segunda-feira, 27 de abril de 2009

Atenções do mundo voltadas para Xangai


13ª International Automobile & Manufacturing Technology Exhibition
Esta semana, todas as atenções do mundo automotivo estarão voltadas para Xangai, na China, pois estará acontecendo lá a 13ª International Automobile & Manufacturing Technology Exhibition (Auto Shanghai 2009), com o tema “A arte da Inovação”.

A exposição acontece no ultramoderníssimo Xangai New International Expo Center, que possui uma área interna de 127 mil metros quadrados para exposições e uma área externa de 100 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia das dimensões dessa exposição, a Auto Xangai 2007 teve 1.300 expositores de 21 países e recebeu 512 mil visitantes de 108 países.

O vigor empresarial de Xangai é uma notável realidade. Com uma população de 15 milhões de habitantes, viu a abertura de mais de 3 mil escritórios de empresas estrangeiras nos últimos anos. Da lista da “Fortuna 500”, mais de 50 empresas multinacionais possuem a sua sede regional da Ásia em Xangai.

Elemento muito importante na Auto Xangai 2009 é o fato de que a China, no primeiro trimestre de 2009, ultrapassou os Estados Unidos na venda de veículos automotores. Em janeiro deste ano, a China vendeu 736 mil veículos, comparado com 657 mil nos Estados Unidos. Essa supremacia repetiu-se nos meses de fevereiro e março, sendo que em março a China vendeu 1.110 milhões de veículos, 5% a mais do volume de março de 2008, comparado com os 858 mil veículos vendidos nos Estados Unidos, 37% abaixo do mesmo mês de 2008.
As estimativas da Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos mostram para 2009 um total de mais de 10 milhões de veículos a serem vendidos. No primeiro trimestre de 2009 foram vendidos 2.680 milhões, o que faz da China o maior mercado de veículos automotores do mundo. Desse total, cerca de 70% foram veículos com motores de menos de 1.6 litros.

A GM da China, empresa que detém a maior fatia de mercado do país – comercializa as marcas Cadillac, Buick, Chevrolet, SAAB e SGMW (veículos produzidos pela joint venture entre a GM e duas empresas chinesas, a SAIC Motor Corporation e a Liuzhou Wuling Motors) – vendeu em março de 2009, um total de 137.004 veículos, 25% a mais do que o mesmo mês em 2008.

Segundo declarações do presidente da GM na China, Kevin Wale (que, a esta altura do campeonato deve estar com um bom Ibope em Detroit), a GM China deverá vender em 2014 mais de 2 milhões de veículos.

Na Auto Xangai 2009 a GM China estará apresentando 37 veículos diferentes, entre os atualmente em produção e os conceitos. Kevin Wale disse a imprensa: “Nossa intenção nesta mais importante exposição automotiva da China é mostrar aos compradores a grande escolha que estamos oferecendo hoje, assim como, alguns fabulosos produtos que eles podem esperar da família GM na China.

Estaremos apresentando na exposição o Chevrolet Volt, o primeiro veículo elétrico do mundo para percurso-extendido, que estará a venda dentro de 2 anos. Estaremos mostrando também, um veículo com conceitos futurísticos, totalmente inéditos, que foi desenvolvido no ‘PATAC’, nosso centro para pesquisas automotivas em Wang Shang”.

Para quem nunca ouviu falar de PATAC - Pan Asia Tecnical Automotive Center, trata-se de uma joint-venture (50 / 50) entre a GM e a SAIC - Xangai Automotive Industry Group, destinada a pesquisas automotivas de engenharia e design. Foi lançada em 1997, no People’s Great Hall em Beijing, em pomposa cerimônia comandada pelo Premier Chinês, Li Peng e pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Já em 1999, o PATAC, apresentou no 8º Xangai International AutoShow, o Qilin, o primeiro carro conceito inteiramente desenhado na China, específico para o mercado chinês. O PATAC tem hoje mais de 1.500 funcionários, sendo que 40% possuem mestrado.

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