sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CN Auto traz nomes Topic e Towner de volta ao mercado

Nova marca de importados chineses pode trazer a Brilliance ao Brasil
Essa história começou em abril deste ano, quando o leitor Rodrigo Arce Quintanilla nos enviou as primeiras evidências da chegada de novas marcas chinesas ao Brasil. Investigamos as imagens e descobrimos a empresa CN Auto. Por camaradagem, aguardamos o momento oportuno de divulgar a empresa, mas acabamos demorando demais. A empresa é dirigida pelos mesmos executivos que um dia trouxeram a marca coreana Asia ao Brasil. É por essa razão que eles mantiveram os nomes Topic e Towner e os usaram para a nova empresa, que venderá veículos chineses. O Jinbei Haise será vendido como Topic, enquanto o Hafei Minyi será o novo Towner. Essa pode parecer a notícia mais importante, mas tem mais: como distribuidor oficial da Jinbei no Brasil, a CN Auto também pode comercializar aqui os veículos de passeio da Brilliance num segundo momento. Quando (e se) ela chegar, será a primeira ameaça consistente aos veículos fabricados no Brasil.A Brilliance será a primeira marca chinesa a vender seus veículos na Europa. Na França, seus carros devem começar a ser vendidos até o final do ano, assim que passarem por todas as exigências de segurança do Velho Continente. Se conseguirem por lá, aqui não deve haver maiores dificuldades na homologação.Serão vendidos ali o BS6, o BS4 e o BC3, os primeiros carros da galeria ao lado, em sequência. São os mesmos modelos que podem vir ao Brasil caso a CN Auto consiga se estabelecer como um referencial confiável para o consumidor. Até lá, a empresa, inteligentemente, vai explorar segmentos de nicho, como o dos furgões e dos utilitários esportivos.O BS6 é um sedã médio-grande (2,79 m de entreeixos e 4,88 m de comprimento) desenhado por Giorgetto Giugiaro e equipado com motores 2-litros e 2,4-litros de quatro cilindros de 122 cv e 130 cv. O BS4, o belo sedã da foto de abertura desta matéria, teve seu desenho assinado pelo estúdio Pininfarina e tem o mesmo entreeixos do BS6, 2,79 m, ainda que seja mais curto: 4,65 m. Também é mais interessante do ponto de vista do desempenho. Tem um motor 1,8-litro de 136 cv e uma versão turbinada com 170 cv. O BC3, por fim, é um cupê equipado com o motor 1,8-litro turbo de 170 cv e com entreeixos mais curto, de 2,60 m. O desenho também é Pininfarina. Mesmo com tudo isso, a promessa é que os carros serão vendidos a preços competitivos.FurgõesVoltando à realidade brasileira, a CN Auto já tem um site, o http://www.cnauto.com.br/, em que já é possível até agendar o test-drive com um dos novos modelos. Ali só não estão os preços e os pontos de vendas, que devem ser divulgados em breve.Com 3,75 m de comprimento, 2,37 m de entreeixos e 1,55 m de altura, o novo CN Auto Towner tem o mesmo perfil do antigo Asia e motores de 970 cm³, 1.051 cm³ e 1.308 cm³, respectivamente com 35,5 cv a 5.000 rpm, 38,5 cv a 5.200 rpm e 58 cv a 5.400 rpm de potência e 74 Nm de 3.000 rpm a 3.500 rpm, 83 Nm de 3.000 rpm a 3.500 rpm e 108 Nm de 3.500 rpm a 4.000 rpm. No Brasil, só o motor de 970 cm³ será comercializado. Apesar de pequeno, o Towner transporta de cinco a oito pessoas. Ainda não se sabe o preço, mas ele deve ficar na faixa do oferecido pelos concorrentes ou abaixo, coisa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil.Já o CN Auto Topic, ou Jinbei Haise, tem capacidade para 13 passageiros, ele será um substituto à altura para o Kia Besta, que saiu do mercado sem nenhum produto que pudesse substituí-lo. Com uma vantagem: motor a gasolina de quatro cilindros de 2.237 cm³, com a tecnologia do Toyota 4Y, utilizado pela empresa japonesa de 1985 a 1993. Por um lado, é um motor antigo, mas atende às normas brasileiras de emissões (vide a placa cinza); por outro, a mecânica Toyota é conhecida por sua durabilidade. Além disso, nossas fontes também informaram que o motor do novo furgão usará gás natural de série. Motores a gasolina oferecem um custo de manutenção menor em relação aos a diesel. O preço final do veículo para o consumidor, que deve entrar na conta para o cálculo do custo do km rodado, também cai bastante, ainda mais se o veículo puder rodar também com gás natural, como parece ser o caso (a confirmar). Com isso, o novo Topic ameaça acabar com a maior veterana do mercado brasileiro, a VW Kombi, que poderia resistir até 2012, mas deve sair de linha antes disso.Utilitário esportivoNo site da empresa ainda não há informações sobre ele, mas a CN Auto deve importar o utilitário FQ 6500 SUV, da marca chinesa ZX. Bastante parecido com o antigo Toyota Hilux, ele já tem unidades circulando pelo Brasil. Flagrantes do modelo serão muito bem-vindos. Os carros estão desembarcando no país por meio do porto de Vitória. Os primeiros chegaram em janeiro e há mais carregamentos em direção ao Brasil.Além de amplos volumes, a nova empresa trará um conceito revolucionário em manutenção: em vez de concessionárias, ela terá centros de serviço espalhados por todo o território nacional. Esses centros de serviço serão oficinas já existentes, credenciadas para resolver os eventuais problemas que os carros apresentem. A idéia é que, sem custos elevados de montagem de uma rede, os custos de manutenção também serão bastante baixos. Peças de reposição estão incluídas nessa política, ou seja, elas devem chegar a preços muito acessíveis.

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