Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press |
Reestilização de 2006 deu mais ênfase à dianteira do hatchback |
O quarto modelo a participar da série "Não compre no escuro" é o Ford Fiesta, que passou pela avaliação de especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento, emissão de ruídos). O objetivo desta série é auxiliar, por meio de informações, a compra de um veículo usado e ajudar a montar plano de manutenção para os proprietários que já têm o carro. Além de informar os problemas mais comuns de cada modelo, as matérias trazem o custo desses reparos.
O Ford Fiesta foi lançado no Brasil em 1995. Devido a alíquotas de exportação favoráveis, o modelo, que na Europa já estava na terceira geração, era importado da Espanha com o motor Endura 1.3. Poucos meses depois essa alíquota é aumentada e força a produção nacional do Fiesta. Em 1996, o Brasil começa a produzir o novo modelo, que ganhou a mesma reestilização feita na Europa, com motorização Endura 1.0 (para receber incentivos fiscais) e 1.3, além do Zetec SE 1.4 16V. O famoso motor Zetec Rocam entra em cena em 1999 nas versões 1.0 e 1.6, projetados e construídos no Brasil. No mesmo ano, o Fiesta ganha outra reestilização, novamente de acordo com o modelo europeu.
. Ford Fiesta Trend 1.0 flex - Álcool não faz efeito
. Ford Fiesta 1.6 Flex - Retoque no visual
. Palio 1.0 ELX flex x Fiesta 1.0 First flex - Duelo de prematuros
O Fiesta brasileiro só ganha personalidade própria (com reformulações independentes do modelo europeu), mais robusto e com carinha de minivan, com o lançamento da segunda geração brasileira em 2002, que manteve as antigas motorizações Zetec Rocam, além do novo 1.0 Supercharger (com compressor mecânico que desenvolvia 95 cv). Em 2004, o motor 1.6 ganha versão flex. Foi apenas em 2006 que a motorização 1.0 se tornou flexível. E em 2006, o motor Supercharger sai de cena. No início do ano passado, o Fiesta teve a frente reestilizado, ganhando novos faróis, grade, pára-choque, capô, pára-lamas e interior.
Problemas e orçamento
MECÂNICOS
MOTOR ENDURA
Vazamento de água no coletor de admissão
Troca do coletor (R$ 1.712) ou adaptação da base de metal no coletor (R$ 185)
Mangueira do suspiro do motor veda a passagem de ar
Troca da mangueira: R$ 115
Baixa durabilidade da válvula de marcha lenta
Troca: de R$ 220 a R$ 454
Falha no debímetro (medidor do volume de ar que entra no motor)
Troca: R$ 827
Motor demanda regulagens constantes
Regulagem: R$ 80
Vazamento na junta da válvula termostática
Troca da junta: R$ 30
Reginaldo Manente/Ford/Divulgação |
Motor Supercharger, da segunda geração, tinha compressor mecânico |
Vazamento na junta da tampa da válvula termostática
Troca da junta: R$ 68
Folga na junta da coluna de direção e setor
Substituição do conjunto: de R$ 180 a R$ 1.811
Falha no sensor de marcha a ré
Troca: R$ 140
MOTOR ZETEC E ZETEC ROCAM
Vazamento de óleo no atuador do pedal da embreagem
Troca do atuador: de R$ 329 a R$ 438
Defeito na válvula do ar quente causa vazamento de água no interior do veículo
Troca da válvula: R$ 328
Falha na válvula termostática
Troca: R$130
Vazamento de água na carcaça da válvula termostática
Troca da carcaça: R$ 185
GERAL
Buchas da suspensão são frágeis
Revisão: R$ 400
Baixa durabilidade da bomba de combustível
Troca: R$ 200
Suporte do motor é frágil
Troca: R$ 80
ELÉTRICOS
Falha no atuador de marcha lenta faz o carro morrer em desacelerações e em paradas
Troca do atuador: R$ 157 (Motor Endura) e R$ 177 (Motor Zetec Rocam)
Sujeira no medidor de massa de ar faz o carro perder potência
Limpeza: R$ 60
Mau contato nos relés do eletroventilador
Reparo: R$ 120
Nos flex até 2006, falha no nível do reservatório de partida a frio
Troca do reservatório: R$ 300
Nos motores Endura, isolamento dos cabos principais de energia (que liga a bateria ao alternador e motor de arranque) ressecam e trincam, fazendo os fios ficarem expostos, causando risco de curto-circuito e incêndio
Reparo do chicote: R$ 150
LATARIA/CARROCERIA
Má qualidade das soldas da carroceria fazem com que as chapas de aço se soltem e causem barulho
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
Circulação interna de ar não veda totalmente
PROJETO
Nos motores Endura, filtro Blow By mal localizado (vapores de óleo sujam o filtro de ar)
ACABAMENTO
Acabamento apresenta baixa durabilidade
RUÍDOS (causados por)
Direção hidráulica
Tuchos mecânicos com varetas
Má regulagem do capô e tampa traseira
Péssimo isolamento de porta-malas, chave de roda e triângulo
Folgas nos bancos e nos componentes internos das portas
Excesso de materiais plásticos
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de: R$ 200
Colaboraram para a reportagem:
AutoWay (31-3442-7342);
Alinha Rodas (31-3295-3913);
o “tira-grilos” Luiz Fernando Machado (31-3226-2677);
Autowatt (31-2526-4516);
Marcha Livre (31-3481-3200);
Engecar (31-3334-2912).
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