segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DISTORÇÃO HARMÔNICA NO SOM AUTOMOTIVO


Veja quais são as principais razões do problema e aprenda a evitá-los
Um dos assuntos mais importantes relacionados ao trio elétrico é a distorção harmônica. Neste artigo, vamos saber quais são as principais causas deste problema.
Nos campeonatos e eventos ligados ao som automotivo, é comum encontrarmos instaladores que julgam saber, apenas de ouvido, quando um sistema de áudio está reproduzindo som com distorção. Na realidade, isso é muito difícil de acontecer, pois quando o ouvido humano de uma pessoa comum ouve um som distorcido, este som já estava distorcendo o sinal de áudio a muitos passos do volume atrás.
Em ambientes abertos, onde há varios sistemas de áudio funcionando a grande amplitude, detectar o momento em que um dos sistemas está reproduzindo sinal de áudio distorcido, apenas no ouvido, é uma missão quase impossível. Mas o que é distorção harmônica?


Distorção Harmônica
Quando observamos um sinal de áudio sem distorção, vemos que este é uma sinóide, isto é, um sinal completamente arredondado.No sinal distorcido ele se apresenta achatado, enquanto que no sinal sem distorção ele é todo arredondado.
Este achatamento do sinal de áudio, no sinal distorcido, também é chamado de “enquadramento”. Muitas pessoas utilizam o termo “enquadrou a onda” para dizer que o sinal de áudio distorceu.Mas o que causa este achatamento no sinal de áudio?

Principais causas
Podemos dizer que há várias fontes para este problema. Porém, e infelizmente, o principal causador de distorção em um sistema de áudio é o mau uso do sistema.Claro que há muitos outros fatores que podem levar o sistema a reproduzir áudio com distorção. Então podemos catalogar os principais fatores:
Excesso no uso do volume do CD/DVD player


Este é um caso interessante, mas pouca gente sabe que nunca, em um sistema de áudio, pode-se utilizar o ajuste de volume no máximo. Sugerimos que o maior nível que se deva colocar 75% da graduação do controle. Isto é, se o volume vai de 0 a 62, podemos colocar este ajuste no máximo no nível 47, pois, dali em diante, não se estará utilizando a melhor parte do pré-amplificador do CD/DVD player, o que diminui a qualidade sonora do sistema.

Excesso nos ajustes de áudio do CD/DVD player
Outros excessos cometidos com grande facilidade, por usuários de trios elétricos, estão nos ajustes das frequências nos CD/DVD players, isto é, nos ajustes de graves (bass), médios (mid) e agudos (treble). Isto sem contar com o ajuste de equalizadores que alguns CD/DVD players possuem. Uma dica boa aqui é nunca ultrapassar a barreira do +3db. Para baixo não há problema, mas para cima a possibilidade de problemas com o sinal de áudio é muito grande.
Utilização da saída SUB do CD/DVD player em trios elétricos.


Quando analisamos as frequências que um trio elétrico reproduz com maior rendimento, vemos que as frequências acima de 60 Hz são as que mais se destacam. Assim, a utilização da saída SUB (com a função de filtro low-pass ativada), está completamente fora de uso em um sistema de trio. O uso desta saída para amplificadores que vão alimentar woofers ou subwoofer em trios pode danificar facilmente os alto-falantes, pois em ambientes abertos frequências tão baixas não possuem rendimento. Desta forma, o usuário tende obter um resultado satisfatório de seus alto-falantes. Porém, como grande parte das frequências que tem um bom rendimento em ambiente aberto foi filtrada (retirada) pela saída SUB do CD/DVD player, os alto-falantes não terão o rendimento esperado pelo usuário, que elevará cada vez mais a intensidade do volume até a saturação da entrada do amplificador ou até a saturação da própria saída RCA SUB do CD/DVD player.

Excesso nos ajustes de áudio em crossovers ativos

Compre aqui CROSSOVERS/DIVISORES de frequência com preço de fábrica em nossa loja!
É muito comum o uso de crossover ativo (divisor de frequências ativo) em sistema de trio.Porém os ajustes neste equipamento são de suma importância para o bom funcionamento do sistema. Além da escolha da frequência de corte em cada via, pode-se ajustar a intensidade de saída do sinal de áudio, por meio de um ganho. o Ajuste deste ganho deve ser feito com muito cuidado, para que não se sature nem a entrada do amplificador ligado a ele e nem a própria saída da via do crossover. Seguindo a dica já mencionada, nunca ultrapasse a barreira do +3dB.

Excesso no ajuste do nível de ganho dos amplificadores

Compre aqui AMPLIFICADORES com preço de fábrica em nossa loja!
Nos amplificadores de maior qualidade, o ajuste de ganho não altera a potência final do amplificador. Isto é, com os CD/DVD players que temos no mercado hoje, com o nível de ganho no mínimo ou no máximo, a potência final do amplificador será a mesma. Porém, será atingida em nível de volume diferente. Dica importante, quanto mais baixo deixarmos os ajustes de ganho, aproveitaremos melhor a graduação de volume do CD/DVD player, assim teremos mais qualidade sonora no sistema e a possibilidade de distorção no sistema diminuirá, pois teremos uma grande graduação do volume para utilizar.

Falta de corrente elétrica na alimentação dos amplificadores
Esta causa decorre do grande preconceito que o brasileiro tem em não achar necessário colocar mais baterias no sistema de áudio.
Mas, como a potência está diretamente relacionada á quantidade de corrente elétrica disponível, quanto mais potência tivermos no sistema mais baterias devemos ter. A falta de bateria (corrente elétrica) leva á diminuição da tensão de alimentação, que por sua vez leva á diminuição da tensão interna de funcionamento do amplificador, que inevitavelmente levará qualquer amplificador automotivo, não importando marca, modelo ou até tipo, a ter distorção na saída. Dica importante: monitore sempre a tensão das baterias durante o funcionamento do sistema com multímetros de leitura rápida (multímetro digital com função MAX/MIN) na função MIN (mínimo).

Qualidade da gravação do arquivo MP3

Compre aqui CD/MP3/WMA players com preço de fábrica em nossa loja!
Este é um item novo com que se preocupar. Com o advento do MP3, o CD comum está ficando obsoleto. Mas, com o objetivo de colocar mais músicas num CD-R, muitos gravam os arquivos MP3 com resolução muito baixa, o que leva á compreensão dinânica da música e em perda considerável da qualidade sonora e algumas vezes em um sinal, mesmo em volumes baixos, com distorção. Assim, uma dica importante na hora de converter CD´s de áudio em arquivos MP3: utilize resoluções acima de 128k, assim você garantirá uma qualidade sonora maior e uma menor possibilidade de se ter distorção já no CD/DVD player.
Conclusão. Como vimos nesse artigo, a distorção harmônica, ao contrário do que muitos pensam, não é causada nos amplificadores, mas sim em outros pontos. Como o amplificador é a última peça eletrônica na escola do sistema de áudio, ele acaba por levar a culpa injustamente. Os ajustes e a alimentação do sistema de áudio são os grandes vilões no aparecimento da distorção harmônica no sistema.

Nenhum comentário: