terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aplicativo para carros chama socorro em caso de acidentes


Em caso de acidente de carro, o que fazer? Ligar para a emergência é a alternativa mais óbvia, mas o que fazer se no meio da confusão você não encontrar seu celular? Pensando nessa possibilidade, o pesquisador da Universidade da Geórgia do Sul, Debopam Acharya, criou um aplicativo baseado em Java chamado SAVE.
Com ligação GSM e GPS embutido, o SAVE, sistema automático de comunicação de acidentes da Sun, usa sensores para controlar a aceleração e desaceleração, temperatura interna e ângulo de inclinação do veículo.
Por exemplo, imagine que você está viajando, o motor do veículo falha e começa a pegar fogo. Segundo o pesquisador, se nessa situação você contar com o SAVE, ele imediatamente solicitará os serviços de emergência e enviará os relatórios da sua posição.
“Comunicação de orientação é crucial durante situações de risco, tais como incêndios, inundações, explosões e os acidentes de trânsito, e é especialmente importante para capotamentos e batidas", disse Acharya ao site TechRadar. "A combinação adequada destes parâmetros pode levar a uma análise precisa sobre o tipo e a gravidade dos acidentes e, consequentemente, o sistema pode ser utilizado em veículos destinados a operações diferentes, civis ou militares", concluiu o pesquisador.
Fonte: Techradar.com

Nenhum comentário: