quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SEGREDO!-Chevrolet Viva aparecerá no salão como conceito


Sucessor do Corsa foi mostrado na comemoração dos cem anos da GM mundial
A última vez em que falamos no novo Corsa, de quarta geração, foi em outubro do ano passado. Na época, dizíamos que o carro substituiria o Astra. Um ano depois, a própria GM, na comemoração de seu centenário, resolveu voltar ao assunto, até porque muita água já correu por debaixo desta ponte desde então. E até imagens do novo carro ela revelou. A bem da verdade, o novo Corsa será apresentado no Salão do Automóvel deste ano como carro-conceito. Veja aí acima a foto da dianteira do novo hatch.Para começar, aquele Corsa que foi flagrado em uma oficina da GM, em São Caetano do Sul, serviu de base para um modelo novo, conhecido internamente como projeto Viva. Ele dará origem a uma família inteiramente nova de veículos, com sedã, picape e, quem sabe, perua e minivan (a nova Meriva européia). Para o lugar do Astra, o que deve ser oferecido será o novo Chevrolet Cruze, que será fabricado em São José dos Campos.Ainda que se pareça com o Corsa D, o novo carro terá uma dianteira diferenciada, mais ligada à nova identidade visual da Chevrolet no mundo. A plataforma também deve ser diferente da que o modelo usa no Velho Continente. O novo Corsa deve usar a plataforma do Corsa atual alongada (só para a marca manter o costume).Com isso, o carro, que na Europa tem 2,51 m de entreeixos, pode ser um pouquinho maior por aqui. Seu motor será, infelizmente, o mesmo 1,8-litro atualmente comercializado, mas com potência ampliada para 129 cv. A GM continuará a dever, nos modelos pequenos, motores mais atuais, como os Ecotec vendidos na Europa.Na época, cogitávamos que o modelo que ficaria no lugar do atual Corsa possivelmente seria o Aveo, vendido atualmente na China, nos EUA e na Europa. A mesma plataforma usada no Celta, da segunda geração do Corsa (a primeira fabricada aqui), seria alongada e utilizada para abrigar a carroceria do carrinho, possivelmente com mudanças visuais. O Aveo tem 2,48 m de entreeixos, mas vocação de carro menos sofisticado do que o futuro Corsa/Viva. Também teria versões hatch e sedã. Se vier, talvez ele entre no lugar do Celta.Sejam quais forem os planos da GM, o que é certo é que o novo carro-conceito que a empresa apresentará no Salão do Automóvel deste ano antecipa o sucessor do Corsa. Aos visitantes e apaixonados por veículos, vale ficar de olho.

Nenhum comentário: