quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Como seria o VW SP2 atualmente? Marcelo Rosa responde

Designer do Paraná recria o clássico esportivo com estilo moderno

No ano passado, um dos maiores clássicos nacionais, o VW SP2, comemorou seus 35 anos, como se pode ver na matéria que publicamos a respeito. Apesar de suas belas linhas, o veículo tinha pouca potência e acabou não conseguindo entregar a performance que sua aparência prometia. Passados tantos anos, e considerando a quantidade de modelos antigos que vem ganhando releituras modernas, como Fiat 500, VW New Beetle, Ford Mustang, Dodge Challenger e outros, como seria um SP2 moderno? Longe de ter de ficar só na imaginação, você agora pode visualizar o bicho graças ao trabalho do designer Marcelo Rosa, do Paraná.“Sou fanático por carros e me formei em Design na Universidade Federal do Paraná, me especializando em Design Automobilístico na FUMEC-MG. Sempre achei interessante a idéia de recriar carros que fizeram sucesso no passado, é como se fosse possível reviver uma época ou um tempo que não volta mais. Ultimamente temos visto a indústria automobilística apostar bastante nessa idéia. Então, porque não propor o redesign de um ícone nacional? Assim surgiu a idéia”, disse Rosa ao WebMotors.Diante do resultado, a pergunta que todos querem fazer, se esse modelo teria chances de ser fabricado oficialmente, tem uma resposta triste. “O projeto, a princípio não tem pretensões comerciais, mas fica como proposta. Com a indústria automobilística nacional em alta e com a grande importância mundial que vem conquistando, seria normal pensar num projeto 100% nacional e para o mercado mundial.”Isso não impede Rosa de continuar desenvolvendo a idéia. “Inicialmente, o carro se limita ao design exterior, mas numa segunda fase do projeto será desenvolvido o interior também. O design do carro segue as características da versão original, frente comprida e baixa, motor traseiro e detalhes como o formato dos faróis e lanternas semelhantes aos do SP2 dos velhos tempos, além de faixas refletivas nas laterais, ligando lanterna traseira ao farol dianteiro, pisca separado do conjunto ótico dianteiro, lanterna de ré única no lado esquerdo inferior, entrada de ar na altura dos vidros e até mesmo o formato dos vidros laterais terminando na mesma linha onde começa o vidro traseiro. São detalhes pequenos, mas importantes para criar essa sensação de que já vimos esse carro antes.”Como não é um projeto que vise a produção comercial, não há medidas, mas idéias básicas sobre o veículo. “As medidas foram alteradas, mas as proporções, pelo menos comprimento/altura, foram praticamente mantidas. O que foi bastante modificada é a largura do carro, para ficar mais próxima da dos modelos esportivos atuais. O Novo SP2 ficou mais largo. Com rodas de aro 18” na dianteira e 19” na traseira, o porte do modelo se aproxima do de um Porsche Boxster.”E se o carro pudesse mesmo existir? Manteria o triste apelido de “Sem Potência”? Não se Rosa pudesse influenciar. “Com relação à motorização a VW já tem hoje uma série de motores fabricados fora do país de última geração e com grande potência. Uma nova plataforma também seria necessária, até pelo fato de a Volkswagen não produzir hoje no Brasil carros com motor traseiro. Mas nada impediria de se desenvolver o modelo sobre uma plataforma já existente, com motor dianteiro. Talvez ele perderia um pouco da identidade, mas nós não perderíamos o prazer de ver um SP-2 2012 rodando pelas ruas do Brasil”, arremata Rosa. Quem sabe alguém resolve colocá-lo em produção, ainda que artesanal? Fica a torcida.

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