O mistério que o governo fez ao redor do anúncio de prorrogação do desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) nos veículos novos deu certo. Na pressa para aproveitar o desconto que, teoricamente, terminaria no dia 31 de março, os consumidores invadiram as concessionárias, especialmente na última quinzena do mês. Resultado, março fechou com 271.393 unidades vendidas de automóveis, comercial leves, caminhões e ônibus.
Veja ao final desta reportagem os dez carros mais vendidos em março
Este foi o melhor primeiro trimeste da história da indústria automobilística nacional. Com o resultado de março, o primeiro trimestre deste ano fecha com a soma de 668.319 veículos emplacados, desempenho 3,13% acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 648.019 unidades. Ou seja, o melhor primeiro trimestre da história da indústria automobilística nacional. O melhor mês até agora continua a ser julho do 2008, com 288,1 mil veículos vendidos.

"Os números estão um pouco da expectativa. É um volume equivalente ao que acontecia antes da crise, mas não é a realidade do que a gente prevê daqui para a frente. Março foi turbinado pela expectativa da redução do IPI e pelas promoções das concessionárias, ou seja, este volume não se sustentará", afirma o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.
Embora os números mostrem que o mercado se segura em meio à crise, os concessionários temem queda nas vendas de abril, mesmo com a prorrogação do desconto do imposto e a liberação de crédito para financiamentos, porque muitas compras de automóveis foram antecipadas.
Cresce procura por automóveis
O mercado de caminhões também mostrou reação. Ao todo foram 8.643 unidades emplacadas, crescimento de 33,5% sobre fevereiro. O segmento de ônibus registrou 1.791 unidades emplacadas, expansão de 12,8% em relação ao mês anterior. "A venda de caminhões foi um 'soluço'. Este volume de vendas foi provocado pela safra que está sendo colhida agora", analisa Reze.
Motocicletas
a ser a preocupação do setor. Sem incentivos até março, o setor caiu 15,1% no trimestre. Em março foram 139.230 unidades vendidas, crescimento de 30,4% sobre fevereiro. Agora, as fabricantes esperam que a demanda aumente devido à redução da alíquota de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), anunciada pelo governo federal.
Segundo o presidente da Fenabrave, a redução de Pis/Cofins não trará solução para o problema do segmento de motos, já que representa apenas 3% do valor do produto. "É preciso agregar outras vantagens para estimular a venda de motos, como revitalizar o sistema de consórcio para facilitar o cadastro. Também vamos pedir ao governo que a lei de consórcio mude, para obrigar o contemplado a retirar o bem em no máximo 90 dias.
Fiat lidera vendas no trimestre
A Fiat fechou o primeiro trimestre em primeiro lugar na venda de automóveis e comerciais leves com 24,6% de participação no mercado. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com 21,9%, seguida pela General Motors com 20,5%, Ford (9,7%), Honda (4,4%), Renault (4,3%), Peugeot (3,1%), Toyota (3,0%), Citroën (2,5%) e Hyundai (1,6%).
Confira os carros mais vendidos em março
1º) Volkswagen Gol: 27.899 unidades
2º) Fiat Palio: 19.640 unidades
3º) Fiat Uno (Mille): 14.964 unidades
4º) Volkswagen Fox/ Crossfox: 13.481 unidades
5º) GM Celta: 11.370 unidades
6º) GM Corsa Sedan/Corsa Classic: 10.474 unidades
7º) Fiat Strada: 8.103 unidades
8º) Fiat Siena: 7.413 unidades
9º) Volkswagen Voyage: 7.402 unidades
10°) Ford Fiesta: 7.341 unidades
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