sábado, 18 de outubro de 2008

Ford Edge chega ao Brasil a partir de R$ 149, 7 mil


Importado do Canadá, crossover oferece porte imponente e motor V6 3,5-litros
Niagara Falls, Canadá) - A Ford apresentou à imprensa especializada brasileira, no Canadá, onde ele é fabricado, o novo Edge. Este crossover, construído sobre a base do Fusion, chegará ao Brasil a partir de R$ 149,7 mil, um valor que deve frustrar as expectativas de muita gente que esperava um preço próximo do do Chevrolet Captiva. A diferença entre as versão básica e a topo de linha será apenas um teto solar duplo, que acrescenta quase R$ 9.000 ao preço. Com este sistema, o utilitário atinge R$ 158,53 mil.Apesar da expectativa em torno de um preço mais baixo para o Edge, seria errado esperar que ele custasse a mesma coisa que o Captiva. Isso porque ele é bem maior (tem 4,72 m de comprimento e 2,82 m de entreeixos, contra 4,58 m e 2,71 m do concorrente da Chevrolet, respectivamente. Ainda assim, a diferença de mais de R$ 50 mil pode não se justificar aos olhos dos consumidores.A Ford até apela para um novo tipo de consumidor, que ela denomina de "novo luxo", que não se preocuparia com marcas ou com tradição pelo aspecto de ostentação que poderia estar embutido nisso. Esse consumidor, entre seus 45 e 50 anos, com R$ 300 mil de renda anual, se preocuparia é com estilo de vida. Por isso ele aceitaria pagar R$ 150 mil no Edge. Afinal de contas, pelo mesmo valor ele consegue comprar modelos de marcas mais luxuosas, como Land Rover. Se esse consumidor existe ou não é outra questão.Entre os principais concorrentes do Edge a Ford aponta Mitsubishi Pajero Full, Toyota Hilux SW4 e Hyundai Veracruz, apesar da disparidade de propostas destes veículos, especialmente dos dois primeiros, mais voltados e capacitados para a atividade fora-de-estrada. O Edge só tem tração nas quatro rodas, mas não traz reduzida. Também é movido só a gasolina, algo que só é bem aceito, quando é, nas grandes cidades.Entre as grandes vantagens do novo crossover canadense estão o motor 3,5-litros V6 de 269 cv a 6.250 rpm e 339 Nm a 4.500 rpm e algumas regalias tecnológicas, como o sistema Sync, desenvolvido em parceria com a Microsoft e que, como o Blue & Me, da Fiat, admite comandos de voz. Saiba mais sobre o Edge na sexta-feira, quando publicaremos sua avaliação completa.

Nenhum comentário: