sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

DuPont faz megapesquisa sobre preferência mundial de cores


Branca é a mais querida em quatro regiões, assim como a prata, enquanto a preta só venceu na Europa

Uma das maiores fabricantes de tintas automotivas do mundo, a DuPont, divulgou a tonalidade preferida pelos motoristas no planeta. O resultado não foi o esperado pelos brasileiros, que gostam mais da cor prata. As cores quentes também passaram longe do topo da lista. Acredite se quiser, a moda mundial é mesmo o famoso estilo Black and White (branco e preto), exatamente nessa mesma seqüência. Com o branco em primeiro lugar.O mais interessante da pesquisa divulgada pela empresa é que foram analisadas isoladamente nove regiões do mundo.
Veja a seguir o resultado:
Brasil - O WebMotors já havia cantado a bola sobre a preferência dos brasileiros pelo prata em reportagem. Aliás, lá está explicado com fundamentação de especialistas o porquê do cenário monocromático no trânsito nacional. Por aqui, a cor prata é a opção mais escolhida, com 31% da preferência; a preta ficou em segundo, com 25%, e a cinza, com 16%. A cor branca só aparece na 4ª posição, com 11%, e a vermelha surge com 8%. O bege e o azul ficaram empatados com 3% (cada uma) e o verde tem 2% das preferências. Apenas 1% dos brasileiros escolhe carros amarelos ou dourados.
Estados Unidos - Nos EUA, a predominância nas ruas é do branco. Por lá, 20% dos automóveis utilizam esta tonalidade, sendo que 16% são sólidas e 4%, metálicas. Em 2º lugar, empatados, estão preto e prata, com 17% da preferência. Azul (13%), cinza (12%) e vermelho (11%) completam o ranking norte-americano, seguidos por bege (5%), verde (3%) e amarelo (2%).


China - No país onde a produção anual gira em torno de 6 milhões de automóveis, quem manda são as cores monocromáticas, algo semelhante ao Brasil. O prata lidera com 32%, seguido pela cor preta, com 31%. O cinza aparece como a 3ª tonalidade mais adquirida, com 15%, seguida pelo azul, com 9%. As cores vivas aparecem no final da lista. A vermelha tem 5% das preferências, a laranja tem 3% e a amarela, 2%, empatada com a verde. A cor branca é a mais rejeitada pelos chineses e registra só 1%.


Europa - No Velho Continente, a predominância fica por conta da cor preta (26%). A cor prata aparece na seqüência, com 20% do volume, e a cinza com 18%. O azul surge com 13%, branco com 10%, vermelho com 7%, bege com 4% e verde com 2%. O amarelo aparece na Europa em menos de 1% dos carros.


Índia - A nação, famosa por anunciar a produção do automóvel mais barato do mundo, o Tata Nano, prefere os carros de cor branca (28%). O fiel concorrente da tonalidade neutra é o prata, com 27%. Para os indianos o vermelho (12%) é o terceiro mais escolhido, seguido por azul (8%), preto (7%), amarelo (7%), cinza (4%) e bege (4%). A pintura menos escolhida da Índia é a verde (1%).


Japão - No País do Sol Nascente a preferência é a de automóveis pintados de branco (32%). A tinta prata aparece em segundo lugar, com 28%, e a preta tem 13%. As tonalidades azuis e cinzas surgem com 7% cada uma e as vermelhas e verdes com 3%. O índice de outras na pesquisa japonesa atinge o volume de 5%.


México - Na nação mexicana a preferência de cor para os automóveis dividida pela branca e pela preta, com 20% para cada uma. Na 3ª posição aparece o prata, com 17%. Carros cinza contam com 13% da preferência, seguidos por azuis (12%) e vermelhos (11%). O amarelo surge na pesquisa com 3%, o verde, com 2% e o bege, com 1%.


Rússia - A cor prata é a preferida entre os russos, com 30%, seguida por preta e vermelha, com 14% cada uma, pela verde, com 13%, azul, com 12%, e branca, com 10%. A tonalidade cinza aparece com 3%, acompanhada de perto por bege e amarela, com 2% cada uma.


Coréia do Sul - Definitivamente esta é a nação da pesquisa que prefere os carros prateados. Eles estão com 50% da preferência. A cor preta aparece com 25%, o branco com 18% e a cinza, com 3%. Azul representa 2%, vermelho, 1% e amarelo, 1%.

Nenhum comentário: