quinta-feira, 19 de março de 2009

Chegou o Renault Symbol, sucessor do Clio


Renault apresenta sedã que começa ser vendido a partir de R$ 41.190

Por Hairton Ponciano Voz // Fotos de Ivan Carneiro

Acabamento cromado na grade está em todas as versões. Farol parecido com o do Sandero é mera coincidência
A Renault apresentou hoje (16/3) o Symbol, sedã que entra no lugar do Clio. O novo modelo é 11 centímetros mais comprido que o antecessor, mas a base é a mesma, o que inclui motor (por enquanto, só 1.6 16V), câmbio, freios e suspensões (com nova calibração).
Na versão Expression, custa R$ 41.190, preço que sobe para R$ 44.490 na Privilège. Um dos trunfos está na garantia de três anos, exclusividade no segmento. Outra vantagem está no pacote de equipamentos: no caso do Privilège, o único opcional é o ABS. Não há opção 1.0, mas o 1.6 8V está a caminho.Vem para concorrer com Siena, Fiesta e Voyage.

Symbol tem estilo bem mais harmônico que o seu antecessor, o Clio Sedan
Se a mecânica e até a distância entreeixos (2,47 m) foram aproveitadas do Clio, o visual é bem diferente. Esqueça a desarmonia entre dianteira e traseira do Clio sedã. No Symbol, a frente lembra um pouco a do Sandero, mas é só lembrança. Não há peças comuns. Na traseira (calcanhar-de-aquiles do Clio), o Symbol tem estilo mais clássico.


A parte central (formada pelas portas e teto) lembra bastante o Clio, mas as peças não são as mesmas. A coluna traseira ganhou uma parte envidraçada, para melhorar a visibilidade.
O botão que abre a tampa do porta-malas está no centro do logo da Renault, herança dos modelos modernos da marca, caso do Clio III europeu. O porta-malas tem capacidade declarada para 506 litros (quatro a menos que o do Clio). A tampa, porém, ainda utiliza braços, como o Siena. Esse sistema rouba espaço de carga. Fiesta e Polo têm dobradiças pantográficas e amortecedores, bem mais eficientes.




Versão Privilège traz bom acabamento, além de ser bem equipada. Freios ABS é o único opcional
Motor 1.6 16V rende 115 cv
O acabamento é semelhante ao Clio, o que é bom (é bem superior ao do Fiesta e Logan, por exemplo). Na versão Privilège, o veludo dos bancos dá um ar de requinte ao sedã. Entre os itens de série estão som com comandos na coluna de direção, duplo air bag, ar digital e computador de bordo.

Ivan Carneiro

Como todo motor de 16 válvulas (115 cv), em baixas rotações ele é um pouco fraco, mas acima de 2.500 rpm o sintoma desaparece. O câmbio é preciso, mas a alavanca continua balançando um pouco (herança do Clio). A suspensão privilegia o conforto. Como comparação, nesse quesito o Symbol está mais para Siena do que para Fiesta e Voyage.

O teste completo está na edição de abril da Autoesporte, que chega às bancas no dia 27 de março.

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