmite o sinal para a central, que recebe os dados sem qualquer interferência externa, pelo fato de funcionar numa faixa de freqüência digital de 2,4 GHz. Há ainda duas entradas Mosfet para amplificadores de som, para o caso de querer incrementar a potência e a qualidade do som.
O pequeno transmissor tem uma bateria interna que dura, segundo o fabricante, 25 horas e pode ser recarregada numa tomada comum ou no acendedor de cigarros do veículo. Ele permite conectar qualquer dispositivo de reprodução de áudio, como um DVD player portátil ou mesmo um celular que toque música digital. Nesse caso, é possível até atender as chamadas, que serão reproduzidas nos alto-falantes.
O Moovi leva vantagem sobre aqueles transmissores de rádio que têm a mesma função. Como eles funcionam com sinal de FM, em geral há muita interferência e ainda é preciso que o carro tenha um autorádio - sem falar que eles não têm qualidade digital de som. Só que o Moovi custa mais que esses aparelhinhos, saindo por 390 reais, o mesmo preço de um CD player automotivo básico. Nada mau para quem não agüenta mais ter o som levado por ladrões.
CUMPRE O QUE PROMETE ?
SIMO Moovi é fácil de operar e transmite um som limpo, de qualidade e sem nenhum chiado. E ainda tem a vantagem de ficar escondido, longe do olhar dos ladrões.
ONDE ENCONTRAR

Nenhum comentário: