Está de olho num Monza? Especialistas mostram os defeitos mais recorrentes do modelo da Chevrolet, para que os pretensos compradores tomem uma decisão mais conscienteO modelo focalizado esta semana pela série Não compre no escuro é o Chevrolet Monza. Para orientar na compra de um usado e também ajudar a montar um plano de manutenção, especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruído) listaram os principais defeitos apresentados. Além do custo médio dos reparos, a série informa os recalls dos modelos.O Monza chegou ao mercado brasileiro em 1982. Curiosamente, o carro foi lançado apenas com carroceria hatch, com três portas e motor 1.6. No ano seguinte foi a vez do sedã, junto com a opção do motor 1.8, que melhorou um pouco seu desempenho. Nessa época, opcionais como ar-condicionado, direção hidráulica e câmbio manual de cinco marchas eram itens de encher os olhos. Em 1985, o modelo passou por seu primeiro face-lift.Naquele ano, o hatch ganhou versão esportiva, com rodas largas, frisos, bancos Recaro e, sob o capô, o motor 1.8 com carburador de corpo duplo e outro coletor de admissão. O modelo alcançava a velocidade máxima de 180km/h. No ano seguinte, foi lançada a versão de luxo, denominada Classic, que trazia muitos opcionais e carburação dupla. Em 1987, chegou ao mercado o motor 2.0, que tirou de linha a motorização 1.6. No ano seguinte, o Monza passou novamente por retoques estéticos. A carroceria hatch deixou de ser produzida em 1989.O Monza ganhou injeção eletrônica em 1990, mas apenas no motor 2.0. Em 1991, o modelo passou por nova reestilização, ficando semelhante ao Omega. No ano seguinte, todas as versões receberam injeção eletrônica, sendo algumas multiponto e outras monoponto. Para abrir espaço para o Vectra, em 1993 a Chevrolet tirou de cena a versão topo de linha do Monza. Já em 1996, quando a segunda geração do Vectra foi lançada, foi decretada a aposentadoria do Monza.
Problemas e orçamento
MECÂNICOS
Folga nas buchas das barras de direção
Troca: R$ 200
Folga nos coxins com rolamento
Troca: R$ 180
Folga na direção
Troca das buchas da barra de direção: R$ 52
Sujeira no corpo da borboleta
Limpeza: R$ 90
Entupimento da mangueira do Sensor MAP
Troca da mangueira: R$ 80
Desgaste prematuro dos retentores de válvula
Troca: R$ 500
Vazamento na junta da tampa de válvula
Troca da junta: R$ 30
Vazamento na tampa seletora de marcha
Troca do retentor e junta: R$ 55
ELÉTRICOS
Geral
Eletroventilador com durabilidade reduzida
Falha do contato de ignição
Troca: R$ 100Falha no sensor MAP
Troca: R$ 215
Monza MPFI, Classic e 500 EF
Queima do relé da injeção eletrônica ou mal contato nos conectores do relé
Troca do relé: R$ 110
Troca dos conectores: R$ 105
Queima da central eletrônica
Reparo: R$ 700
Falha no debímetro (medidor de fluxo de ar da mistura ar/combustível)
Reparo: R$ 550
Queima das lâmpadas do painel digital
Troca: R$ 135
MONZA 1.8 E 2.0 EFI
Falha no sensor Hall (módulo de ignição que fica dentro do distribuidor)
Troca do sensor e da bobina impulsora: de R$ 280 a R$ 370
Falha no sensor de posição da borboleta
Troca: R$ 120
Oxidação do conector do sensor de temperatura da água
Troca do conector: R$ 75
Troca do sensor: R$ 105
Defeito no sensor de velocidade
Troca: R$ 220
Queima da placa retificadora e do regulador de tensão provocada por falha no alternador
Troca da placa e do regulador: R$ 155
Conserto do alternador: R$ 120
Troca do alternador: R$ 650
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos, as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço.
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Peso dos vidros laterais dos modelos duas portas estraga a máquina do vidro
Reparo: R$ 90
PAINEL É FRÁGIL
RUÍDOS (causados por)
• Dilatação das peças plásticas do painel
• Folga nos faróis
• Folga na estrutura dos bancos, nas portas e nos componentes do vão do motor
• Vibração do capô
• Isolamento ruim do estepe, chave de rodas, macaco e triângulo
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALL
Troca dos protetores da mangueira do cânister
Ano do recall: 1991
Corrigir sistema de travamento do cinto de segurança
Ano do recall: 1991
Troca dos parafusos de fixação dos cintos de segurança dianteiros com regulador de altura na coluna central
Ano do recall: 1995
Colaboraram para a reportagem: AutoWay (31-3442-7342); Alinha Rodas (31-3295-3913); o "tira-grilos" Luiz Fernando Machado (31-3226-2677); Autowatt (31-2526-4516); Marcha Livre (31-3481-3200); Magnus Alinhamento (31-3463-9720).











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