terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Barulhos no Ford Fusion

Proprietários reclamam de barulho metálico e vibração nos freios
O que eu fiz para merecer esse barulho e essa vibração tão forte nos freios do meu Fusion?” Essa pergunta é sempre feita pelo advogado Rodrigo Valladão Nogueira, de Campanha (MG). Proprietário de um Ford Fusion 2006, ele diz que não agüenta mais esse ruído, que lembra dois canos de metal batendo um no outro. “É tão alto que os passageiros comentam e atrai até a atenção de quem passa pela calçada”, diz Rodrigo.
Além dos vários contatos que fez com o serviço de atendimento ao consumidor da Ford, o advogado levou o veículo diversas vezes à concessionária, que fica a 50 quilômetros de onde mora. “Já fizeram mais de dez tentativas para tentar eliminar o barulho e a trepidação no pedal. Tentaram ajustes, troca das pinças dianteiras, das pinças traseiras ou das duas, diversos tipos de graxas, antes e depois da montagem das peças nos discos... e nunca resolveram. O barulho diminuía e, depois de dois dias, voltava ainda mais forte. Até mandaram o carro para Belo Horizonte, mas voltou do mesmo jeito. Hoje tenho receio de usar o carro.”
O mesmo problema atormenta o gerente industrial José Antônio de Almeida, de Três Pontas (MG). “Desde que comprei meu Fusion 2007, foram mais de oito visitas à concessionária e mais de 100 dias sem o carro. A cada revisão, a reclamação era sempre a mesma, ou seja, ruído muito forte nos freios, tanto o dianteiro quanto o traseiro. Às vezes em ambos”, diz José Antônio.
Na revisão de um ano do seu Fusion 2007, o funcionário público Érico Marcelo Flores, de Porto Alegre (RS), reclamou pela primeira vez do forte ruído nos freios. “Sempre que eu passava por ruas de paralelepípedo ou por estradas com o pavimento irregular, dava para ouvir o barulho metálico vindo dos freios, em alguns momentos os dianteiros, em outros os traseiros. Já o levei mais de cinco vezes para a autorizada solucionar o problema. Na visita mais recente, pediram para deixar o carro e nem deram previsão de entrega”, afirma Érico.
Segundo nossa apuração feita em diversas concessionárias espalhadas pelo Brasil, o problema estaria em um pino de fixação que fica dentro do cavalete das pinças de freio. Por causa do tamanho desses cavaletes e de suas molas de fixação, que seriam fracas demais, com o passar do tempo os pinos apresentam folga, ocasionando o ruído. A trepidação ocorre porque as pastilhas e o cavalete vibram juntos, transmitindo essa trepidação ao pedal de freio.
O POVO RECLAMA
“Considerando as dez vezes que fui à concessionária, em média foi uma visita à oficina a cada dois meses. E não acharam a solução.”Ricardo Bueno Borges, empresário, Santa Rita do Sapucaí (MG)
“Levei meu carro mais de dez vezes à autorizada. Tentaram ajustes, trocaram cada uma das pinças duas vezes e não resolveram nada.”Carlos Eduardo da Silva, empresário, Itu (SP)
“Sempre que o carro sai da oficina, alguns dias depois o barulho volta.”Viegas Junior, empresário, Belo Horizonte (MG)
RESPOSTA
A Ford diz que sua área técnica está à disposição dos clientes para eliminar o ruído. E completa: “Salientamos, no entanto, que a questão não causa qualquer tipo de risco ao condutor.”


Por Waldez Carmo Amorim

Um comentário:

Enio de Oliveira Barbosa disse...

Mesmo que não tenha nenhum problema quanto ao aspecto de segurança, é um desprestígio ao consumidor, o problema ser do conhecimento da FORD, e nada ser feito para eliminá-lo EFICAZMENTE. Ningúem compra um carro na faixa de cem mil reais, para ficar ouvindo ruídos, e perdendo tempo indo em concessionária.
Enio de Oliveira Barbosa