quinta-feira, 4 de junho de 2009

A obrigatoriedade do ABS e airbag

Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que vai obrigar todas as montadoras de automóveis a equipar seus veículos oferecidos em território nacional, nacionais ou importados, com airbag duplo para motorista e passageiro dianteiro. A medida vai se juntar a outra já aprovada, que é a instalação de freios antitravamento, ou ABS. Ambos equipamentos deverão estar presentes em todos os carros até 2014.

Apesar desta obrigatoriedade, muitas pessoas não conhecem a verdadeira função da bolsa inflável ou deste tipo de freio. O resultado de uma pesquisa do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que a frenagem de emergência com sistema de freios convencional é uma manobra que a maior parte das pessoas não consegue realizar sem o travamento das rodas, fato que contribui para perda de controle do veículo. Já com o ABS, os participantes do levantamento conseguiram fazer o mesmo processo com sucesso, mesmo sem nunca ter usado o equipamento.

A análise mostra que, nestes cinco anos, não só as montadoras terão de adaptar a esta nova realidade. Os usuários também terão de aprender para que serve e como se usam estas sistemas, que também são obrigatórios na Europa, onde já existem há quase três décadas.


Nenhum comentário: