quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Não compre no escuro - As manias do caçula da Ford

A polêmica traseira do Ka ganhou discreta reestilização em 2002

A grana está curta para o zero-quilômetro e a opção é comprar um Ford Ka usado? Saiba quais são os principais defeitos desse modelo para não entrar numa fria. Dando uma força para quem está querendo comprar um Ford Ka, a série "Não compre no escuro" lista os problemas mais recorrentes no modelo e fornece o preço médio dos reparos. As informações são fornecidas por especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruídos) com o objetivo de auxiliar na compra de um usado e também ajudar o leitor que já tem o modelo em foco a montar um plano de manutenção. A série também traz os recalls divulgados pelos fabricantes..


O Ka chegou ao Brasil em 1997, apenas seis meses depois de seu lançamento na Europa no ano anterior, e suas linhas curvas com arestas chamaram a atenção. Os propulsores escolhidos foram os Endura 1.0 (54 cv) e 1.3 (60 cv) que, apesar de antigos, traziam novidades, como imobilizador de motor com chave codificada, comando hidráulico da embreagem e injeção multiponto sequencial..


Em 1999, o modelo passou a ser equipado com o motor Zetec Rocam de 65 cv. Dois anos depois, o motor 1.6, de 95 cv, também passou a ser oferecido. Em 2002, o modelo passou por discreta reestilização na traseira, com mudanças nas lanternas, para-choque e posição da placa. Em 2004, foram feitas alterações no para-choque dianteiro e grade. A reestilização completa do modelo ocorreu em 2007, 10 anos depois de seu lançamento. O Ka ganhou ainda motores bicombustíveis 1.0 (70 cv, com gasolina, e 73 cv, com álcool) e 1.6. (102 cv, com gasolina, e 110 cv, com álcool).




Problemas e orçamento

MECÂNICOS

Geral
Setor de direção folga com frequência
Troca do setor: de R$ 300 a R$ 500
Troca do reparo: R$ 150
Leques folgam com frequência,
Troca: R$ 450
Vazamento de óleo no atuador do pedal da embreagem
Troca do atuador: de R$ 329 a R$ 438
Falha na válvula termostática
Troca: R$ 130
Vazamento de água na carcaça da válvula termostática
Troca da carcaça: R$ 185
Vazamento na junta da válvula termostáticaTroca da junta: de R$ 30 a R$ 68
Buchas da suspensão são frágeis
Revisão: R$ 400
Suporte do motor é frágil
Troca: R$ 80
Folga na junta da coluna de direção e setor
Reparo: R$ 285
Defeito na válvula do ar quente causa vazamento de água no interior do veículo
Troca da válvula: R$ 328

Motor Endura
Vazamento de água no coletor de admissão
Troca do coletor (R$ 1.712) ou adaptação da base de metal no coletor (R$ 185)
Mangueira do respiro do motor veda a passagem de ar
Troca da mangueira: R$ 115
Durabilidade da válvula de marcha lenta é reduzida
Troca: de R$ 220 a R$ 454
Falha no debímetro (que mede o volume de ar que entra no motor)
Troca: R$ 827
Falha no sensor demarcha a ré
Troca: R$ 140
Motor demanda regulagens constantes
Regulagem: R$ 80
Bomba de combustível apresenta baixa durabilidade
Troca: R$ 200

ELÉTRICOS
Motor Endura
Problema no atuador causa alteração de marcha lenta
Troca: R$ 260
Curto-circuito na bomba de combustível
Troca da bomba: R$ 300
Mangueira de ventilação do cárter fura, causando oscilações de marcha lenta
Troca da mangueira: R$ 110
Medidor de massa de ar suja e causa baixo rendimento
Testes e limpeza: R$ 80
Motor Zetec Rocam
Sujeira no atuador
Limpeza: R$ 80
LATARIA/CARROCERIA
Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Vedação interna contra poeira é ineficiente
PROJETO Filtro Blow By mal localizado (vapores de óleo sujam o filtro de ar)
RUÍDOS (causados por)Para-choques bambeiam facilmenteMá regulagem do capô e da tampa traseira
Folga nos componentes do vão do motor
Falta de lubrificação nas fechaduras
Isolamento precário dos componentes internos das portas e folgas nas dobradiças
Falta de isolamento do painel de instrumentos
Folgas na estrutura dos bancos
Isolamento ruim do estepe, macaco e chave de roda
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir deR$ 200

RECALL
Para saber se seu Ka está na lista de recalls da fábrica, entre em contato com o Centro de Atendimento Ford: 0800-703-3673
Substituição do conjunto de pinça de freio nos modelos fabricados em 2002
Início: 13 de dezembro de 2002
Substituição do tubo do hidrovácuo do freio nos modelos 2000 a 2002
Início: 7 de março de 2003
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Marcha Livre (31-3481-3200); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).

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