sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tire dúvidas sobre o funcionamento do sistema de ar-condicionado do carro

Em modelos 1.0, ar é desativado quando situação exige mais do motor. Mesmo no frio, aparelho deve ser ligado ao menos uma vez por semana.
Um veículo parado sob o sol pode atingir a temperatura interna de até 70º C. Portanto, é inegável a importância do ar-condicionado, um item que além de oferecer conforto, proporciona segurança, viabilizando a viagem com os vidros fechados, sem que motorista e passageiros “derretam” dentro do carro.
Funcionamento
O ar-condicionado é um aparelho que muda a temperatura e a umidade do interior do automóvel dentro de limites pré-estabelecidos. Para isso, é necessário um circuito no qual um gás refrigerante é enviado, sob pressão, por meio de um compressor acionado pelo motor. Depois disso, esse gás é esquentado e atravessa o radiador, onde é submetido a um resfriamento, passando para o estado líquido. Em seguida, vai para uma válvula de expansão e entra no evaporador colocado na cabine do carro. Neste momento, volta ao estado gasoso. Portanto, na prática, esse equipamento não é um gerador de frio, mas sim um transformador do ar ambiente. Para funcionar, o motor do condicionador de ar é ligado ao motor do veículo por correias, um esforço que exige de 8 a 15 cavalos de potência.
Ar em um carro 1.0
Para alguns, o equipamento em um carro de pouca potência, como os que contam com motor 1.0, pode parecer uma opção inadequada. Mas nem sempre é. Isso porque, quando o ar-condicionado é de fábrica, conta com sistemas que o desativam momentaneamente em casos que exigem que toda a potência do motor seja usada, como no caso de uma subida mais acentuada, por exemplo, ou mesmo uma ultrapassagem.

No inverno, aparelho também deve ser ligado
Para fugir do calor, é necessário que o ar-condicionado esteja em plenas condições de funcionamento e com a revisão em dia. Portanto, faça uma inspeção anual para verificar o filtro, que retém impurezas vindas do ar externo e também pode acumular fungos se não for trocado periodicamente. O nível do gás também é checado. Se ele não estiver em ordem, o condicionador não vai esfriar o ambiente. A dica para manter seu ar-condicionado funcionando bem é utilizá-lo constantemente. É isso mesmo, um condicionador de ar parado pode ressecar as mangueiras e também virar um criadouro de fungos. Portanto, mesmo em épocas mais frias, é importante ligar o aparelho ao menos por 10 minutos, uma vez por semana. Outra dica bacana é ativar a recirculação. Além de não permitir que o ar externo entre no carro, principalmente quando se está atrás de um caminhão soltando fumaça, ou dentro de um túnel, em um engarrafamento, entre outros, esse modo acelera o resfriamento interno. Porém, seu uso não deve ser prolongado, pois o ar no interior do carro não vai se renovar. Um lembrete importante aos fumantes: evite o cigarro com o ar-condicionado ligado, pois o sistema ficará impregnado com um odor bem desagradável.

Nenhum comentário: