sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Esporte sangrento

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI
Senhoooooras e senhores, sejam bem-vindos ao ringue para o evento principal, o grande combate entre os dois pretendentes ao título de melhor quatro cilindros turbo com tração integral do mundo. No canto vermelho, pesando 1.522 kg e com coração boxer (de cilindros opostos), está a nova geração do Subaru Impreza WRX STI. Vestindo cinza escuro e também representando o Japão, temos o Mitsubishi Lancer Evo X GSR, um mestre do rali de 1.608 kg capaz de brigar em condições que variam entre asfalto, cascalho e neve. Como artistas marciais, EVO e STI são guerreiros multitalentosos que brilham em todos os quesitos do combate. Ambos competem ao redor do planeta em provas de rali, enduro, autocross e de circuito, sem falar no drift e nos pegas de rua. Quilo a quilo, centavo a centavo, esses dois são os esportivos mais versáteis do mundo.
Eles já se enfrentaram por aqui outras vezes. Quando aconteceu o primeiro encontro, em outubro de 2004, o Lancer Evolution MR levou o título. Em dezembro de 2005, a revanche favoreceu o WRX STI. Dessa vez, o resultado pode ser por pontos, já que cada desafiante foi completamente reformulado.
Enquanto o Lancer tem estilo limpo, o Impreza STI investe mais pesado no visual, com pára-choques e pára-lamas alargados
O STI entra no ringue com duas vantagens significativas: menos peso e mais potência que o rival. O visual é bombado. O Impreza hatch não é mais um camarão franzino: pára-lamas e pára-choque alargados e as quatro saídas de escape lhe dão um físico vigoroso. Por baixo dessa impressionante musculatura está um motor 2.5 boxer turbo de 310 cv e o sistema de tração integral vindo do Subaru Legacy. Em nome da segurança, o Evolution 2008 ficou maior e mais pesado que o antecessor e 8 cm mais longo que o STI. A força vem de um motor 2.0 turbo todo novo, feito de alumínio e com 295 cv. Embora com 15 cv a menos e 86 kg a mais que o STI, aqui não vai ter moleza. O que o Lancer perde em potência e capacidade cúbica, ele ganha na eletrônica. Seu ponto alto é um sistema chamado Super-All Wheel Control, uma complexa estrutura de melhorias dinâmicas, sendo a mais notável o Active Yaw Control (AYC). Lutadores, vocês estão prontos? Então que soe o gongo!

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