O modelo de ano 2001 lidera o ranking da Assovesp com folga e já tinha se consagrado como o mais valorizado do primeiro semestre
No mercado de caminhões usados se conta muito a liquidez, o estado do veículo, a marca, o ano e, principalmente, se ele tem fama de bom de serviço e de “beber” pouco. Se trata de um segmento difícil de ser entendido, mas a voz dos lojistas impacta de forma profunda na hora da compra e da venda dos veículos comerciais. Por enquanto, quem está mandando nesse mercado é o Ford Cargo 1217. No acumulado de janeiro a novembro de 2008, o modelo é o usado mais valorizado, com um índice de 22,5%.O 1217 de ano 2001 continua imbatível e já havia sido coroado como o usado mais valorizado do primeiro semestre, segundo o ranking da Assovesp/Sindiauto (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo).O Cargo 1217 é bastante utilizado no setor da construção civil, com implemento de bomba de concreto em obras e também nas entregas de materiais de construção.Campeão da depreciaçãoMas, existe o outro lado da moeda. No levantamento da Assovesp junto às revendedoras independentes de caminhões usados de São Paulo, ficou constatado que o veículo com o maior índice de depreciação – de janeiro a novembro deste ano – foi o GMC 12-170, ano 2001, com 6,7%.Pelo visto, a maré não anda boa para os lados do 12-170. Tudo porque no primeiro semestre, ele também liderou a lista dos caminhões que perderam mais valor de revenda. Esse GMC médio é indicado às aplicações de caçambas basculantes, compactadores de lixo, carroçaria de madeira, além de diversos tipos de baú, como alumínio, sider ou frigorífico.
Veja a lista do acumulado de janeiro a novembro de 2008:
Caminhões mais valorizados
Ford Cargo 1217 (2001) + 22,5%
Ford Cargo 1217 (2002) + 18,6%
Ford Cargo 1215 (1999) + 13,8%
Ford Cargo 1215 (2000) + 13,1%
Volkswagen 16.220 (2000) + 9,4%
Mercedes-Benz 914 (1999) + 9%
Volkswagen 16.220 (1999) + 8,7%
Mercedes-Benz 914 (2000) + 8%
Volkswagen 15.180 (2002) + 7,89%
Mercedes-Benz 914 (2001) + 7,84%
Mais desvalorizados:
GMC 12-170 (2001) - 6,7%
GMC 12-170 (2002) - 6,2%
GMC 12-170 (2000) - 4,9%
Volkswagen 8.150 (2008) - 0,9%
Mercedes-Benz LS 1634 (2002) - 0,74%
Mercedes-Benz LS 1634 (2003) - 0,73%
Volkswagen 13.180 (2006) - 0,5%
Mercedes-Benz LS 1634 (2004) - 0,4%
Volkswagen 8.150 (2007) - 0,2%
Volkswagen 15.180 (2004) - 0,1%
Nenhum comentário:
Postar um comentário