terça-feira, 28 de abril de 2009

Melhor custo/benefício - Preço não garante conteúdo

Focus e Linea têm posição confortável no ranking dos sedãs médios; 307 é completo, mas quase o mais caro. De menor custo, VW Bora tem nível razoável de equipamentos

Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press
De valor intermediário, o Corolla é o segundo menos equipado do segmento
Do concorrido segmento dos sedãs médios, a reportagem destaca 10 modelos que disputam a preferência do consumidor, na faixa dos R$ 50 mil aos R$ 60 mil, e com motorização entre 1.8 e 2.0: Chevrolet Vectra Next Edition 2.0, Citroën C4 Pallas 2.0, Fiat Linea 1.9, Ford Novo Focus Sedan 2.0, Honda New Civic 1.8, Nissan Sentra 2.0, Peugeot 307 Sedan 2.0, Renault Mégane 2.0, Toyota Corolla 1.8 e VW Bora 2.0. Na sétima matéria que analisa a melhor relação custo/benefício de cada modelo, tendo em vista preço x equipamentos, Veículos destaca quais são os modelos mais seguros e/ou confortáveis, mostrando que nem sempre o mais caro é o mais completo ou vice-versa.


Veja como foi o videochat sobre os sedãs médios entre R$ 50 mil e R$ 65 mil!

Foram analisadas as versões de entrada de cada modelo e considerados os itens de série. Quinze equipamentos foram selecionados, tendo como base os mais oferecidos no segmento, correspondendo cada item a um ponto. O preço tomado como base foi o sugerido de fábrica do veículo (tabela), com câmbio manual e pintura sólida.

Caio Mattos/Honda/Divulgação Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press
Civic está entre os mais completos, mas é o de maior custo. Já o Bora tem interessante relação preço x itens de série

Segurança
No que diz respeito à segurança, foram considerados sete (pontuação máxima no caso) importantes quesitos: apoios de cabeça e cintos de segurança traseiros de três pontos e retráteis para todos os ocupantes, airbag duplo, freios ABS, regulagem de altura do facho dos faróis (pelo menos manual), acendimento automático das luzes de emergência no momento de frenagem brusca e aviso luminoso de cinto de segurança destravado. A discrepância foi desde a presença de todos os equipamentos no 307 2.0 à ausência total no Vectra Expression, único da turma que não tem airbag duplo de série. O Toyota Corolla, em posição intermediária na tabela em preço, também leva bomba na segurança, já que os únicos itens presentes na versão de entrada, entre os destacados, são os airbags.

Na vice-liderança, entre os mais seguros, empatam Linea e C4 Pallas: no primeiro falta o acendimento automático das luzes de emergência em caso de frenagem brusca; no segundo, e bem mais grave, falta o apoio de cabeça central traseiro.

Conforto

Uma infinidade de porta-trecos é característica comum a todos, que também já têm, de série, ar-condicionado, direção hidráulica (ou eletro-hidráulica) e trio elétrico. Em alguns (Bora e 307), o ar é digital; nos demais, manual. Outros oito itens, comuns à maioria, serviram como base para a pontuação: computador de bordo, alarme, travamento automático das portas depois que o veículo atinge determinada velocidade (varia conforme o modelo), rodas em liga leve aro 16 (no caso do Linea são aro 15), faróis dianteiros de neblina, piloto automático com controle no volante, encosto do banco traseiro rebatível e bipartido, CD Player. Nenhum atingiu a pontuação máxima (oito).


Mais uma vez, o Vectra foi o menos equipado, com apenas um dos itens em questão, que é o travamento automático das portas com o veículo em movimento; seguido pelo Corolla, que fez apenas dois pontos: pelo computador de bordo e CD com MP3. Já os mais bem colocados foram novamente o 307 e o Mégane, com sete pontos. Em ambos, falta apenas o alarme.


Total

Sem novidades. O 307 foi o campeão, com 14 pontos, seguido de empate entre Focus, Linea e Pallas, com 12 pontos cada um. É preciso ressaltar, entretanto, que o 307 está entre os mais caros do grupo dos 10, ganhando apenas do Honda Civic. Já o Focus e o Linea encontram-se em posição intermediária da tabela, entre os cinco que custam menos, o que os deixa em posição confortável na relação custo/benefício. Em último lugar, ficou o Vectra, com apenas um ponto, precedido pelo Corolla, que marcou três. Embora o Vectra seja o segundo mais em conta da lista, é bom lembrar que ter menor preço não significa necessariamente ser menos equipado, pois o Bora, de menor custo do grupo, obteve sete pontos. Em contrapartida, o Honda Civic, de maior preço, fica atrás de quatro modelos em nível de equipamentos. E o Corolla, sexto mais caro, é o segundo menos equipado.


Modelo Preço (R$) *Segurança *Conforto/ Conveniência TOTAL
Volkswagen Bora 2.0 53.990 2 5 7
Chevrolet Vectra Expression 2.0 54.098 0 1 1
Nissan Sentra 2.0 54.190 4 4 8
Ford Novo Focus Sedan GLX 2.0 16V 56.435 6 6 12
Fiat Linea 1.9 16V 57.537 6 6 12
Toyota Corolla XLi 1.8 16V 59.390 1 2 3
Renault Mégane Dynamique** 2.0 16V 59.690 4 7 11
Citroën C4 Pallas GLX 2.0 16V 61.420 6 6 12
Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 63.500 7 7 14
Honda Civic LXS 1.8 16V 64.365 5 6 11

Obs.: Preços sugeridos, pelo fabricante (tabela), veículo com câmbio manual e pintura sólida. Valores promocionais podem ser encontrados nas concessionárias. *Quesitos de pontuação: Segurança (7 pontos no máximo) e Conforto/Conveniência (8 pontos no máximo). **Embora a fábrica mencione a existência da versão inferior, Expression, foi escolhido para o comparativo a Dynamique, tendo em vista que, segundo os concessionários, a versão Expression praticamente não é disponibilizada, na prática.

Nenhum comentário: