quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SEGREDO: Ford decide importar Transit


Modelo será anunciado ainda neste ano, mas apenas chegará ao mercado no início de 2009. Leitor já até descobriu site registrado pela Ford

Está decidido. A Ford vai mesmo vender a Transit no Brasil. Os executivos decidiram a sete chaves bancar a importação do modelo, que faz muito sucesso na Europa, onde é vendida há 40 anos. Serão duas versões oferecidas ao consumidor brasileiro, furgão e van. E depois virá a chassi-cabine. O anúncio oficial da Ford será ainda em 2008, mais perto do final do ano. Porém, a comercialização deverá começar no início de 2009. O produto será importado da Turquia, onde é fabricado e segue para 22 países da Europa.As novidades não páram por ai. O leitor Alexandre Barros, de São Bernardo do Campo (SP), fez outra importante descoberta. A Ford já registrou o domínio sobre a van no Brasil, em 27 de dezembro de 2007. O endereço é www.fordtransit.com.br. Nós agradecemos pela gentileza!Quais devem chegarA Ford deverá começar com duas versões da Transit, um modelo vocacionado ao transporte de passageiros e uma de carga, com PBT de 1 ou 2 ton. São as duas que foram apresentadas na Fenatran 2007, a de carga com teto alto – com capacidade de carga de 11,3 metros cúbicos – e a van com capacidade para 15 passageiros e um motorista. Nas Américas, o Brasil será o segundo país a receber o veículo. Após os Estados Unidos, o México se tornou o primeiro fora da terra do Tio Sam, em setembro de 2007. Por lá, existem nove versões disponíveis.PreçoÉ neste ponto que o bicho pega. O preço é a grande pedra no caminho da Transit “a brasileira”. E não dá para levar em conta a Sprinter, importada da Argentina, que por aqui custa de R$ 82 mil a R$ 109 mil (furgão) e na van (de R$ 93 mil a R$ 131 mil). Por vir de um país mais perto, a conta da logística é, obviamente, bem menor. A Ford vai adaptar os modelos importados em seu Mod Center. A marca sabe que se trouxer todos os itens luxuosos da versão européia, vai dançar no quesito preço. A tendência é que o valor inicial da Transit supere os concorrentes. Oswaldo Jardim, diretor das Operações de Caminhões da Ford, despistou sobre a Transit na Fenatran do ano passado e na coletiva de imprensa em que a montadora anunciou o segundo de produção, no início de junho. “Estamos de olho no segmento dos semileves, que vendeu 16 mil unidades em 2007 e deverá comercializar 21 mil unidades neste ano. Mas, há fortes concorrentes e para a Transit chegar alguém vai ter que perder. É um segmento muito pequeno”, disse. Jardim, no início de junho, ainda afirmou que outros problemas como a adaptação da rede de concessionários a um produto novo, ainda implica no projeto de trazer a van.MotoresA Ford não vai ter dor de cabeça para importar o modelo, já que o mercado turco é muito semelhante ao brasileiro em termos de gosto por conforto e preço. É a mesma estratégia que a montadora vai usar quando importar a cabine turca em substituição à linha Cargo, que deve ocorrer em no máximo três anos.Este ano, no Salão de Chicago, em fevereiro, a Ford apresentou uma nova versão da Transit, o modelo Connect. Nos Estados Unidos, a versão só será vendida em janeiro de 2009, com motor 2.0 litros, de quatro cilindros, a gasolina, transmissão automática e com capacidade de carga de 4 metros cúbicos. Mas, essa composição está fora de questão.As duas versões apresentadas no Brasil tinham tração traseira e motor diesel 2.4 L, da família Duratorq TDCi. Com esta pista, os modelos poderão ser equipados com motores de 100 cv e torque de 285 Nm, 115 cv/320 Nm e 140 cv/375 Nm. Transit vs SprinterA principal concorrente será mesmo a MB Sprinter, que já detêm uma legião de fãs no Brasil, pois está no mercado desde 1997. No País, a Mercedes-Benz oferece o modelo na versão van com 26 diferentes configurações. Com capacidades que vão de 12 passageiros, mais condutor, e 16 mais um.Já o modelo furgão são três versões de entreeixos (curto/3.000 mm, longo/3.550 mm e extra-longo/4.025 mm), com teto alto ou baixo. Outros concorrentesA Transit também terá pela frente a companhia do Fiat Ducato, Iveco Daily, Peugeot Partner e Boxer, Citröen Jumper Minibus e Renault Master e Kangoo Express (importado da Argentina) e Kia Bongo.

Nenhum comentário: